DELET - Artigos publicados em periódicos

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    Saberes mobilizados na elaboração e gestão de um projeto de intervenção pedagógica : uma proposta de letramento docente.
    (2022) Brasileiro, Ada Magaly Matias; Coelho, Rosemary Cândido; Pimenta, Viviane Raposo
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    Um estudo sobre a violência a partir do texto literário “a confissão da leoa”.
    (2022) Silva, Viviani Carla da; Pimenta, Viviane Raposo; Morais, Alessandra Fonseca de
    O presente trabalho propõe uma análise da violência vivenciada por mulheres de Kulumani, dentro de tradições culturais, históricas e sociais, nas personagens do romance “A confissão da leoa” (2012), de Mia Couto.A obra literária apresenta a submissão, opressão, o silenciamento, a violência dessas mulheres recortadas a partir das personagens de Hanifa Assulua, Silência e Mariamar. Para analisar o corpus desse trabalho foram abordadas as teorias de Jaime Ginzburg (2013), Rildo Cosson (2006), Antonio Cândido (2006), a importância da etnografia literária e, Mia Couto como sujeito-escritor (etnográfico), juntamente com alguns conceitos sobre violência que dialogam com as teorias apresentadas.
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    O agressor, de Rosário Fusco : o mal ou a paranoia.
    (2022) Rosa, Victor Luiz da
    O artigo analisa um romance de Rosário Fusco, O agressor, publicado em 1943 e logo resenhado por Antonio Candido em sua coluna no jornal Folha da Manhã. Diferentemente da avaliação de Candido, no entanto, orientando ao que parece pela defesa tanto do romance nacional quanto de certo realismo na literatura, e que critica no livro de Fusco justamente sua suposta desintegração em relação à “experiência brasileira”, o artigo procura revalorizar O agressor tendo em vista duas aproximações: com Kafka e com o surrealismo. Para isso, busca-se associar o romance ao “método crítico-paranoico”, tal como elaborado por Salvador Dalí, resultado por sua vez de uma leitura que fez das primeiras teorias lacanianas em torno da noção de paranoia, que também são consideradas, em larga medida, no presente artigo. Como se verá, a exemplo do que argumenta Gunther Anders a respeito do autor de O processo, por meio de sua técnica própria de estranhamento, a literatura de Fusco não faz outra coisa senão tocar o cerne da realidade.
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    O nu e o vestido - por ocasião da descoberta do Brasil.
    (2022) Rosa, Victor Luiz da
    O presente artigo apresenta uma compreensão do modernismo brasileiro com base em suas relações possíveis com a moda. Desde a suposta inspiração da Semana de Arte Moderna em uma fashion week francesa até o new look que Flávio de Carvalho desenvolve para uma performance já nos anos 1950, o artigo passa ainda pelas obras de Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Tarsila do Amaral. Dessa forma, interpreta um conjunto de textos literários, quadros, polêmicas e até mesmo certas performances ocorridas, expostas e publicadas ao longo do período modernista, que se orientaram pela moda em seus dois principais aspectos: o tempo e o vestuário. E conclui, por meio de uma sugestão etimológica, que, para os modernistas, a própria ideia de descoberta, como ato do conhecimento, se associaria à condição da nudez.
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    O resgate da memória : o topônimo do bairro ouro-pretano Cabeças.
    (2023) Fernandes, Fernanda Kelly Mineiro; Mendes, Soélis Teixeira do Prado
    Nosso objetivo é resgatar parte da memória cultural da setecentista Vila Rica, hoje Ouro Preto, por meio da análise do topônimo “Cabeças”, nome atribuído a um dos bairros ouro-pretanos mais antigos. Com base nos estudos onomásticos e nas narrativas dos moradores, discutimos aspectos que extrapolam dados linguísticos e que estão presentes na nomeação de topônimos. A análise dos dados nos mostrou que a configuração geográfica e a posição da localidade em relação à Vila motivaram a escolha toponímica. Assim, podemos afirmar que, com a recuperação dos contextos histórico, cultural, geográfico e social, que propiciaram a criação do topônimo sob análise, foi possível recuperar-lhe o significado ao trazermos à tona informações subjacentes ao nome e em que situação ele foi atribuído à localidade.
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    A denúncia de um anônimo : traços de oralidade numa carta novecentista de Minas Gerais.
