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Título: Discurso e imagem, ekphrasis e retrato : algumas fontes teóricas antigas.
Título(s) alternativo(s): Discourse and image, ekphrasis and portrayal : some ancient theoretical sources.
Autor(es): Agnolon, Alexandre
Palavras-chave: Retórica
Poética
Rhetoric
Poetics
Data do documento: 2020
Referência: AGNOLON, A. Discurso e imagem, ekphrasis e retrato: algumas fontes teóricas antigas. Humanitas, v. 75, p. 49-66, 2020. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/humanitas/article/view/_75_3>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: O artigo trata da relação entre a preceptística retórica antiga – particularmente doutrinas relacionadas às imagines – e a composição literária antiga; mediante exemplos de Progymnasmata, uma série de tratados escolares de autoria de vários rétores gregos, como Aftônio, Hermógenes e Teão, discute a construção de imagens verbais e a importância desses exercícios escolares para a formação de oradores e poetas; e, além disso, arrola outros exemplos, retirados da Retórica a Herênio, de autoria anônima, do Sobre a Invenção de Cícero, do Tratado da Imitação de Dionísio de Halicarnasso e das Instituições Oratórias de Quintiliano. O objetivo fundamental do artigo é demonstrar três pontos de fundamental importância: a) que a imagem, na chave do exemplum, demonstra a proximidade das artes no que se refere a seus processos de composição que, por seu turno, associam-se ao binômio imitação/emulação; b) que, como não eram simples ornato, as imagens verbais poderiam contribuir positivamente para a eficácia do discurso, uma vez que, geradoras de pathos, convertiam-se em estratégia elocutiva eficiente para a causa; e c) o uso recorrente da Ekphrasis e do Retrato na prática de prosadores e poetas helenísticos e romanos.
Resumo em outra língua: The article discuss the relation between the ancient rhetorical preceptistics – particularly those related to the imagines – and the ancient literary composition; by way of examples of Progymnasmata by several Greek rhetoricians (Aphtonius, Hermogenes and Aelius Theon) discusses the composition of verbal images and the importance of these school lessons for the education of orators and poets; and also lists other examples taken from the Rhetoric ad Herennium, the On Invention by Cicero, the On Imitation by Dionysius of Halicarnassus and The Institutes of Oratory by Quintilian. The main goal of this article is to demonstrate three points of fundamental importance: a) that the image, as exemplum, shows the proximity of the arts in regard to the composition, which in turn is associated with the binomial imitatio/aemulatio; b) that, since the verbal images were not simple ornato, they could contribute positively to the eficacy of the discourse, because generating pathos they convert into a important elocutive rhetorical resource, essential for the cause; and c) the recurrent use of the Ekphrasis and the Portrayal in some Hellenistic and Romans prose writers and poets.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14723
DOI: https://doi.org/10.14195/2183-1718_75_3
ISSN: 2183-1718
Licença: O conteúdo da Revista Humanitas está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: Revista Humanitas <https://impactum-journals.uc.pt/humanitas/about>. Acesso em: 08 jun. 2021.
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