O software IRAMUTEQ e a análise de narrativas (auto)biográficas no campo da educação matemática.

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Data
2021
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Resumo
Objetiva-se neste artigo evidenciar as contribuições do uso do software IRAMUTEQ como ferramenta de análise de narrativas (auto)biográficas no campo da Educação Matemática. O corpus de análise é composto por 34 narrativas, em que futuros pedagogos da Universidade Federal de Ouro Preto narram suas trajetórias com a Matemática, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Tais narrativas foram produzidas durante o desenvolvimento de uma disciplina do curso de Pedagogia em que se discutem os processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Como estratégia de análise, selecionaram-se a nuvem de palavras e a análise de similitude. A utilização desses recursos analíticos possibilitou ampliar o olhar para as características das narrativas, por meio da formação de categorias e subcategorias, que emergem das ligações entre as palavras com maior frequência. Concluiu-se que o uso de softwares como o IRAMUTEQ precisa ser ampliado e discutido no âmbito da Educação Matemática, sobretudo em pesquisas com fontes (auto)biográficas.
Descrição
Palavras-chave
Formação de professores que ensinam matemática, Análise narrativa
Citação
TINTI, D. da S.; BARBOSA, G. C.; LOPES, C. E. O software IRAMUTEQ e a análise de narrativas (auto)biográficas no campo da educação matemática. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. 35, n. 69, p. 479-496, 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/bolema/a/wLCkrYZgyQSKVCQBcczgbRn/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 06 jul. 2022.