PPGCOM - Mestrado (Dissertações)

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    Quem está falando? : o uso de fontes em podcasts jornalísticos diários.
    (2024) Silva, João Felipe Lolli e; Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Nair Prata Moreira; Chagas, Luãn José Vaz; Lopez, Debora Cristina
    A presente pesquisa aborda a ascensão dos podcasts no Brasil e sua relação com o jornalismo, destacando os desafios enfrentados na produção desses programas, a convergência nas práticas jornalísticas e a seleção de fontes nos podcasts diários. Apresenta-se como problema central o seguinte questionamento: quais fontes são usadas nos podcasts jornalísticos diários? Buscando responder a essa pergunta, recorremos a autores das Teorias do Jornalismo (Lage, 2002; Traquina, 2012; e Wolf, 2012), àqueles que categorizam as fontes na impresa tradicional (Chaparro, 2009; Schimitz, 2011), e aos que pensam especificamente no cenário do rádio (Ortriwano, 1985; Ferraretto, 2012; Zuculoto, 2012; Kischinhevsky; 2009 e Lopez; 2010). O caminho metodológico é divido em a) levantamento de dados, por meio da etnografia de podcasts (Lündstrom e Lündstrom, 2021), do Estudo de Caso (Yin, 2010; Martino, 2018) e e da Semana Construída (Bauer, 2002); e b) análise desses dados, recorrendo à ferramenta de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (1977). Discute-se, ainda, as possibilidades e desafios de aplicação da AC em objetos sonoros, levando em conta as contribuições de Quadros et al (2014), Kischinhevsky et al (2016) e Sampaio et al (2022). O corpus de análise é composto por dez edições de 123 Segundos, podcast da Rádio BandNews FM; cinco edições de Café da Manhã, podcast do jornal Folha de São Paulo; e cinco edições de Durma com Essa, podcast do jornal digital Nexo. A ficha para Análise de Conteúdo é composta por cinco unidades de registro e dezenove unidades de análise. Como conclusão e contribuição de pesquisa, parte-se da categorização de fontes de Chagas (2020), para a proposição de uma nova macro categoria, a fonte documental.
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    Desarquivar para anarquivar : memória e restituição das narrativas de mulheres negras.
    (2024) Silva, Jeane Polva Lourenço; Barbosa, Karina Gomes; Barbosa, Karina Gomes; Silva, Conceição de Maria Ferreira da; Santos, Ana Carolina Lima
    Esta dissertação, intitulada “Desarquivar para Anarquivar: memória e restituição das narrativas de mulheres negras” propõe-se a investigar o fenômeno do anarquivamento presente em três obras artísticas contemporâneas e como ele é materializado. Visa, assim, a articulação com a prática da restituição da memória de mulheres negras sobre o passado, em uma perspectiva que lança luz sobre as poéticas negras. Construindo, desse modo, outras narrativas e outros sentidos a partir do desarquivamento. Analiso as obras a partir de duas categorias: corpo e água. A escolha destes elementos reflete conceitos que as artistas selecionadas apresentam em seus trabalhos. Como gesto final, “anarquivo” as obras que foram analisadas, construindo uma Montagem artística única, que condensa a pesquisa.
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    Resistência anticolonialista na ficção científica de Larissa Sansour.
    (2024) Cardoso, Rodrigo Castro Forte; Silva, Karina Gomes Barbosa da; Silva, Karina Gomes Barbosa da; Veiga, Roberta Oliveira; Prado, Denise Figueiredo Barros do
    Esta pesquisa pretende compreender como a cineasta palestina Larissa Sansour narra o trauma palestino em três de suas obras audiovisuais de ficção científica através das teorias decoloniais do sul-global e dos estudos de trauma, usando o método de análise fílmica e de análise crítica cultural. Os três filmes são Patrimônio nacional (2013), No futuro, eles comiam da melhor porcela (2015) e In vitro (2019), cada um mobilizando a discussão sobre a ocupação/colonização sionista através do território, da narrativa e do trauma, respectivamente. O processo de criação do Estado de Israel, executado em 1948 através da Resolução 181 da Organização das Nações Unidas, estabeleceu, ao mesmo tempo, a Nakba palestina – a Catástrofe –, quando diversas vilas e cidades foram aniquiladas e centenas de milhares de pessoas foram forçosamente expulsas, num processo de limpeza étnica conforme caracterizado por Ilan Pappé (2006). Este processo se desdobra ainda hoje nas ações do sionismo, e as obras de Sansour refletem essas imbricações temporais para questionar e sugerir as possibilidades de uma realidade distinta da ocupação e do exílio forçado. São filmes cujo tema central é a luta pela soberania e pela autodeterminação da Palestina, propondo uma ação radical e anticolonialista através de suas personagens e suas relações nos filmes e com os acontecimentos reais que cercam o conflito territorial entre Israel e Palestina.
