Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1456
Título : Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia.
Autor : Tonini, Adriana Maria
Lima, Maria de Lourdes Rocha de
Palabras clave : Formação do engenheiro
Projetos pedagógicos
Currículo
Cursos de engenharia
Fecha de publicación : 2009
Citación : TONINI, A. M.; LIMA, M. de L. R. de. Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 28, n. 1, p. 36-44, 2009. Disponível em: <http://www.upf.com.br/seer/index.php/ree/article/download/402/266>. Acesso em: 27 set. 2012.
Resumen : O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos em pesquisa com a amostra de engenheiros formados entre 1976 e 2007 nas modalidades de engenharia civil e elétrica sobre como as Atividades Complementares presentes na resolução 11/2002 (CNE/CES) vêm promovendo a mudança do perfil de formação dos egressos após 2002, para uma formação mais generalista, crítica e reflexiva, em oposição aos formados antes de 2002, que apresentam uma formação mais tecnicista, considerando a vinculação da formação às novas demandas voltadas para a organização do trabalho na sociedade. O artigo defende um melhor uso desse instrumento curricular como alternativa para a verdadeira mudança pedagógica do ensino de engenharia.
metadata.dc.description.abstracten: This paper aims at presenting the results accomplished by surveying a sample of engineers graduated between 1976 and 2007 in both, Civil and Electric Engineering courses. The focus of the work is on the Complementary Activities stated in the Resolution 11/2002 (CNE/CES) and how they are promoting a change of the profile of the engineers after 2002. The change is from the technical approach to a more general education, critical and reflexive as opposed to the ones graduated before 2002, considering the desirable link between the education and the new demands required by the organization of the work in the society. The paper also advocates for the use of this curricular instrument as a way of getting a real pedagogical change in the engineering education.
URI : http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1456
ISSN : 22360158
metadata.dc.rights.license: A Revista de Ensino de Engenharia permite aos usuários distribuir os artigos publicados na revista on-line. Fonte: Revista de Ensino de Engenharia <http://www.abenge.org.br/revista/index.php/abenge/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 13 set. 2013.
Aparece en las colecciones: DEETE - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_AtividadesComplementaresAbordagem.pdf170,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.