Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16241
Título: Currículo em disputa : o debate sobre o ensino religioso em escolas públicas.
Título(s) alternativo(s): Disputed curriculum : the debate on religious education in public education.
Autor(es): Andrade, Fernanda Batista Moreira de
Santos, Erisvaldo Pereira dos
Palavras-chave: Regimes de verdade
Estado laico
Data do documento: 2021
Referência: ANDRADE, F. B. M. de; SANTOS, E. P. dos. Currículo em disputa : o debate sobre o ensino religioso em escolas públicas. Revista Teias, v. 22, out./dez. 2021. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/62018>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: Em escolas públicas, a disciplina Ensino Religioso constitui uma área de tensões e disputas nos campos jurídico e teórico. No entendimento deste trabalho, as pesquisas no campo da Educação são relevantes nesse debate, pois elas não só descrevem e analisam dados e objetos, como também os constroem. Assim, como objeto de pesquisa, o Ensino Religioso e seu currículo são construídos pelos discursos do campo teórico. O objetivo deste trabalho foi identificar, a partir da noção regimes de verdade proposto por Michel Foucault, de que modo os discursos utilizados nas pesquisas dos Programas de Pós-graduação em Educação, desde 1997 até 2016, constroem o Ensino Religioso e seu currículo. Compreende-se que os diferentes discursos presentes nas pesquisas analisadas estabelecem uma disputa no campo teórico acerca dessa disciplina.
Resumo em outra língua: In public education, the Religious Education discipline constitutes an area of tension and disputes in the legal and theoretical fields. In the understanding of this work, researches in the field of Education are relevant in this debate, as they not only describe and analyze data and objects, but also build them. Thus, as a research object, Religious Education and its curriculum are constructed by discourses from the theoretical field. The objective of this work was to identify, from the concept of Regimes of Truth proposed by Michel Foucault, how the discourses used in the researches of the Graduate Programs in Education, from 1997 to 2016, build Religious Education and its curriculum. It is understood that the different discourses present in the analyzed research establish a dispute in the theoretical field about this discipline.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16241
ISSN: 1982-0305
Licença: O periódico Revista Teias permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2083>. Acesso em: 25 maio 2022.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CurrículoDisputaDebate.pdf302,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.