    (2022) Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Lopes, Izadora; Botelho, Demartone de Oliveira
    Objetivamos investigar a presença de vocábulos com alterações fonéticas como pistas de oralidade manifestas numa carta pessoal autônoma novecentista exarada em Minas Gerais. Como procedimentos metodológicos, utilizamos critérios filológicos para a proposição de uma edição diplomática (SPINA, 1977), a fim de torná-la mais próxima do texto original, além de também propormos o alfabeto do punho que redigiu a carta, com o objetivo de facilitar a leitura (FACHIN, 2009). Propomos uma discussão sobre a relação oralidade-escrita e gênero textual (MARCUSCHI, 2001; 2008), para constatarmos em que lugar do continuo oral-escrito o gênero sob análise se encontra. Fizemos o levantamento de vocábulos que apresentavam alterações fonéticas com base em Viaro (2011), e os tipos mais recorrentes foram: subtração (síncope e apócope) e transformação (despalatização). Como resultado final, constatamos que o gênero sob análise, embora tenha sido manifesto por meio da escrita, está mais próximo da oralidade, e a presença de vocábulos com alterações sonoras, típicas da linguagem oral, e que foram captadas pela escrita reforçam que se trata de um manuscrito com vestígios de uma oralidade manifesta no início do século XX.
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    Análise da variação de vogais pretônicas no Livro de Fábrica, datado de 1854, pertencente à Igreja Matriz de Cachoeira do Brumado – Mariana - MG.
    (2022) Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Lopes, Izadora
    Para o presente artigo, apresentamos, parcialmente, a edição diplomática do Livro de Fábrica, pertencente ao século XIX, exarado no distrito de Cachoeira do Brumado (Mariana- MG). O objetivo deste texto é duplo: (i) fazer uma discussão sobre a importância da transcrição feita com critérios filológicos, o que dá respaldo à edição, tornando-a apta para uma pesquisa sobre a história da língua portuguesa do Brasil (PB) e (ii) mostrar/analisar a variação de vogais pretônicas, via escrita, recolhidas desse manuscrito. Após a transcrição do referido documento, com base em normas estabelecidas para esse fim, foram levantados casos de alçamento e abaixamento de vogais pretônicas, com base em Bisol (1981), Magalhães (2013) dentre outros autores. Quanto às considerações finais, discutimos como esse tipo de documento é importante para conhecermos e darmos a conhecer o estágio pretérito da língua portuguesa, no caso específico a variação de vogais pretônicas, desde que o manuscrito receba um tratamento filológico fidedigno.
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    Caderno de receita de Minas Gerais oitocentista : uma análise de itens lexicais de pesos e medidas.
    (2022) Mendes, Soélis Teixeira do Prado
    Este artigo utiliza como corpus o caderno de receita de Dona Plautina Nunes Horta, escrito em 1896, na cidade de Mariana (MG), o qual possui um conjunto de 130 receitas culinárias da cozinha mineira. Nosso objetivo é analisar, sob o viés histórico, o uso de uma terminologia lexical de pesos e medidas de diferentes sistemas aqui denominados de “antigo” e “novo”. Com o uso da ferramenta Concordanciador AntConc, fizemos o levantamento de 34 tipos diferentes de pesos e medidas dos ingredientes. Após fazer um estudo sobre a história da implantação dos sistemas de medição, tanto em Portugal quanto no Brasil (LOPES, 2005; ZUIN, 2007), procuramos explicar por que são utilizados diferentes itens lexicais terminológicos para indicar pesos e medidas no corpus sob análise. Como resultado, constatamos que a diversidade de terminologias lexicais retrata um habitus cultural (BOURDIEU, 1977; DURANTI, 2000) de permanecer com o antigo sistema e, ao mesmo tempo, aceitar o novo.
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    Letramentos e política de educação na BNCC : análise exploratória da área de linguagens no ensino médio.
    (2023) Guerra, Icaro Guilherme; Laranjeira, Rómina de Mello
    Neste artigo, ao considerar as disputas e os debates que envolvem a Base Nacional Comum Curricular, analisamos as concepções de letramento que orientam as competências específicas de linguagens e de Língua Portuguesa na etapa do Ensino Médio. A pesquisa, situada na Linguística Aplicada, mobilizou conceitos e princípios dos Novos Estudos de Letramento. O documento norteador constituiu-se como objeto de estudo, tendo sido, portanto, desenvolvida uma metodologia qualitativa de análise documental. Os resultados apontam para uma maior presença de aspectos que enquadramos no letramento autônomo, em alinhamento com políticas neoliberais, ainda que sejam referidas práticas sociais de linguagem. Concluímos que as competências analisadas são objetificadas e que prevalece o desenvolvimento de habilidades individuais para operar coletivamente na sociedade, em oposição às competências e habilidades que são desenvolvidas pela ação social e pelas práticas de linguagem.
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    Para educar crianças feministas : um manifesto como um caminho para um ensino antirracista e antimisógino.
