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dc.contributor.authorMartins, Felipe Cardoso D'Araujo-
dc.contributor.authorVolta, Carolina Lescura de Carvalho Castro-
dc.contributor.authorSant’Anna, Eduardo Silva-
dc.date.accessioned2023-07-18T21:28:20Z-
dc.date.available2023-07-18T21:28:20Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationMARTINS, F. C. D. A.; VOLTA, C. L. de C. C.; SANT’ANNA, E. S. Prazer e sofrimento de trabalhadores de uma rede de resorts: contribuições da Psicodinâmica do Trabalho. Gestão & Regionalidade, São Caetano do Sul, v. 38, n. 115, p. 225-241, 2022. Disponível em: <https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_gestao/article/view/7114/3726>. Acesso em: 06 jul. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn2176-5308-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17002-
dc.description.abstractObjetivou-se neste artigo analisar as vivências de prazer e sofrimento de trabalhadores de uma rede de resorts. Empregou-se uma abordagem qualitativa, tendo como base os subsídios teóricos da Psicodinâmica do Trabalho, de modo a orientar as discussões sobre a subjetividade do trabalhador e a organização. A partir da análise de nove entrevistas semiestruturadas e os núcleos de sentido emanentes delas, foi possível verificar como a organização do trabalho impacta nas vivências de sofrimento e prazer dos funcionários da rede de resorts. Os resultados indicam que a empresa se estrutura com um sistema de vigilância contínua, pouca autonomia aos funcionários, falta de privacidade, e um distanciamento entre o prescrito e o real do trabalho, o que aumenta muito a rotatividade organizacional. O trabalho possibilita ao mesmo tempo vivências de prazer, caracterizadas pelo reconhecimento, desenvolvimento pessoal, elogios dos clientes e uso da infraestrutura do resort.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectHotelariapt_BR
dc.subjectNúcleos de sentidopt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectSaúde do trabalhadorpt_BR
dc.titlePrazer e sofrimento de trabalhadores de uma rede de resorts : contribuições da Psicodinâmica do Trabalho.pt_BR
dc.title.alternativePleasure and suffering experiences of workers from a resort chain : contributions from psychodynamics of work.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseEste trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.pt_BR
dc.description.abstractenThe aim of this study was to analyze the pleasure and suffering experiences of workers from a resort chain. We used a qualitative approach, having the psychodynamics of work as the theoretical framework to guide the discussions on the subjectivity of workers and work organization. We identified how the work organization affects pleasure and suffering experiences of this resort chain workers by conducting nine semi-structured interviews and analyzing their core meaning. The results suggest that the company displays an uninterrupted surveillance system, lack of autonomy, lack of privacy and work prescription contradictions, which elevates the turnover rates. Their work also enables them to have pleasure experiences, characterized by recognition, personal self-development, compliments from clients, and enjoyment of the resort facilities.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.13037/gr.vol38n115.7114pt_BR
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