Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15858
Título: Planejamento de espaços formativos e a mobilização do Conhecimento Didático-Matemático : um olhar para o Programa Residência Pedagógica.
Título(s) alternativo(s): Planning of training spaces and the mobilization of Didactic-Mathematical Knowledge : a look at the Pedagogical Residency Program.
Autor(es): Silva, José Fernandes da
Tinti, Douglas da Silva
Palavras-chave: Formação de professores
Iniciação à docência
Critérios de adequação didática
Data do documento: 2021
Referência: SILVA, J. F.; TINTI, D. da S. Planejamento de espaços formativos e a mobilização do Conhecimento Didático-Matemático: um olhar para o Programa Residência Pedagógica. Revemop, v. 3, 2021. Disponível em: <file:///C:/Users/Maurilio/Downloads/5240-Texto%20do%20artigo-13526-1-10-20211231.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar uma discussão acerca do planejamento de espaços formativos que focalizam a iniciação à docência, considerando que esses podem propiciar a mobilização de conhecimentos e, particularmente, de Conhecimento Didático-Matemático (CDM). Para tanto, elegemos o Programa Residência Pedagógica (PRP), enquanto Política Pública gerida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/BRASIL) como contexto formativo para alicerçar nossas reflexões, que ancoram-se na estrutura proposta pela CAPES para implementar o PRP e na composição dos módulos (Ambientação, Observação semiestruturada e regência), respaldando-se, teoricamente, nas discussões acerca do processo de iniciação à docência e no Enfoque Ontossemiótico - EOS, especialmente, as discussões relacionadas aos Critérios de Adequação Didática.
Resumo em outra língua: This article aims to present a discussion about the planning of formative spaces that focus on the initiation to teaching, since these can provide the mobilization of knowledge and, in particular, of Mathematical-Didactic Knowledge (CDM). To this end, we chose the Pedagogical Residency Program (PRP), as a Public Policy managed by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/BRASIL) as a training context to base our reflections. The reflections are anchored in the structure proposed by CAPES for the implementation of PRP and in the composition of modules (Environment, semi-structured observation and regency) supporting, theoretically, in the discussions about the teaching initiation process and in the Ontosemiotic Approach - EOS, in particular, the discussions related to the Didactic Adequacy Criteria.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15858
DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.e202136
ISSN: 2596-0245
Licença: Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PlanejamentoEspaçosFormativos.pdf559,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.