Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14723
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorAgnolon, Alexandre-
dc.date.accessioned2022-03-23T15:57:42Z-
dc.date.available2022-03-23T15:57:42Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationAGNOLON, A. Discurso e imagem, ekphrasis e retrato: algumas fontes teóricas antigas. Humanitas, v. 75, p. 49-66, 2020. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/humanitas/article/view/_75_3>. Acesso em: 25 ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2183-1718-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14723-
dc.description.abstractO artigo trata da relação entre a preceptística retórica antiga – particularmente doutrinas relacionadas às imagines – e a composição literária antiga; mediante exemplos de Progymnasmata, uma série de tratados escolares de autoria de vários rétores gregos, como Aftônio, Hermógenes e Teão, discute a construção de imagens verbais e a importância desses exercícios escolares para a formação de oradores e poetas; e, além disso, arrola outros exemplos, retirados da Retórica a Herênio, de autoria anônima, do Sobre a Invenção de Cícero, do Tratado da Imitação de Dionísio de Halicarnasso e das Instituições Oratórias de Quintiliano. O objetivo fundamental do artigo é demonstrar três pontos de fundamental importância: a) que a imagem, na chave do exemplum, demonstra a proximidade das artes no que se refere a seus processos de composição que, por seu turno, associam-se ao binômio imitação/emulação; b) que, como não eram simples ornato, as imagens verbais poderiam contribuir positivamente para a eficácia do discurso, uma vez que, geradoras de pathos, convertiam-se em estratégia elocutiva eficiente para a causa; e c) o uso recorrente da Ekphrasis e do Retrato na prática de prosadores e poetas helenísticos e romanos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectRetóricapt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectRhetoricpt_BR
dc.subjectPoeticspt_BR
dc.titleDiscurso e imagem, ekphrasis e retrato : algumas fontes teóricas antigas.pt_BR
dc.title.alternativeDiscourse and image, ekphrasis and portrayal : some ancient theoretical sources.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO conteúdo da Revista Humanitas está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: Revista Humanitas <https://impactum-journals.uc.pt/humanitas/about>. Acesso em: 08 jun. 2021.pt_BR
dc.description.abstractenThe article discuss the relation between the ancient rhetorical preceptistics – particularly those related to the imagines – and the ancient literary composition; by way of examples of Progymnasmata by several Greek rhetoricians (Aphtonius, Hermogenes and Aelius Theon) discusses the composition of verbal images and the importance of these school lessons for the education of orators and poets; and also lists other examples taken from the Rhetoric ad Herennium, the On Invention by Cicero, the On Imitation by Dionysius of Halicarnassus and The Institutes of Oratory by Quintilian. The main goal of this article is to demonstrate three points of fundamental importance: a) that the image, as exemplum, shows the proximity of the arts in regard to the composition, which in turn is associated with the binomial imitatio/aemulatio; b) that, since the verbal images were not simple ornato, they could contribute positively to the eficacy of the discourse, because generating pathos they convert into a important elocutive rhetorical resource, essential for the cause; and c) the recurrent use of the Ekphrasis and the Portrayal in some Hellenistic and Romans prose writers and poets.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14195/2183-1718_75_3pt_BR
Aparece nas coleções:DELET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DiscursoImagemEkphrasis.pdf799,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.