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Título: As relações intergeracionais em salas de aula da educação de jovens e adultos sob a perspectiva do estudante idoso.
Autor(es): Fonseca, Betania Sena
Orientador(es): Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Palavras-chave: Idosos - educação
Educação de jovens e adultos
Estudantes de educação de jovens e adultos
Relações educativas
Relação intergeracional
Data do documento: 2023
Membros da banca: Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Reis, Lilian Perdigão Caixêta
Referência: FONSECA, Betania Sena. As relações intergeracionais em salas de aula da educação de jovens e adultos sob a perspectiva do estudante idoso. 2023. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Resumo: No Brasil a população idosa tem vivido mais e com melhores condições de saúde. Na busca de novas aprendizagens e da realização de sonhos antigos, muitas mulheres e homens acima dos 60 anos encontram na Educação de Jovens e Adultos (EJA) uma oportunidade para adquirir conhecimentos escolares que não foram acessíveis durante a infância e a juventude. Nas últimas décadas, as salas da EJA também têm sido o destino de adolescentes que, por diversos motivos, estão em defasagem escolar e buscam o diploma. A convivência com os mais velhos pode proporcionar ricos momentos de aprendizagem intergeracional ou tensões e conflitos. A presente dissertação buscou conhecer um pouco mais sobre as relações construídas entre jovens e idosos em uma mesma sala de aula, trazendo como objetivo principal investigar como são construídas as relações entre idosos e jovens de até 18 anos nas salas multigeracionais na EJA no município de Mariana, MG. A abordagem metodológica foi qualitativa. Além da análise documental e bibliográfica, a investigação contou com quatro entrevistas de estudantes acima dos 60 anos e questionários aplicados a duas professoras que atuam em salas multigeracionais da EJA. Os resultados demonstraram que para os estudantes entrevistados não existem graves problemas relacionados a conflitos etários nas salas de aula. Pelo contrário, eles reconhecem o aprendizado mútuo das duas gerações. O retorno ou o ingresso dos idosos às escolas na maturidade é decorrente da vontade de aprender, de se inserir socialmente e da realização de um antigo sonho, e não da busca do diploma e de melhores salários; Diferentemente do que se esperava encontrar, os alunos idosos gostam de estudar com jovens e não desejam salas de aula exclusivas para eles; A convivência entre os dois grupos etários em um mesmo espaço não apresenta maiores tensões, porém, atos de indisciplina como conversar durante a explicação da matéria, incomodam os mais velhos, que consideram desrespeito ao docente. Por isso, a forma como os professores lidam com as salas multigeracionais é fundamental para a aprendizagem e a permanência dos alunos idosos. As professoras reconhecem que a falta de formação específica para o ensino na EJA e a ausência de materiais voltados para salas multigeracionais dificultam o trabalho docente e exigem delas maior esforço de adaptação das metodologias e conteúdos. Tais fatores influenciam diretamente na qualidade do ensino e do clima escolar das salas de aula da Educação de Jovens e Adultos.
Resumo em outra língua: In Brazil, the elderly population has lived longer and with better health conditions. In the search for new knowledge and the realization of old dreams, many women and men over 60 find in Youth and Adult Education (EJA) an opportunity to acquire school knowledge that was not accessible during childhood and youth. In recent decades, EJA classrooms have also been the destination of teenagers who, for various reasons, are behind in school and are looking for a diploma. Living with the elderly can provide rich moments of intergenerational learning or tensions and conflicts. The present dissertation sought to know a little more about the relationships built between young people and the elderly in the same classroom, with the main objective of investigating how the relationships between the elderly and young people up to 18 years old are built in the multigenerational classrooms in the EJA in the municipality of Mariana , mg. The methodological approach was qualitative. In addition to documental and bibliographical analysis, the investigation included four interviews with students over 60 years of age and questionnaires applied to two teachers who work in multigenerational EJA classrooms. The results showed that, for the interviewed students, there are no serious problems related to age conflicts in the classrooms. On the contrary, they recognize the mutual learning of the two generations. The return or admission of the elderly to schools at maturity is due to the desire to learn, to insert themselves socially and the realization of an old dream, and not the pursuit of a diploma and better wages; Unlike what was expected to be found, elderly students like to study with young people and do not want exclusive classrooms for them; The coexistence between the two age groups in the classroom does not present major tensions, however, acts of indiscipline such as talking during the explanation of the subject, bother the older ones, who consider it disrespectful to the teacher. Therefore, the way teachers deal with multigenerational classrooms is fundamental for the learning and permanence of elderly students. The teachers recognize that the lack of specific training for teaching in EJA and the absence of materials aimed at multigenerational classrooms make teaching work more difficult and require them to make a greater effort to adapt methodologies and content. Such factors directly influence the quality of teaching and the school climate in Youth and Adult Education classrooms.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17127
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