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Título: Promovendo a educação financeira de alunos surdos bilíngues fundamentada na perspectiva etnomatemática e na cultura surda.
Título(s) alternativo(s): Fostering financial education for bilingual deaf students based on the ethnomathematics perspective and deaf culture
Autor(es): Pinheiro, Rodrigo Carlos
Rosa, Milton
Palavras-chave: Língua Brasileira de Sinais
Brazilian Sign Language
Data do documento: 2020
Referência: PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. Promovendo a educação financeira de alunos surdos bilíngues fundamentada na perspectiva etnomatemática e na cultura surda. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 360-389, 2020. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/47849>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir as contribuições da etnomatemática para a promoção da educação financeira de alunos surdos bilíngues. Dessa maneira, nossas reflexões estão baseadas em alguns resultados obtidos em uma pesquisa qualitativa que foi conduzida em uma escola pública, especializada no atendimento de alunos surdos, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os participantes desse estudo são alunos jovens e adultos surdos considerados bilíngues pelo fato de utilizarem a Libras (Língua Brasileira de Sinais) como primeira língua e o português como segunda língua. O material empírico foi produzido por meio dos registros das atividades matemáticas realizadas pelos estudantes surdos, das videogravações das aulas de matemática, do diário de campo do professor-pesquisador e de entrevistas semiestruturadas. Esse material foi analisado e interpretado de acordo com os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Os resultados indicam que a condução de aulas de matemática na perspectiva da etnomatemática e uma abordagem de educação bilíngue foram essenciais para o desenvolvimento do ensino de matemática de alunos surdos.
Resumo em outra língua: This article aims to discuss the contributions of ethnomathematics to foster financial education for bilingual deaf students. Thus, our reflections are based on some results obtained in qualitative research conducted in a public school specialized in the care of deaf students, located in Belo Horizonte, Minas Gerais. The participants in this study are young students and deaf adults considered bilingual because they use Libras (Brazilian Sign Language) as their first language and Portuguese as a second language. The empirical material was produced through the records of mathematical activities performed by deaf students, video recordings of mathematics classes, the field diary of the teacher-researcher, and semistructured interviews. This material was analyzed and interpreted according to the assumptions of the Grounded Theory. The results indicate that conducting mathematics classes from the perspective of ethnomathematics and a bilingual education approach was essential for the development of mathematics teaching for deaf students.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14610
DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i2p360-389
ISSN: 1983-3156
Licença: O periódico Educação Matemática Pesquisa permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2701>. Acesso em: 06 ago. 2020.
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