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Título: Visita guiada ao Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP : conteúdos e contextos de ensino e aprendizagem de química.
Autor(es): Mendes, Isadora Arinda de Souza
Orientador(es): Souza, Gilmar Pereira de
Palavras-chave: Museu de ciências - aspectos educacionais
Conhecimento e aprendizaem
Estratégias de aprendizagem
Educação extraescolar
Data do documento: 2021
Membros da banca: Silva, Nilma Soares da
Zama, Uyrá dos Santos
Souza, Gilmar Pereira de
Referência: MENDES, Isadora Arinda de Souza. Visita guiada ao Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP: conteúdos e contextos de ensino e aprendizagem de química. 2021. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: O presente trabalho traz os resultados de uma pesquisa, no âmbito da educação em espaços não formais, desenvolvida com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública. As atividades realizadas envolveram uma visita ao Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP e atividades em sala de aula, antes e após a visita. Esse trabalho teve como suporte os referenciais teóricos sobre o uso de Espaços Não-Formais de Educação, as Tipologias de Conteúdos de Aprendizagem e o Modelo Contextual de Aprendizagem. O principal objetivo das atividades desenvolvidas foi o de encorajar os estudantes na busca de relações entre a química, a atividade mineradora e a sociedade em que estão inseridos. Os dados foram coletados por gravação de áudio, anotações de campo, questionário aberto e questionário em escala Likert. A análise do questionário em escala Likert teve como base o Modelo Contextual de Aprendizagem. Os demais dados foram analisados sob a luz da Análise Textual Discursiva. Nos resultados apresentamos três metatextos obtidos pela descrição das categorias elencadas na ATD: “Escolarização da visita e sua negatividade”, “Aprendizagem por livre escolha ou autonomia no processo de busca pelo conhecimento” e “Marcas da afetividade”. As percepções dos estudantes pela visita foram obtidas conforme a análise do questionário em escala Likert. Conforme análise dos resultados, percebemos a necessidade de propor uma visita menos engessada e que possibilite mais atividade por parte dos alunos como por exemplo as atividades de caráter investigativo. Essa pesquisa embasou a construção de uma cartilha para professores da educação básica com orientações para uso dos ENFE e com uma sugestão de sequência didática, de abordagem investigativa, incluindo uma visita ao MCT/UFOP.
Resumo em outra língua: The present work brings the results of a research, in the scope of education in non-formal spaces, developed with students of the first year of high school in a public school. The activities carried out involved a visit to the Science and Technique Museum of the UFOP School of Mines and activities in the classroom, before and after the visit. This work was supported by theoretical references on the use of Non-Formal Spaces for Education, the Types of Learning Content, and the Contextual Model of Learning. The main purpose of the activities was to encourage students in the pursuit of relationships between chemical, mining activity and the society in which they live. Data were collected through audio recording, field notes, open questionnaire, and questionnaire on a Likert scale. Analysis of the questionnaire in Likert scale was based on the Contextual Model of Learning. The other data were analyzed in the light of the Discursive Textual Analysis. In the results we present three metatexts obtained by the description of the categories listed in the Discursive Textual Analysis: "Visiting schooling and its negativity", "Learning by free choice or autonomy in the process of seeking knowledge" and "Brands of affectivity". The students' perceptions of the visit were obtained according to the analysis of the questionnaire on a Likert scale. According to the results, we realized the need to propose a less plastered visit that allows more activity on the part of the students, such as investigative activities. This research supported the construction of a booklet for basic education teachers with guidelines for the use of Non-Formal Spaces for Education and with a suggestion of didactic sequence, of investigative approach, including a visit to MCT/UFOP.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13728
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 14/09/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

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