Marielle Franco : acontecimento e metacrítica nas narrativas da Ponte Jornalismo, Nexo Jornal e Jornalistas Livres.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta dissertação trata das perspectivas da metacrítica midiática nas narrativas dos jornais digitais independentes Nexo Jornal, Ponte Jornalismo e Jornalistas Livres relacionadas à cobertura do assassinato, na noite do dia 14 de março de 2018, da vereadora Marielle Franco e as reverberações sociais desse acontecimento. Trabalhamos com as produções realizadas entre os anos de 2018 e 2019 que compõem o período pós-crime e o seu processo de atualização e construção da segunda vida do acontecimento por meio das interações por ele convocadas. Como procedimento metodológico, decompomos o acontecimento e sua atualização por meio das marcas de descrição, narrativização, pano de fundo pragmático, caracterização do problema público e normalização, sendo possível perceber as marcas de construção e produção nos veículos analisados e como por meio deles é expresso o processo metacrítico em suas propostas de execução de um jornalismo independente. Sendo assim, buscamos compreender como o desenvolvimento da cobertura da morte da vereadora Marielle Franco constitui um cenário em que as novas produções dos meios de comunicação independentes tensionam o fazer jornalístico, apostando em uma abordagem com maior diversidade de fontes e que considera as subjetividades das relações para a representação da sociedade.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Crítica textual, Jornalismo autônomo, Marielle Franco
Citação
PATROCÍNIO, Sarah Evelyn Oliveira do. Marielle Franco: acontecimento e metacrítica nas narrativas da Ponte Jornalismo, Nexo Jornal e Jornalistas Livres. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.