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    Tudo que um homem pode fazer : representações da precarização e possibilidades de subversão no filme Arábia.
    (2024) Paterlini, Marcela Borges; Coração, Cláudio Rodrigues; Coração, Cláudio Rodrigues; Rodrigues, Hila Bernardete Silva; Serelle, Marcio de Vasconcellos
    Esta dissertação de mestrado apresenta uma análise do filme Arábia (2018) para verificar como o processo de precarização do trabalho é representado no filme. Nosso objeto de pesquisa é uma obra fílmica que se insere em um conjunto de produções audiovisuais tradicionalmente implicadas em questões políticas (Cardenuto, 2009; Suppia, 2014) e que buscam representar as mazelas dos trabalhadores. Com isso, abordamos alguns filmes do cinema brasileiro dos anos 1980 para mostrar como Arábia é uma obra que atualiza a representação da classe trabalhadora (Gutfreind; Vassali, 2021) e indicamos que essa produção só foi possível com a elaboração de políticas públicas no setor audiovisual (Venanzoni, 2021), transformando a diversidade estética e narrativa do cinema brasileiro recente. Através da metodologia de pesquisa bibliográfica, elaboramos uma discussão teórica que revela o processo de precarização do trabalho (Druck, 2013) e como o fortalecimento desse processo está diretamente relacionado da adesão social à razão neoliberal (Dardot; Laval, 2016) e a reestruturação produtiva no Brasil (Antunes, 2009; Alves, 2010). Fatores como a Reforma Trabalhista de 2017 agravam a flexibilização e terceirização do trabalho, sujeitando a classe trabalhadora à maior intensidade de trabalho, maior insegurança física e maior instabilidade (Krein, 2018). Tais transformações trouxeram consequências para a vida política dos trabalhadores, e revisamos o histórico da atuação sindical no Brasil para avaliar como essas organizações também são fragilizadas nesse processo (Alves, 2010; Santana, 2018). Além da precarização material e institucional, o âmbito da subjetividade dos indivíduos também é atingido. Autores como Vladimir Safatle (2020), Byung Chul Han (2015; 2018) e Mark Fisher (2020) nos ajudam a compreender como o sofrimento psíquico contemporâneo está relacionado ao sistema social vigente. A narrativa de Arábia é elaborada a partir da escrita do personagem sobre suas memórias, acionada pela participação do personagem no teatro da fábrica em que trabalha. No capítulo três discutimos o método teatral Teatro do Oprimido (Boal, 1991) para uma reflexão sobre a Arte como caminho de ação política e, com base em trabalhos da pesquisadora Ângela Salgueiro Marques (2022) sobre o método da cena de Jacques Ranciere, indicamos que a escrita do personagem elabora a ficção como possibilidade de dissenso, desierarquização e desarranjo, transformando as representações que respaldam hierarquias habituais de posições sociais impositivas. Em nossa análise utilizamos o método de análise fílmica proposto por Casetti e Di Chio (1991), através do procedimento de decomposição e recomposição do filme. Decupamos o filme de acordo com nossas observações sobre a elementos da realidade social que são representativos da classe trabalhadora e dividimos essa decupagem em oito sequências, conforme descrevemos no capítulo quatro. Concluímos que imagens contidas no filme nos revelam sobre as circunstâncias e teorias indicadas em nosso referencial teórico. Com isso, conseguimos demonstrar não só as representações da precarização em Arábia, mas também as possibilidades de subversão através da arte.
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    Memória e corpo na biografia de Ney Matogrosso : espaço público e privado no jornalismo de teor testemunhal.
