Desempenho do comércio brasileiro de soja : uma análise a partir de indicadores de competitividade revelada (2000- 2019) e do método constante market-share (2000-2013).

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Data
2021
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Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar o desempenho do comércio brasileiro de soja por meio de indicadores de competitividade revelada no período de 2000 a 2019 e pela aplicação do método Constant Market Share (CMS) nos anos que compreendem o período de 2000 a 2013. Os resultados mostraram o efeito do crescimento do comércio mundial como decisivo para o comportamento das exportações da soja do Brasil e das regiões, enquanto o efeito destino teve força negativa em quase todos os períodos analisados. O efeito destino China positivo, por sua vez, contribuiu para amenizar o resultado negativo do efeito destino total. Por fim, o efeito competitividade foi negativo para o desempenho das vendas apenas para a região Sul, no período I, demonstrando que a soja vem ganhando notoriedade competitiva nos mercados.
Descrição
Palavras-chave
Competitividade, Soja, Constant Market-Share, China
Citação
BRAGA, F. L. P.; MELO, M. C. P. de.; VIANA, F. D. F. Desempenho do comércio brasileiro de soja: uma análise a partir de indicadores de competitividade revelada (2000- 2019) e do método constante market-share (2000-2013). Gestão & Regionalidade (online), v. 37, p. 4, out. 2021. Disponível em: <https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_gestao/article/view/5803>. Acesso em: 12 set. 2021.