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Título: Conhecimentos matemáticos próprios da docência mobilizados nas ações e interações do PIBID Matemática : um estudo com egressos de um IFMG.
Autor(es): Peixoto, Nathália Luíza Soares
Orientador(es): Ferreira, Ana Cristina
Palavras-chave: Educação matemática
Docência
Formação de professores
Desenvolvimento profissional
Data do documento: 2022
Membros da banca: Ferreira, Ana Cristina
Pazuch, Vinicius
Tinti, Douglas da Silva
Referência: PEIXOTO, Nathália Luíza Soares. Conhecimentos matemáticos próprios da docência mobilizados nas ações e interações do PIBID Matemática: um estudo com egressos de um IFMG. 2022. 187 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como propósito investigar conhecimentos matemáticos próprios da docência mobilizados no âmbito do PIBID Matemática de um IFMG do interior do estado. A pesquisa, de abordagem qualitativa, é um estudo de caso instrumental e se fundamenta na literatura relativa aos conhecimentos matemáticos próprios da docência em Matemática e, mais especificamente, nas noções de matemática acadêmica e matemática escolar e no modelo do Quarteto do Conhecimento. A coleta de informações e a produção de dados se deu em duas etapas: na primeira, envolveu a análise de documentos relacionados ao PIBID em questão, bem como questionários respondidos por egressos(as) deste Programa. Na segunda etapa, realizaram-se entrevistas com coordenadores(as) e excoordenadores(as), bem como com dois egressos do curso de Licenciatura em Matemática de um Instituto Federal de Minas Gerais que atuam como docentes de Matemática e foram bolsistas do PIBID durante sua formação. A organização dos dados envolveu a enumeração das respostas do questionário; elaboração de categorias de análise, seleção de episódios referentes aos recortes dos documentos analisados e a triangulação dos dados, à luz do referencial teórico adotado. As categorias que se referem a visão dos(as) egressos(as) acerca de sua atuação no PIBID foram: a) conhecimento do espaço escolar; b) experimentação de diferentes metodologias; c) reflexões acerca de “ser professor(a)”. Quanto à visão dos(as) coordenadores(as) de área sobre o PIBID, as categorias convergiram para: a) dinâmica das ações e interações no PIBID Matemática; b) a Matemática no Subprojeto; c) contribuições da participação no PIBID para a formação docente dos(as) pibidianos(as). A análise corrobora a literatura sobre o PIBID, evidenciando sua contribuição em relação aos conhecimentos relacionados à prática do professor. Os resultados trazem indícios da existência de certa preocupação em relação aos conhecimentos matemáticos próprios da docência tanto por parte dos(as) egressos(as) quanto dos(as) coordenadores(as) e ex-coordenadores(as) de área. Contudo, os conhecimentos matemáticos mobilizados nas ações e interações analisadas são predominantemente relacionados à matemática acadêmica em detrimento da matemática escolar. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para as discussões e reflexões sobre conhecimentos matemáticos próprios da docência relevantes em cursos de Licenciatura em Matemática, e para o desenvolvimento do campo da Formação de Professores de Matemática. A partir do estudo, elaboramos um livro (Produto Educacional), voltado para professores e futuros professores de Matemática, bem como formadores de professores e gestores da área, no qual os conhecimentos da matemática escolar voltadas ao ensino de sequências numéricas são abordados, bem como sugestões de como o modelo do Quarteto do Conhecimento poderia ser utilizado no âmbito de ações do PIBID, de modo a contribuir para a construção de conhecimentos matemáticos próprios da docência em Matemática.
Resumo em outra língua: The purpose of the following work is to investigate mathematical knowledge specific to teaching, mobilized within the scope of PIBID Mathematics of a Federal Institute in the countryside of the state of Minas Gerais. The research, with a qualitative approach, is an instrumental case study and is based on the literature related to the mathematical knowledge of teaching in Mathematics and, more specifically, on the notions of academic mathematics and school mathematics and on the Knowledge Quartet model. The collection of information and the production of data took place in two stages: the first involved the analysis of the present documents related to the PIBID, as well as questionnaires answered by graduates of this Program. In the second stage, interviews were carried out with coordinators and ex-coordinators, as well as with two graduates of the Mathematics Licentiate course at a Federal Institute of Minas Gerais who work as Mathematics teachers and were PIBID scholarship holders during their training. The organization of the data involved the enumeration of the questionnaire responses; elaboration of categories of analysis, selection of episodes referring to the clippings of the analyzed documents and the triangulation of the data, in the light of the adopted theoretical reference. The categories that refer to the view of the graduates about their performance in PIBID were: a) knowledge of the school space; b) experimentation with different methodologies; c) reflections about “being a teacher”. As for the area coordinators' view of PIBID, the categories converged to: a) dynamics of actions and interactions in PIBID Mathematics; b) Mathematics in the Subproject; c) contributions of participation in PIBID for the teacher training of Pibidians. The analysis corroborates the literature on PIBID, evidencing its contribution in relation to the knowledge related to the teacher’s practice. The results indicate the existence of a certain concern regarding the mathematical knowledge of teaching, both on the part of the graduates and the coordinators and former coordinators of the area. However, the mathematical knowledge mobilized in the analyzed actions and interactions are predominantly related to academic mathematics to the detriment of school mathematics. It is hoped that the results of this research will contribute to the discussions and reflections on mathematical knowledge relevant to teaching in Mathematics Licentiate courses, and to the development of the field of Mathematics Teacher Training. From the study, we prepared a small book (Educational Product), aimed at teachers and future teachers of Mathematics, as well as teacher trainers and managers in the area, in which the knowledge of school mathematics aimed at teaching numerical sequences is addressed, as well as as suggestions on how the Knowledge Quartet model could be used within the scope of PIBID actions, in order to contribute to the construction of mathematical knowledge specific to mathematics teaching.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15047
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/06/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

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