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Título: Entre a recusa e a afirmação : a ambivalência política da arte na filosofia de Herbert Marcuse.
Título(s) alternativo(s): Between refusal and affirmation : the political ambivalence of art in the philosophy of Herbert Marcuse.
Autor(es): Dias, Gabriel
Orientador(es): Kangussu, Imaculada Maria Guimarães
Palavras-chave: Herbert Marcuse
Arte - filosofia
Estética
Política na arte
Ambivalência
Data do documento: 2022
Membros da banca: Kangussu, Imaculada Maria Guimarães
Guimarães, Bruno Almeida
Carneiro, Silvio Ricardo Gomes
Referência: DIAS, Gabriel. Entre a recusa e a afirmação: a ambivalência política da arte na filosofia de Herbert Marcuse. 2022. 181 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: Imbuída de um potencial tanto afirmativo quanto negativo, a arte como interpretada por Herbert Marcuse expressa uma ambivalência política. Se por um lado, a arte pode servir de sustentação da cultura e do estado de coisas convencionado, por outro, ela é uma força de negação. Essa apreensão dialética da arte é disposta em obras do filósofo que perpassam, ao menos, um período de cinco décadas de produção intelectual e que serão aqui nossos objetos de análise – nos referimos, mais especificamente, a sua produção da década de 1930 à década de 1970. Veremos que, nestas obras, Marcuse se deterá preponderantemente em um dos aspectos políticos da arte, negativo ou afirmativo. No entanto, será possível observar igualmente que, em nenhum dos textos que aqui analisaremos, o filósofo abandonará o caráter ambivalente da arte, sempre considerando aspectos contrários aos quais ele está se referindo. O presente estudo se propõe, por conseguinte, analisar e refletir de que modo essa ambivalência política da arte se manifesta e opera no interior do pensamento de Marcuse, assinalando sua constante retomada na filosofia do autor e, portanto, sua importância para a teoria estética do frankfurtiano.
Resumo em outra língua: Imbued with both affirmative and negative potential, art as interpreted by Herbert Marcuse expresses a political ambivalence. If, on the one hand, art can support culture and the conventional state of affairs, on the other hand, it is a force of negation. This dialectical apprehension of art is displayed in works by the philosopher that span at least a period of five decades of intellectual production and which will be our objects of analysis here – we refer, more specifically, to his production from the 1930s to the 1970s. We will see that, in these works, Marcuse will focus mainly on one of the political aspects of art, negative or affirmative. However, it will also be possible to observe that, in none of the texts that we will analyze here, the philosopher will abandon the ambivalent character of art, always considering contrary aspects to which he is referring. The present study therefore proposes to analyze and reflect on how this political ambivalence of art manifests and operates within Marcuse's thought, pointing out its constant resumption in the author's philosophy and, therefore, its importance for the aesthetic theory of the frankfurtian.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14851
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