    (2024) Santos Júnior, Carlos Augusto Pereira dos; Maia, Marta Regina; Maia, Marta Regina; Schwaab, Reges Toni; Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado
    Esta dissertação tem como objetos de pesquisa o livro "Ney Matogrosso: a biografia" (2021), escrito pelo jornalista e biógrafo Julio Maria, e duas entrevistas realizadas com o autor da obra. O objetivo geral é realizar uma análise da relação entre corpo (BUTLER, 2017; RUBIN, 2017; FOUCAULT, 1998; GONÇALVES, 2004; ZUMTHOR, 2018), memória (POLLAK, 1989; SARLO, 2007; SELIGMANN-SILVA, 2008; AGAMBEN, 2009), e testemunho jornalístico (FROSH, 2009; BARRETOS, 2017; MAIA, PERES, 2023), assim como dos limites entre o espaço público e privado (LONGUI, 2006; SILVA, 2006; CHRISTOFOLETTI, 2019; MAIA, FERNANDES, 2022). Com isso, surge o seguinte problema de pesquisa: "Em que medida as escolhas narrativas do biógrafo, no que concerne à memória e ao corpo, delineiam as fronteiras entre o espaço público e privado na elaboração de narrativas biográficas no âmbito do jornalismo de teor testemunhal?". A análise baseia-se em uma abordagem epistemológica fundamentada no jornalismo de teor testemunhal, respaldada pelos estudos de Frosh e Pinchevski (2009), Resende e Peres (2016), além de Maia e Fernandes (2023). Ainda foram definidos dois eixos norteadores: a relação entre biógrafo, biografado e fontes; e a relação entre biógrafo e processo da narrativa biográfica. Ambos têm como operadores metodológicos a "concepção de memória", que busca investigar as interpretações sobre memória no espaço público e privado; e a "concepção de corpo", a fim de se compreender como a interpretação sobre o corpo foi fundamental para a construção da biografia de Ney. Como resultados, evidenciou-se que a biografia de Ney, escrita por Maria (2021), considerou as ideias de memória e corpo na construção de uma narrativa centrada nas vivências do artista. Esses elementos configuraram a narrativa e levaram o jornalista a pensar sobre os limites no espaço público e privado. Assim, a pesquisa também suscita outras formas de configurações narrativas e pensa o processo de construção da pauta, captação e edição do livro jornalístico, e as relações entre biógrafo e biografado, e biógrafo e construção da narrativa.
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    Intôlerancia e diversidade no Twitter : disputas da esquerda política brasileira no perfil de Wilson Gomes entre 2018 e 2022.
    (2023) Faccion, Julia; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Borges, Priscila Monteiro; Rodrigues, Hila Bernadete Silva
    O objetivo desta dissertação de mestrado é verificar como se afeta a diversidade da esquerda brasileira entre si no Twitter, a partir dos agenciamentos de atores humanos e não humanos na rede, valendo-se de como se dão as disputas entre diferentes usuários no perfil de Twitter de Wilson Gomes acerca do que entendem como pertencente à esquerda política brasileira. Para isso, nosso estudo se concentrou entre 2018 e 2022 (momento em que o Brasil viveu o governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro e quando a esquerda política ansiava pela retomada de representação governamental) sobre disputas entre diferentes usuários no perfil de Twitter de Wilson Gomes acerca do que entendem como pertencente à esquerda política brasileira. O perfil do professor foi escolhido porque ele conta com certa popularidade no mundo virtual justamente por tecer análises críticas sobre a política brasileira e mundial há alguns anos, além de se valer bastante da controvérsia, recorrentemente tocando tópicos voltados a disputas e identidades de pessoas de esquerda. Para compor essencialmente nosso referencial teórico, valemo-nos dos Estudos de Plataforma, Estudos Críticos de Algoritmos e a Teoria Ator-Rede de Bruno Latour para trabalharmos a multiplicidade de atores e de possibilidades na plataforma do Twitter, abordando especificamente o algoritmo e as affordances da rede; tratamos dos laços com o Outro em meio a uma variedade de identidades através de Raquel Recuero, com os “Atos de ameaça à face e à conversação em redes sociais na internet” (2016) e arrematamos as noções de crença, dúvida e incômodo por meio de Charles Peirce, com “A fixação da crença” (1877), e Priscila Borges e Renira Gambarato, com a aplicação da fixação da crença em plataformas (“The role of beliefs and behavior on Facebook: a semiotic approach to algorithms, fake news, and transmedia journalism”, 2019); por fim, Kathryn Woodward (“Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual”, 2014) e Tomaz Tadeu da Silva (“A produção social da identidade e da diferença”, 2014) embasaram nossas análises sobre identidade e diferença, expandidas aqui para as análises de identidade política. Análises de conteúdo e análises de conversação são nossas principais diretrizes metodológicas. Foram coletados 50.858 tweets através de um código aberto e estes dados foram examinados de forma automatizada para serem categorizados e finalmente reduzidos a 755 publicações. Observamos as interações, analisando como o espectro político promove o debate público na plataforma, como entende o que compõe as próprias identidades da esquerda e como todas elas preservam diversidade entre si. Para isso, discutimos o algoritmo e apresentamos algumas affordances do Twitter, descrevendo como podem ser utilizadas para conversação ou não, de acordo com a apropriação de seu uso pelos usuários. Discutimos a formação e autocompreensão de identidade, especificamente a identidade política, e examinamos evidências disso nas publicações e interações de Wilson Gomes debatendo a esquerda, refletindo sobre ódio, ataque, intolerância e diversidade.
