Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16603
Título: Possibilidades de estudo da proporção áurea nos cristos do mestre Aleijadinho na cidade de Congonhas, Minas Gerais.
Autor(es): Rocha, Kelly Cristina Santos
Orientador(es): Orey, Daniel Clark
Palavras-chave: Etnomatemática - etnomodelagem
Abordagem êmica - local
Abordagem ética - global
Abordagem dialógica - Glocal
Ação pedagógica
Data do documento: 2023
Membros da banca: Orey, Daniel Clark
Fernandes, Alcione Marques
Neves, Inajara de Salles Viana
Referência: ROCHA, Kelly Cristina Santos. Possibilidades de estudo da proporção áurea nos cristos do mestre Aleijadinho na cidade de Congonhas, Minas Gerais. 2023. 287 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: Esta pesquisa qualitativa e empírica foi conduzida com 7 (sete) participantes, sendo 1 (um) mediador de museu, 1 (um) guia turístico, 1 (um) escultor, 1 (um) artista plástico, 1 (um) fotógrafo, 1 (um) professor de Matemática e 1 (um) visitante (turista), cujo objetivo foi a promoção de discussões sobre a possibilidade de verificar a presença do conhecimento matemático escolar/acadêmico nas esculturas dos Cristos de Aleijadinho, em Congonhas, Minas Gerais, que buscou valorizar os saberes e fazeres existentes desenvolvidos pelos membros desse grupo cultural. O objetivo geral desse estudo foi entender como a abordagem dialógica da Etnomodelagem pode contribuir para o estudo da Proporção Áurea, que pode estar presente nas esculturas dos Cristos do mestre Aleijadinho, que pode contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Os objetivos específicos deste estudo estavam relacionados com: a) investigar a história de Aleijadinho para entender como os seus conhecimentos matemáticos foram adquiridos, bem como compreender os aspectos de sua vida pessoal e profissional, b) analisar as obras dos Cristos de Aleijadinho para identificar a possível utilização da proporcionalidade em sua confecção e c) entender como a abordagem dialógica da Etnomodelagem pode auxiliar na compreensão das possibilidades do estudo proporcional nas esculturas desses. De acordo com esses objetivos, este estudo buscou responder a seguinte questão de investigação: Como a abordagem dialógica da Etnomodelagem pode contribuir para o estudo da Proporção Áurea que pode estar presente nos Cristos do mestre Aleijadinho, nas capelas da cidade de Congonhas, em Minas Gerais? Para a coleta de dados desta pesquisa, foram utilizados 2 (dois) questionários, um inicial e outro final, 3 (três) entrevistas semiestruturadas, 1 (um) grupo focal com duas etapas e o diário de campo da professora-pesquisadora. Para a apresentação e análise dos dados e para a interpretação dos resultados obtidos neste estudo foi utilizado o design metodológico adaptado da Teoria Fundamentada nos Dados por meio da condução das codificações aberta e axial que possibilitaram, respectivamente, a identificação dos códigos preliminares e de 4 (quatro) categorias conceituais. Os resultados obtidos neste estudo propiciaram a valorização das esculturas dos Cristos, bem como o respeito à cultural local, por meio da abordagem dialógica da Etnomodelagem, que auxiliou os participantes deste estudo na compreensão das possibilidades do estudo proporcional nas esculturas dos Cristos nas Capelas dos Passos. Assim, essa abordagem contribuiu para o aprimoramento da sensibilidade cultural desses participantes, evidenciando a importância de respeitar e valorizar os saberes e fazeres matemáticos de Aleijadinho, bem como evidenciou a presença da razão áurea em algumas dessas esculturas. Finalizando, esses resultados mostraram a possibilidade da inserção de conhecimentos matemáticos com os saberes e fazeres dos participantes por meio do desenvolvimento de uma ação pedagógica relacionada com a cultura local com fundamentação teórica na razão áurea, na história de Aleijadinho, na Etnomatemática, na Perspectiva Sociocultural da Modelagem Matemática e na abordagem dialógica da Etnomodelagem.
Resumo em outra língua: This qualitative and empirical research was conducted by using data gleaned from 7 (seven) participants, 1 (one) museum mediator, 1 (one) tour guide, 1 (one) sculptor, 1 (one) plastic artist, 1 (one) photographer, 1 (one) mathematics teacher and 1 (one) visitor (tourist). One objective was to promote discussions on the possibility of verifying the presence of school/academic mathematical knowledge in the numerous sculptures of Christ by Aleijadinho, in Congonhas, Minas Gerais, which sought to value the existing knowledge and practices developed by the members of this cultural context. The general objective of this study was to understand how the dialogical approach of Ethnomodelling contributed to the study of the Golden Ratio, which were present in the sculptures and which contributed to the development of the teaching and learning process in mathematics. The specific objectives of this study were related to a) investigating Aleijadinho's history to understand how his mathematical knowledge was acquired, as well as understanding aspects of his personal and professional life, b) analyzing the works of Aleijadinho's Christs to identify the possible use of proportionality in their creation and c) understanding how a dialogical approach of Ethnomodelling can help in understanding the possibilities of proportional study in the sculptures. According to these objectives, this study sought to answer the following research question: How can the dialogical approach of Ethnomodelling contribute to the study of the Golden Ratio that may be present in Aleijadinho Christs, in the chapels of the city of Congonhas, in Minas Gerais? To collect data for this research, 2 (two) questionnaires were used, one initial and one final, 3 (three) semi-structured interviews, 1 (one) focus group with two stages and the teacher-researcher's field diary. For the presentation and analysis of the data and for the interpretation of the results obtained in this study, the methodological design adapted from Grounded Theory was used through the conduction of the open and axial codifications that made possible, respectively, the identification of the preliminary codes and 4 (four) conceptual categories. The results obtained in this study favored a new awareness and appreciation of the sculptures, as well as respect for the local culture, through the dialogic approach of Ethnomodelling. This approach helped the participants of this study in understanding the possibilities of proportional study in the sculptures found in the Chapels. This approach contributed to the improvement of cultural sensitivity of these participants, highlighting the importance of respecting and valuing Aleijadinho's mathematical knowledge and skills, as well as showing the presence of the golden ratio in some of the sculptures. Finally, the results showed the possibility of inserting mathematical knowledge with the knowledge and actions of the participants through the development of a pedagogical action related to local history and culture with a theoretical foundation in the golden ratio, in the story of Aleijadinho, in ethnomathematics, in the sociocultural perspective of mathematical modelling and in the dialogic approach of ethnomodelling.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16603
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/04/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Acadêmico (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_PossibilidadesEstudoProporção.pdf4,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons