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Título: Desempenho do comércio brasileiro de soja : uma análise a partir de indicadores de competitividade revelada (2000- 2019) e do método constante market-share (2000-2013).
Título(s) alternativo(s): Performance of the brazilian soybean trade : an analysis from indicators of revealed competitiveness (2000-2016) and the constant market-share method (2000-2103).
Autor(es): Braga, Francisco Laercio Pereira
Melo, Maria Cristina Pereira de
Viana, Francisca Diana Ferreira
Palavras-chave: Competitividade
Soja
Constant Market-Share
China
Data do documento: 2021
Referência: BRAGA, F. L. P.; MELO, M. C. P. de.; VIANA, F. D. F. Desempenho do comércio brasileiro de soja: uma análise a partir de indicadores de competitividade revelada (2000- 2019) e do método constante market-share (2000-2013). Gestão & Regionalidade (online), v. 37, p. 4, out. 2021. Disponível em: <https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_gestao/article/view/5803>. Acesso em: 12 set. 2021.
Resumo: Este artigo teve como objetivo analisar o desempenho do comércio brasileiro de soja por meio de indicadores de competitividade revelada no período de 2000 a 2019 e pela aplicação do método Constant Market Share (CMS) nos anos que compreendem o período de 2000 a 2013. Os resultados mostraram o efeito do crescimento do comércio mundial como decisivo para o comportamento das exportações da soja do Brasil e das regiões, enquanto o efeito destino teve força negativa em quase todos os períodos analisados. O efeito destino China positivo, por sua vez, contribuiu para amenizar o resultado negativo do efeito destino total. Por fim, o efeito competitividade foi negativo para o desempenho das vendas apenas para a região Sul, no período I, demonstrando que a soja vem ganhando notoriedade competitiva nos mercados.
Resumo em outra língua: This article aimed to analyze the performance of the Brazilian soy trade through indicators of competitiveness revealed in the period from 2000 to 2019 and by the application of the Constant Market Share (CMS) method in the years between 2000 and 2013. The results showed the effect of the growth of world trade as decisive for the behavior of soy exports from Brazil and the regions, while the destination effect had a negative force in almost all the periods analyzed. The positive China destination effect, in turn, contributed to mitigate the negative result of the total destination effect. Finally, the competitiveness effect was negative for sales performance only to the South in the period I, demonstrating that soy has been gaining competitive notoriety in the markets.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14491
DOI: https://doi.org/10.13037/gr.vol37n110.5803
ISSN: 1808-5792
Licença: O periódico Gestão & Regionalidadepermite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1595>. Acesso em: 16 set. 2020.
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