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    Entre a praia e as telas : a constituição do público na circulação midiática do “De Férias com o ex Caribe” no Twitter.
    (2023) Moreira, Marcella Souza; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Borges, Priscila Monteiro; Simões, Paula Guimarães
    Esta pesquisa tem como objetivo discutir a seguinte questão: como as interações dos telespectadores no Twitter sobre o De Férias com o Ex Caribe permitem observar a constituição de um público para o programa a partir de uma experiência coletiva e comunicacional de contato? Esse programa foi exibido pela MTV Brasil e pela Paramount+, entre 13 de janeiro a 31 de março de 2022, e mobilizou grande participação do público nas redes sociais digitais, em especial no Twitter. Observa-se, nessa pesquisa, que a circulação ampliada do reality show no Twitter expandiu o alcance do programa devido ao uso de uma segunda tela, que permitiu (e encorajou) a interatividade em tempo real, através de comentários online, hashtags e compartilhamento de conteúdo pelos telespectadores. Diante disso, busca-se compreender a emergência do público do programa no Twitter a partir das conversações síncronas e assíncronas referentes ao reality show, utilizando um conjunto de hashtags selecionadas para essa observação. Nesta pesquisa, entende-se o público como mutável, dinâmico e emergente das interações com o produto midiático, de forma que ele é mais do que um mero conjunto de pessoas, reconhecendo-os como sujeitos comunicacionais que se articulam relacionalmente por meio do contato com o produto midiático (modelo praxiólogico). O corpus deste trabalho foi constituído pelas hashtags mais destacadas no Twitter durante a transmissão do programa De Férias com o Ex Caribe, sendo elas: #DeFeriasCaribe, #DeFeriasComoEx e #ExNaMTV. A coleta abrangeu 20.266 tweets e foi realizada via plataforma Netlytic. Utiliza-se uma metodologia combinada de análise de conteúdo e análise de conversação, a fim de rastrear os temas recorrentes e o curso das interações travadas na plataforma. Para realizar a análise, essa pesquisa observa a articulação de três eixos: (1) o programa De férias com o Ex Caribe, com suas questões narrativas e discursivas; (2) a MTV, na condição de instância produtora e gerenciadora das redes sociais digitais do programa no Twitter, impulsionando hashtags e alimentando esse espaço de conteúdos referentes à emissão; e (3) o público do programa que se mobiliza no Twitter, estabelecendo interações vinculadas ao programa. Para analisar esses três eixos de forma articulada, foram criadas quatro categorias analíticas: O programa e as tensões dos relacionamentos amorosos; Os conflitos morais: o machismo, o vínculo amoroso esexual e a homoafetividade; A MTV, o programa e o público; O público e as interações. Percebe-se que interação entre a televisão e o Twitter exerce um papel central na experiência do telespectador, com suas interpretações influenciando a narrativa e vice-versa. Na análise, nota-se que o programa tenta gerenciar essas interações, como evidenciado pelo tom da narração, que se estende às ações da MTV e às interações na plataforma, resultando em um ciclo de influência mútua. Conclui-se que o público desempenha um papel essencial nacompreensão, disseminação e amplificação do conteúdo De Férias com o Ex Caribe no Twitter,sendo suas ações cruciais para aumentar o alcance e a visibilidade do programa.
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    Cartografia afetiva do Congado em Berilo - MG : territórios, tempos, tradições e sentidos compartilhados.
