Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1357
Title: As políticas educacionais e o desafio da pesquisa na formação e na prática do professor da educação básica.
Authors: Nunes, Célia Maria Fernandes
Cunha, Maria Amália de Almeida
Keywords: Formação do professor
Licenciaturas
Políticas educacionais
Professor/pesquisador
Issue Date: 2007
Citation: NUNES, C. M. F.; CUNHA, M. A. de A. As políticas educacionais e o desafio da pesquisa na formação e na prática do professor da educação básica. Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação da UFG, v. 32, n.1, p.159-173, jan-jun. 2007. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/download/1404/2571>. Acesso em: 06 set. 2012.
Abstract: Diante das exigências das políticas educacionais atuais, procuramos, neste artigo, problematizar acerca da necessidade de se repensar a formação e a prática docente, reativando a idéia de formar o professor/pesquisador. Como material empírico, analisamos pequenos excertos respondidos por uma amostra de alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Ouro Preto que também são professores da rede pública de ensino. Embora se reconheça a importância dos documentos oficiais em privilegiar, nos cursos de formação, a construção do chamado professor/pesquisador, constatamos que uma política apenas de cunho vertical não é suficiente para a sua execução, pois requer a conjugação de esforços de todos aqueles inseridos no processo educativo.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1357
ISSN: 19818416
metadata.dc.rights.license: Disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/179>
Appears in Collections:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_PolíticasEducacionaisDesafio.pdf82,45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.