Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1462
Title: A representação de personagens gays na coletânea de contos Stud e em sua tradução As aventuras de um garoto de programa.
Other Titles: Representation of gay characters in a collection of short stories entitled stud and in its brazilian translation As aventuras de um garoto de programa.
Authors: Rodrigues Júnior, Adail Sebastião
Keywords: Estudos da tradução
Gramática sistêmico-funcional
Contos gays
Gay short stories
Translation studies
Issue Date: 2007
Citation: RODRIGUES JÚNIOR, A. S. A representação de personagens gays na coletânea de contos Stud e em sua tradução As aventuras de um garoto de programa. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 46, n.2, p.263-281, jul-dez. 2012. Disponível em: <http://espea.iel.unicamp.br/revista/index.php/tla/article/download/1836/1434>. Acesso em: 27 set. 2012.
Abstract: Com base na tradição discursiva dos Estudos da Tradução, mais especificamente num modelo hallidayano aplicado a análises textuais, este artigo pretende desvelar como as personagens gays são representadas na coletânea de contos Stud, publicada em 1969 nos Estados Unidos da América, e em sua tradução As Aventuras de um Garoto de Programa, feita em 1998 no Brasil. O sistema de transitividade foi escolhido como recurso linguístico para revelar como as personagens gays representavam suas experiências de mundo por meio de suas ações, comportamentos, sentimentos, relações e falas. A gramática sistêmicofuncional tem sido utilizada em pesquisas no campo dos Estudos da Tradução interessadas na compreensão da tradução literária sob a ótica do discurso. Com relação à literatura gay, o sistema de transitividade ainda não foi aplicado na investigação da representação de personagens gays em narrativas de primeira pessoa. Para levar a cabo esses propósitos, este estudo utiliza o software WordSmith Tools para quantificar os dados e analisá-los discursivamente. A metodologia adotada foi a seguinte: (i) o corpus foi digitalizado e corrigido; (ii) o corpus foi anotado manualmente, a fim de demonstrar que papel o narrador ou outra personagem gay exercia nas estórias – se eles estavam agindo, se comportando, sentindo, pensando, falando, dentre outros, conforme o processo (verbo) a eles vinculado; (iii) as personagens gays foram investigadas a partir do ponto de vista narrativo, com narrador participativo. As análises demonstraram uma freqüência alta de processos que representam participantes agindo sobre o mundo, bem como sentindo, pensando, dizendo e se comportando quando interagiam com o mundo e entre si.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1462
ISSN: 01031813
metadata.dc.rights.license: Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Trabalhos em Linguística Aplicada <http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/tla/about/submissions#copyrightNotice> Acesso em 12 Ago. 2014.
Appears in Collections:DELET - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_RepresentaçãoPersonagensGays.pdf76,75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.