    (2022) Ferraz, Talita Ferreira; Machado, Rodrigo Corrêa Martins
    O presente artigo parte de uma reflexão sobre o atual desinteresse pela literatura dos estudantes brasileiros, uma vez que o ensino literário ainda é canônico, excluindo os autores subalternos. Diante disso, propõe-se a análise crítica da obra. Para educar crianças feministas: um manifesto, da autora nigeriana Chimamanda Adichie. Para tanto, o trabalho terá como metodologia os pressupostos da decolonialidade, principalmente os do feminismo decolonial, termo cunhado por Lugones (2020). Com tais medidas, espera-se contribuir com a construção de um ensino de literatura antimisógino e antirracista.
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    A literatura de cordel : proposta de formação de leitores na escola básica.
    (2022) Machado, Rodrigo Corrêa Martins; Cunha, Bruna Araújo; Gonçalves, Edilânia de Lima
    o presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir atividades desenvolvidas em um projeto de extensão cujo intuito era promover o contato dos alunos com a leitura literária através de cordel. O projeto foi desenvolvido em quatro encontros, nos quais foi explorado o gênero cordel e elementos que o compõe. Além disso, os alunos foram estimulados a produzir seu próprio cordel. Ao fim das atividades, acreditamos que os estudantes foram estimulados a desenvolverem suas habilidades de leitura literária e a perceberem que a literatura não é distante deles, ela presente está em nosso dia a dia.
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    Langue française et langue portugaise au Brésil du XIXème siècle : entre la francophilie et les discours sur la langue nationale.
    (2022) Lages, Rita Cristina Lima
    Avec ce travail on a eu le but d ́étudier le processus de scolarisation de la langue française dans l’instruction publique au Brésil pendant les premières décennies du XXe siècle. Se donnait à voir dans cette période une ambiance culturelle marquée par une forte influence française qui se montrait surtout par la circulation et usage des imprimés, ce qui indiquait la France comme la grande productrice et marchande de connaissances. C’est dans ce contexte que la langue française est proposée et instituée comme discipline scolaire dans l’enseignement public brésilien depuis la première décennie du 19ème siècle. Se trouveront dans le centre des analyses proposées: la production d’une législation qui prescrit l’enseignement de la langue et institue le “passage” d’une pratique culturelle à un savoir scolarisé, et la relation de ce processus avec le contexte culturel. Nous soulignons également les enregistrements d’un paradoxe. Le même langue qui porte un paradigme de civilité, qui permet l’accès aux connaissances nécessaires à une société éclairée qui rêve d’être civilisée, pourrait présenter un aspect négatif à partir du moment où elle a commencé à interférer dans l’identité de la nation, également envisagée à travers l’unité de sa langue de patrie.
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    A construção narrativa da identidade de uma “atingida por barragem” : investigando a experiência consciente pela via da intersubjetividade.
    (2022) Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Costa, Daiman Oliveira da
    Nesse artigo, abordaremos o “problema” da consciência pela via da intersubjetividade, com o objetivo de mapear e avaliar o funcionamento sociocognitivo de certos padrões de experienciação intersubjetiva que se manifestam por meio da linguagem e, mais especificamente, por meio da prática narrativa. Para tanto, selecionamos uma entrevista narrativa, gravada e transcrita em 2016 no âmbito das reuniões do GEDEM-UFOP, por meio da qual a narradora relata a sua experiência com o rompimento da Barragem de Fundão, em Bento Rodrigues (MG), e constrói, intersubjetivamente, a sua identidade como “atingida por barragem” a partir de três estágios: o não-pertencimento, a identificação e a militância. Em termos teóricos, nos apoiaremos principalmente nas contribuições de Damásio (2015; 2018), Abrantes (2010), Zlatev (2008) e Gallagher e Hutto (2008), para mostrar que a prática narrativa pode ser concebida como um “dado de primeira pessoa do plural” no âmbito dos estudos da consciência.
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    Julgar-se livre e deparar-se com o outro : Grande Sertão: Veredas e a construção de uma identidade.
    (2022) Gama, Mônica Fernanda Rodrigues
    Em Grande Sertão: Veredas, romance que oferece uma interpretação da formação do Brasil, Riobaldo discorre, entre tantos assuntos, sobre a pobreza, a doença e a retórica da modernização. A partir de uma sequência narrativa (do encontro com os catrumanos ao pacto com o diabo), analisa-se como Riobaldo surpreende-se na relação com o Outro. Ao deparar-se com a pobreza extrema, passar por um povoado devastado pela varíola e encontrar um fazendeiro que queria os jagunços como escravos, Riobaldo sente-se convocado a tornar- se pactário, o que coloca em questão a subjetividade e a ética na dinâmica envolvida na responsabilidade por outrem (Lévinas,1988).
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    Virginia Woolf e Jane Austen : leituras centenárias.
    (2022) Pinho, Davi Ferreira de; Oliveira, Maria Aparecida de; Viana, Maria Rita Drumond; Nogueira, Nícea Helena de Almeida; Fagundes, Patrícia Marouvo
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    Virginia Woolf leitora de Joyce : o testemunho de suas cartas em tradução para o português do Brasil.
