Visita guiada ao Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP : conteúdos e contextos de ensino e aprendizagem de química.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho traz os resultados de uma pesquisa, no âmbito da educação em espaços não formais, desenvolvida com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública. As atividades realizadas envolveram uma visita ao Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP e atividades em sala de aula, antes e após a visita. Esse trabalho teve como suporte os referenciais teóricos sobre o uso de Espaços Não-Formais de Educação, as Tipologias de Conteúdos de Aprendizagem e o Modelo Contextual de Aprendizagem. O principal objetivo das atividades desenvolvidas foi o de encorajar os estudantes na busca de relações entre a química, a atividade mineradora e a sociedade em que estão inseridos. Os dados foram coletados por gravação de áudio, anotações de campo, questionário aberto e questionário em escala Likert. A análise do questionário em escala Likert teve como base o Modelo Contextual de Aprendizagem. Os demais dados foram analisados sob a luz da Análise Textual Discursiva. Nos resultados apresentamos três metatextos obtidos pela descrição das categorias elencadas na ATD: “Escolarização da visita e sua negatividade”, “Aprendizagem por livre escolha ou autonomia no processo de busca pelo conhecimento” e “Marcas da afetividade”. As percepções dos estudantes pela visita foram obtidas conforme a análise do questionário em escala Likert. Conforme análise dos resultados, percebemos a necessidade de propor uma visita menos engessada e que possibilite mais atividade por parte dos alunos como por exemplo as atividades de caráter investigativo. Essa pesquisa embasou a construção de uma cartilha para professores da educação básica com orientações para uso dos ENFE e com uma sugestão de sequência didática, de abordagem investigativa, incluindo uma visita ao MCT/UFOP.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Museu de ciências - aspectos educacionais, Conhecimento e aprendizaem, Estratégias de aprendizagem, Educação extraescolar
Citação
MENDES, Isadora Arinda de Souza. Visita guiada ao Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP: conteúdos e contextos de ensino e aprendizagem de química. 2021. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.