    (2023) Faria, Raissa Fernandes; Fonseca, Maria Gislene Carvalho; Fonseca, Maria Gislene Carvalho; Jácome, Phellipy Pereira; Tavares, Frederico de Mello Brandão
    Este trabalho produz e analisa narrativas em torno da manifestação religiosa e cultural do Congado no Médio Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, especificamente na cidade de Berilo. Essas narrativas estão manifestas em mapas afetivos produzidos de forma colaborativa com dois grupos de Congado do município: o Congado de Nossa Senhora do Rosário dos Quilombolas de Berilo e a Congada de São João Batista do Quilombo de Lagoa Ezequiel. Tem como métodos e éticas metodológicas processos cartográficos de deslocamentos e de mídia- processo. O objetivo é entender como os Congados de Berilo acionam temporalidades e territorialidades nos sentidos expressos por eles em seus mapas criados durante a pesquisa, tendo como referência para essa análise autores como Milton Santos (2006, 2014), Leda Maria Martins(2021) e Gilmar de Carvalho (2005). O trabalho constrói que os sentidos que o Congado tem para os grupos de Berilo e Lagoa são da possibilidade de uma existência livre, festiva e ancorada na ancestralidade. E, ainda, da necessidade de uma resistência e de um enraizamento com o território permanentes. São sentidos de uma tradição que é viva, que faz sentido no hoje para quem a pratica. O Congado é, para os grupos, uma maneira de resistir e de existir.
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    O lugar do(a) negro(a) sob um olhar decolonial : uma análise da série Atlanta.
    (2023) Nunes, Amanna Luiza de Brito; Coração, Cláudio Rodrigues; Coração, Cláudio Rodrigues; Tavares, Frederico de Mello Brandão; Soares, Rosana de Lima
    Esta pesquisa surge com o intuito de se explorar e discutir as questões raciais abordadas na série Atlanta, através de uma perspectiva temporal que busque analisar o lugar do(a) negro(a) sob um olhar decolonial. Diversas violências estruturais existentes na América - como o racismo - são decorrentes do processo de colonização europeu que ocorreu séculos atrás. Ainda que com suas especificidades em cada região, o racismo permanece como uma marca colonial que institui hierarquias raciais, sociais e culturais e que prossegue reduzindo e inferiorizando o modo de ser do não branco. A série em questão, ao apresentar vivências dos negros e negras da periferia da cidade de Atlanta (Georgia - EUA), traz pontos relevantes sobre a questão racial nos Estados Unidos e demonstra que ideias coloniais de raça permanecem na realidade atual. Dessa maneira, pretende-se com esta dissertação, realizar um estudo sobre de raça, colonialidade e decolonialidade, como forma de compreender a construção de hierarquias sociais que se mantêm nos países colonizados, sob uma lógica colonial. Além disso, a pesquisa também irá trabalhar aspectos dos estudos culturais e midiáticos, de modo a refletir acerca da estrutura de poder imbricada nas relações da mídia com a sociedade. Por fim, a pesquisa buscará compreender o lugar do negro no audiovisual e os estigmas e estereótipos endereçados a eles neste contexto. A partir de todo este acervo teórico, será realizada uma análise de quatro episódios da série Atlanta, com o objetivo de observar a maneira com que a obra atua na construção/desconstrução de estereótipos raciais e sistemas de opressão, no contexto da comunidade negra nos Estados Unidos da América.
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    A comunicação pública da ciência das TVs universitárias de Minas Gerais no contexto da desinfodemia.
    (2023) Barros, Kelen Maria Ribeiro de; Lopez, Debora Cristina; Lopez, Debora Cristina; Bianco, Nelia Rodrigues Del; Souza, Marcelo Freire Pereira de
    A presente proposta de pesquisa tem o objetivo de identificar o exercício de Comunicação Pública da Ciência pelas 23 TVs universitárias de Minas Gerais registradas no Mapa 4.0 da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) dentro do contexto da desinfodemia, termo que descreve a desinformação sobre a Covid-19 (POSETTI; BONTCHEVA, 2020a). Para tal finalidade, foi realizado o método da cartografia, um dos seis princípios do rizoma, teoria filosófica do modelo epistemológico apresentado por G. Deleuze e F. Guattari (1995). Por meio de pistas do método (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2009), como gestos atencionais (KASTRUP, 2009) e acompanhamento de processos (BARROS; KASTRUP, 2009), buscou-se ainda a identificação dos elementos da comunicação universitária na mídia televisão; da forma como as TVUs se organizam e os seus produtos; e dos espaços que as emissoras ocupam no contexto da Ecologia das Mídias (STRATE; BRAGA; LEVINSON, 2019). O trabalho cartográfico desenvolvido se baseia em dois momentos principais: na aplicação de questionários enviados às TVUs encontradas e na análise de uma amostra de programas produzidos pelas emissoras mineiras que participaram da pesquisa. Com um retorno de cerca de 65% destas TVUs, descobriu-se assim que 86,6% delas trabalharam na produção de conteúdos com a temática coronavírus dentro da perspectiva da divulgação científica, uma das estratégias de CP da Ciência (BUENO, 2010). Além disso, foi constatado que nas seis mesorregiões de Minas Gerais que se destacaram com o registro de pelo menos uma TVU de acordo com o Mapa 4.0 da ABTU houve o exercício de Comunicação Pública da Ciência, uma vez que os programas produzidos por elas atenderam às necessidades de interesse público (ZÉMOR, 2012), de apropriação dos aparatos tecnológicos e posterior tradução dos processos científicos para o público leigo (BRANDÃO, 2012), e de diálogo (ou de busca por ele) com a comunidade por meio do modelo de participação pública que a CP da Ciência envolve (CALDAS, 2011). Isso só foi alcançado porque todas as 15 TVUs mineiras que foram cartografadas estão dentro do panorama de Ecologia das Mídias se fazendo unanimamente presentes em alguma plataforma de mídia social que viabiliza a interação direta com os telespectadores.