    (2022) Viana, Maria Rita Drumond
    Embora a complicada reação de Virginia Woolf ao Ulysses de James Joyce gere interesse não apenas em estudiosos de suas respectivas obras e dos modernismos de forma mais ampla, falta a quem lê o português brasileiro acesso mais completo ao que Woolf escreve sobre sua leitura do romance de Joyce. Traz-se aqui a primeira tradução de trechos de todas as cartas já encontradas em que Woolf trata de Ulysses, utilizando-se como texto-base a edição de suas cartas completas e o fac-símile da carta datilografada a Harriet Weaver.
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    Diversidades sexuais, de gênero e identidade : afinidades na literatura e em outras artes e mídias.
    (2022) Caribé, Yuri Jivago Amorim; Viana, Maria Rita Drumond; Morais, Juliana Borges Oliveira de
    A partir da constatação de que a literatura por muito tempo privilegiou expectativas e visões de mundo heteronormativas, também foram lançadas obras com o propósito de discutir uma “temporalidade queer”, com destaque para escritores como Jack Halberstam (2005), Elizabeth Freeman (2010) e Lee Edelman (2004). Nessa direção, buscamos organizar uma contribuição, na forma desta seção temática, que reúne uma gama de trabalhos acadêmicos relacionados às diversidades sexuais, de gênero e de identidade não somente em textos literários, mas também em filmes e em outras artes e mídias. Logo, a academia cumpre papel relevante ao produzir paratextos (livros, ensaios, artigos e resenhas) que discutem obras afinadas com essas diversidades, convidando seus leitores/espectadores a repensá-las, algo que reitera seu compromisso político.
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    Velocidade de fala no falar mineiro : análise de dados do amper.
    (2022) Antunes, Leandra Batista; Bodolay, Adriana Nascimento
    Esta pesquisa investigou diferenças prosódicas de duração entre falares mineiros (Minas Gerais, Brasil) de Montes Claros e Belo Horizonte. Estudos anteriores mostraram que em Montes Claros a velocidade de fala é menor do que na cidade de Belo Horizonte (ANTUNES; BODOLAY, 2019). Neste estudo, o corpus – frases declarativas e interrogativas totais do corpus AMPER-Por – constou de 384 enunciados e foram medidos valores de: i) duração de cada sílaba; ii) duração do enunciado; iii) taxa de articulação (sílabas pronunciadas por segundo). Os dados de Montes Claros mostraram duração mais longa em algumas sílabas e taxa de articulação mais baixa, comparada à fala belo-horizontina.
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    Portuguese language textbook adapted to Brazilian Sign Language : analysis of a second language didactic activity to deaf children.
    (2022) Miranda, Dayse Garcia
    This paper aims to present and analyze an episode regarding the application of a didactic activity, in the written modality, on the study of the Portuguese Language related to Alphabetical Order, withdrawn from a Portuguese Language TB2 adapted to Libras3 . The participants in this investigation are deaf fifth-grader elementary school students in a special and bilingual school, public system, in the state of Minas Gerais, Brazil. The respondents’ answers reveal that the intention to promote a second language learning environment, led by a pedagogical activity that has not been experienced in their first language, makes it unfeasible to access and reflect on L2.4 The sign language adaptation of the didactic activity did not help the understanding of the exercise proposal as in the Portuguese language. In summary, it is evinced that didactic materials with proposals for adaptation and accessibility in SL5 for deaf students are inadequate and do not build learning in L2.
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    Forma e antiforma : a poesia em desmonte de Edimilson de Almeida Pereira.
    (2022) Rezende, Carolina Anglada de
    Considerando que a forma se torna uma questão crucial para o discurso da modernidade, a se entrelaçar com noções de ritmo, comunidade e crítica, este artigo busca analisar o projeto de desmanche da tradição e de revisão histórica que o poeta Edimilson de Almeida Pereira realiza ao propor a concepção de antiforma. Em diálogo com a herança afro-diaspórica, entre outras expressões poéticas modernas e arcaicas, o verso em constante interrupção do poeta acaba por incluir no discurso da crise da poesia, questões relativas à origem, à sobrevivência e à disseminação, de modo a desfazer qualquer leitura permanente e positiva de forma. Tendo isso em vista, nesse artigo são interrogadas algumas teorias do verso, como as de Mallarmé, Giorgio Agamben e Marcos Siscar, além de importantes contribuições de Jacques Derrida para o problema do estilo e para a tarefa da desconstrução, e que se mostram centrais para a aproximação de uma poética notoriamente inclinada à aprendizagem da desmontagem, ao mesmo tempo em que trabalha também pela continuidade, pelo infinito e pela justiça.