Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14568
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSodré, Aline Amanda Sousa Lopes-
dc.contributor.authorViana, Marger da Conceição Ventura-
dc.contributor.authorTorisu, Edmilson Minoru-
dc.date.accessioned2022-02-24T18:38:53Z-
dc.date.available2022-02-24T18:38:53Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationSODRÉ, A. A. S. L.; VIANA, M. da C. V.; TORISU, E. M. Como ajudar Laura a comprar um carro: uma sequência didática para a educação financeira de alunos do Ensino Médio. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 17, 2020. Disponível em: <https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/308>. Acesso em: 25 ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2526-9062-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14568-
dc.description.abstractEducar-se financeiramente parece ser necessidade premente de muitas pessoas ao redor do mundo a fim de resolver problemas relacionados ao mau uso do dinheiro. Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de Mestrado em Educação Matemática, de cunho qualitativo, cujo objetivo foi desvelar contribuições de uma sequência didática para a Educação Financeira de alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Assim, os dados foram coletados por meio do registro dessas atividades, de gravações em áudio e do questionário. As análises mostraram que essa sequência didática, da forma como foi organizada, permitiu que os alunos tivessem, entre outros ganhos, introdução ao universo do dinheiro para tomar posições sobre questões financeiras, e autonomia para tomar decisões e posições críticas sobre questões financeiras da vida pessoal, familiar e social.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.titleComo ajudar Laura a comprar um carro : uma sequência didática para a educação financeira de alunos do Ensino Médio.pt_BR
dc.title.alternativeHow to help Laura buy a car : a didactic sequence for the financial education of students of High School.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseEsta obra está sob uma licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.pt_BR
dc.description.abstractenFinancial education seems to be a urgent need for many people around the world in order to solve problems related to the misuse of money. This article presents a cut of a master's research in Mathematics Education, of qualitative nature, whose objective was to unveil contributions of a didactic sequence for the Financial Education of first year students of the High School. The data were collected through records of the activities that composed the sequence, audio recordings and questionnaire. The analysis showed that the sequence, as it was organized, allowed students, among other things: Introduction to the universe of money to take positions on financial issues and Autonomy for making decisions and critical positions on financial matters of personal life, family and social.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.37001/remat25269062v17id308pt_BR
Appears in Collections:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ComoAjudarLaura.pdf457,55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.