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    Acontecimento e testemunho jornalístico : uma análise dos livros "Olga" e "Maria Bonita: sexo, violência e mulheres no cangaço".
    (2023) Fernandes, Elias Costa; Maia, Marta Regina; Maia, Marta Regina; Lage, Leandro Rodrigues; Barbosa, Karina Gomes
    Esta dissertação tem, como objeto de pesquisa, os livros “Olga” (2022), de Fernando Morais, e “Maria Bonita: sexo, violência e mulheres no cangaço” (2018), de Adriana Negreiros. Nosso objetivo é compreender de que modo as duas biografias jornalísticas puderam oferecer uma segunda vida a suas personagens, uma vida simbólica (QUÉRÉ, 2012), bem como entender em que medida essa segunda vida traz à tona memórias ignoradas ou excluídas devido a violências de gênero. Optamos pela análise de narrativa como nossa metodologia e definimos dois operadores metodológicos: a relação entre repórter e fontes; e a relação entre repórter e biografada, com inspiração no trabalho de Dayane Barretos (2017) e Ticiane Alves (2021). No primeiro deles, temos, como eixo operador, o testemunho na mídia (FROSH, PINCHEVSKI, 2009), no qual investigamos os processos de produção das biografias, buscando compreender como os autores se apropriam de relatos testemunhais. No segundo operador metodológico, temos, como eixo operador, o testemunho pela mídia (FROSH, PINCHEVSKI, 2009), no qual investigamos a reconstrução da experiência pelas narrativas construídas e a afetação causada por elas. Percebemos que os livros “Olga” e “Maria Bonita” oferecem uma segunda vida às suas personagens ao testemunharem, a partir da atividade jornalística, os acontecimentos que permearam a vida de ambas as mulheres. Tanto Morais quanto Negreiros, a partir de suas experiências relacionais, enquanto jornalistas, assumem uma postura ativa na dinâmica testemunhal e constituem, através da narrativa, os seus testemunhos. Os dois livros, além de evidenciar como o jornalismo opera em meio às disputas de narrativas, dão pistas sobre os modos de apropriação do testemunho do outro.
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    Afetos possíveis : circuitos afetivos em torno de personagens travestis negras em “Segunda Chamada” e “Manhãs de Setembro”.
    (2023) Sales, Giulian Pereira de; Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado; Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado; Silva, Pâmela Guimarães da; Carrera, Fernanda Ariane Silva
    Em um cenário de violência contra LGBTI+ no Brasil, esta pesquisa tem como objetivo entender quais são os afetos possíveis para travestis negras em uma sociedade estruturada por normas cisheterosexuais brancas. Por meio de uma análise crítica das interações das personagens Natasha, vivida por Lina Pereira, em “Segunda Chamada”, e Cassandra, vivida por Liniker, em “Manhãs de Setembro”, a pesquisa debate o papel pedagógico da mídia, tentando compreender se as personagens vivenciam, em suas narrativas, possibilidades afetivas que superem os dados de violência e morte que apontam as pesquisas realizadas pela ANTRA. A pesquisa utiliza-se do conceito de afetos estipulada por Baruch Spinoza (2007) e, posteriormente, trabalhada por Deleuze e Guattari (1992), Denilson Lopes (2004), Simone Cagnin (2008), Sara Ahmed (2015), Vladimir Satafle (2021) e outros pesquisadores. Ao perceber a obra de arte como um mundo de afetos, verificou-se que as séries acionam diferentes encontros de corpos e fazem reflexões e tensionamentos em torno de afetos das personagens em cenas, o que evidenciou os diferentes sistemas de subordinação que atravessam os corpos de Natasha e Cassandra. A pesquisa aprofundou-se na Teoria Queer, trazendo pensamentos em torno de Michael Warner (1993), Teresa de Lauretis (1987), Guacira Lopes Louro (2000), Eve Sedgwick (2007), Paul Preciado (2009), Guy Hocquenghem (2009), Monique Wittig (2010) e outros. Acionou-se, ainda, a interseccionalidade proposta por Kimberlé Crenshaw (1989), fazendo leituras a partir de Sueli Carneiro (2011), Jota Mombaça (2015), Achille Mbembe (2018), Lélia González (2020), bell hooks (2021), Cida Bento (2022) e Gevanilda Santos (2022). Por fim, foi necessário trazer a perspectiva decolonial a partir de Homi Bhabha (1998), Nelson Maldonado-Torres (2019), Walter Mignolo (2019). Para analisar as cenas, foi elaborado um protocolo analítico adaptado a partir de Felipe Viero Kolinski Machado (2022). Foi selecionada uma cena por episódio, pensando no momento de clímax do capítulo. A partir desse material, foi realizada uma análise crítica, em diálogo com os arcabouços teóricos listados. Compreendeu-se que a presença de Cassandra e Natasha diferem-se em muitos aspectos. Enquanto Cassandra proporciona uma reflexão em torno de circuitos afetivos, tensionando outras formas de promover encontros com corpos de travestis negras, Natasha oferece uma espetacularização das dores e violências sofridas por travestis negras no Brasil.
