As pesquisas sobre casos de ensino : uma revisão integrativa.
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Data
2021
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Resumo
O presente texto apresenta um balanço das tendências e características das produções
sobre casos de ensino a partir de pesquisas realizadas no Brasil, no período de 2000 a 2020. Foram
utilizados como corpus de análise os trabalhos apresentados nas reuniões anuais da Anped, as
dissertações e teses disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e, ainda, os artigos
disponíveis no website do SciELO e do Educ@. Destacam-se nos achados da revisão o baixo número
de produções em duas décadas. Os casos de ensino são utilizados nas pesquisas como dispositivo
de formação, como instrumento de investigação ou para ambos os fins, o que representa a maioria.
Observou-se uma concentração de estudos com professores da educação infantil, dos anos iniciais,
da área de matemática e, também, aqueles que trabalham com alunos com deficiência. Nos demais
segmentos, modalidades e áreas de conhecimento os estudos ainda são incipientes. As principais
contribuições do uso de casos de ensino dizem respeito aos conhecimentos mobilizados pela sua
utilização e ao papel da reflexão na análise das narrativas. O estudo evidencia a importância de
uma agenda de pesquisa sobre casos de ensino na formação de professores que possa oferecer
aos programas de formação inicial e continuada de professores não só os elementos da pedagogia baseada em casos, mas, sobretudo, um entendimento mais profundo do processo de aprender a
ensinar.
Descrição
Palavras-chave
Formação de professores
Citação
CALIL, A. M. G. C.; ALMEIDA, P. A. de; TINTI, D. da S. As pesquisas sobre casos de ensino: uma revisão integrativa. Roteiro, v. 46, 2021. Disponível em: <https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27248#:~:text=O%20estudo%20evidencia%20a%20import%C3%A2ncia,processo%20de%20aprender%20a%20ensinar.>. Acesso em: 06 jul. 2022.