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Título: Prazer e sofrimento de trabalhadores de uma rede de resorts : contribuições da Psicodinâmica do Trabalho.
Título(s) alternativo(s): Pleasure and suffering experiences of workers from a resort chain : contributions from psychodynamics of work.
Autor(es): Martins, Felipe Cardoso D'Araujo
Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro
Sant’Anna, Eduardo Silva
Palavras-chave: Hotelaria
Núcleos de sentido
Gestão de pessoas
Saúde do trabalhador
Data do documento: 2022
Referência: MARTINS, F. C. D. A.; VOLTA, C. L. de C. C.; SANT’ANNA, E. S. Prazer e sofrimento de trabalhadores de uma rede de resorts: contribuições da Psicodinâmica do Trabalho. Gestão & Regionalidade, São Caetano do Sul, v. 38, n. 115, p. 225-241, 2022. Disponível em: <https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_gestao/article/view/7114/3726>. Acesso em: 06 jul. 2023.
Resumo: Objetivou-se neste artigo analisar as vivências de prazer e sofrimento de trabalhadores de uma rede de resorts. Empregou-se uma abordagem qualitativa, tendo como base os subsídios teóricos da Psicodinâmica do Trabalho, de modo a orientar as discussões sobre a subjetividade do trabalhador e a organização. A partir da análise de nove entrevistas semiestruturadas e os núcleos de sentido emanentes delas, foi possível verificar como a organização do trabalho impacta nas vivências de sofrimento e prazer dos funcionários da rede de resorts. Os resultados indicam que a empresa se estrutura com um sistema de vigilância contínua, pouca autonomia aos funcionários, falta de privacidade, e um distanciamento entre o prescrito e o real do trabalho, o que aumenta muito a rotatividade organizacional. O trabalho possibilita ao mesmo tempo vivências de prazer, caracterizadas pelo reconhecimento, desenvolvimento pessoal, elogios dos clientes e uso da infraestrutura do resort.
Resumo em outra língua: The aim of this study was to analyze the pleasure and suffering experiences of workers from a resort chain. We used a qualitative approach, having the psychodynamics of work as the theoretical framework to guide the discussions on the subjectivity of workers and work organization. We identified how the work organization affects pleasure and suffering experiences of this resort chain workers by conducting nine semi-structured interviews and analyzing their core meaning. The results suggest that the company displays an uninterrupted surveillance system, lack of autonomy, lack of privacy and work prescription contradictions, which elevates the turnover rates. Their work also enables them to have pleasure experiences, characterized by recognition, personal self-development, compliments from clients, and enjoyment of the resort facilities.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17002
DOI: https://doi.org/10.13037/gr.vol38n115.7114
ISSN: 2176-5308
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.
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