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    Beijo com paixão, crime com castigo : possibilidades de afeto gay em telenovelas da TV Globo.
    (2023) Moreira, Matheus Antonio; Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado; Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado; Homrich, Lalo Nopes; Rodrigues, André Iribure
    Esta pesquisa discute as possibilidades do afeto homossexual a partir das cenas de beijo entre personagens masculinos exibidas em produtos teledramatúrgicos produzidos pela TV Globo, reunindo discussões de gênero, sexualidades e masculinidades em uma lógica heteronormativa. Analisaremos 17 cenas de beijos gays, exibidas em 16 produções teledramatúrgicas. Buscamos compreender, o contexto na trama em que as personagens estão inseridas, os conflitos e as formas de opressão impostas a cada uma delas, assim como o perfil e as condições necessários para que o beijo seja possível. No primeiro capítulo apresentamos os estudos de gênero e sexualidade, ancorados nas proposições de Butler (2002;2012;2020), Lauretis (1994), Rubin (2017) sobre as dinâmicas de poder que regulam gênero e sexo na sociedade, também exploramos o desejo homossexual a partir de Hocqhenghem (2009) e Preciado (2009), assim como a lógica heteronormativa e masculinidades a partir de Connell (2013;2015;2016) e Machado (2017). No segundo capítulo trataremos da teoria afetiva apoiados em Espinosa (2015), Deleuze e Guattari (1991) e Freud (1967), encarando os afetos como uma relação de interação entre o corpo e o mundo, assim como parte da psique humana. Trataremos do gênero televisivo telenovela, seu papel de lugar de disputas pela produção e criação de sentidos e identidades a partir de Lopes (2002;2003;2004), e da inserção da temática da homossexualidade nos produtos teledramatúrgicos a partir de Peret (2005), Colling (2007) e Silva (2015). No terceiro capítulo apresentamos a metodologia adotada nesta pesquisa, e a partir perspectivas teóricas de Kellner (2001) propomos uma análise crítica cultural da mídia. Também apresentaremos o mapeamento das cenas de beijo LGBTQI+ realizado para a compor o corpus de análise. No quarto capítulo, realizaremos o trabalho de análise proposto para as 17 cenas. Acionaremos teóricos que dialoguem com os temas tratados, realizando uma discussão em torno dos temas identificados. Através dos dados referentes às cenas de beijo colhidos durante o trabalho de análise, observamos que prevalecem cenas que utilizam do amor romântico, do casamento ou relação análoga ao casamento, da restrição a espaços privados e do contexto de happy ending como respaldo para o beijo acontecer, assim como prevalecem as personagens brancas, jovens, de classe média ou alta e heteronormativas. Ao fim, realizaremos considerações sobre o trabalho de forma abrangente, e acerca dos dados apresentados, suas implicações, e demonstrando o potencial para futuras pesquisas contido no tema.
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    A arte de Emicida e a reescritura da história brasileira : uma análise decolonial de AmarElo.
    (2022) Oliveira, Yan Gabriel da Conceição; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Coração, Cláudio Rodrigues; Mafra, Rennan Lanna Martins
    Esta pesquisa busca investigar o projeto transmidiático “AmarElo”, do artista Emicida, a partir de uma perspectiva decolonial e afrodiaspórica. Ao considerarmos o rap como um ambiente propício para a racialização e a politização de um debate social, o objetivo desta pesquisa é compreender como o rapper Emicida tensiona a história brasileira e a memória oficial sobre a negritude no projeto transmidiático “AmarElo”. A construção conceitual parte dos sentidos mobilizados pelos estudos da decolonialidade, problematiza a noção de raça e como ela atua sobre a nossa história e discute como o rap proporciona reflexões de cunho sociopolítico e cultural relevantes para compreender o contexto social brasileiro. A partir deste horizonte articulamos três categorias para analisar o projeto, sendo elas: Retorno Memorialístico/Ferida Colonial, Desperta Decolonial e Ruptura Emocional. A partir dessa abordagem Emicida fala sobre violências e feridas, sem resumir a negritude a isso, utiliza emoções para tentar resgatar a humanidade roubada pela colonialidade na mesma medida em que desperta seus ouvintes para questionar a estrutura sistêmica e violenta que cerca a realidade brasileira.
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    Masterplano e redes de mediações : a festa de música eletrônica na pandemia de Covid-19.
    (2022) Siqueira, Sóstenes Reis; Cortez, Natália Moura Pacheco; Cortez, Natália Moura Pacheco; Alzamora, Geane Carvalho; Marra, Pedro Silva
    Este trabalho busca investigar a festa Masterplano em Chromakeyla Tour, que aconteceu na plataforma Shotgun Disdancing, no dia 27 de junho de 2020. A partir deste evento, pretendemos fazer uma pesquisa de cunho metodológico exploratório e descritivo em torno da plataforma supracitada, bem como analisar as suas especificidades e funcionalidades, visto que esta circunscreve uma rede de mediações em uma ecologia de plataformas – na qual a Masterplano está inserida. Trata-se de investigar os delineamentos das redes de mediações que se estabelecem nos entornos da plataforma Shotgun Disdancing, que se constitui como ambiência relevante para a realização de festa de música eletrônica da comunidade Masterplano e para o percurso das affordances nesta plataforma.
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    A criação de ambientes através do som : caminhos imersivos no podcast de storytelling ficcional "Contador de Histórias".
    (2022) Santos, Patrícia Consciente Pereira dos; Lopez, Debora Cristina; Lopez, Debora Cristina; Mesquita, Giovana Borges; Pessoa, Sônia Caldas
    Este trabalho realiza uma análise do podcast de storytelling ficcional brasileiro “Contador de Histórias”, tendo como principal direcionamento os elementos e estratégias que possam evidenciar o potencial imersivo dessa produção. A pesquisa se fundamenta a partir de discussões acerca do contexto do podcasting e suas diferentes possibilidades narrativas, bem como sobre a composição de um ambiente acústico que possa oferecer uma experiência imersiva em um universo ficcional. O trabalho também considera os diversos aspectos da paisagem sonora e os atributos que configuram os produtos sonoros analisados como audiodramas. Além disso, busca-se realizar uma observação dos elementos estruturantes da narrativa, em especial o próprio ambiente, capaz de caracterizar a narrativa ficcional no que se refere aos seus componentes espaço-temporais e psicológicos, o que pode ser percebido em diferentes meios, incluindo o sonoro. Mais especificamente na análise, realiza-se um estudo de caso, de natureza qualitativa, sobre quatro audiodramas independentes (cujos enredos se iniciam e terminam no mesmo episódio) produzidos e lançados pelo “Contador de Histórias” em 2016. Este estudo objetiva identificar como se constitui o ambiente ficcional sonoro e de que modo a imersividade pode se revelar nos audiodramas produzidos no podcast em questão. Ao longo do desenvolvimento teórico e dos procedimentos analíticos, percebeu-se que o “Contador de Histórias” pode ser observado em uma perspectiva complexa e multidimensional, e que as estratégias sonoras e não sonoras mobilizadas pelo podcast apresentaram todas as características previstas para designar o processo imersivo, as quais foram a sensação de presença no ambiente ficcional, a transposição de realidade e incorporação do mundo ficcional, e a função ativa do ouvinte. O percurso metodológico também permitiu notar que o ambiente ficcional e o potencial imersivo são componentes que se influenciam e se desenvolvem mutuamente ao longo da narrativa sonora.
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    Corpo-impresso na revista Trip : uma construção nacional refletida em corpos negros.
    (2022) Silva, Wigde Arcangelo da; Tavares, Frederico de Mello Brandão; Tavares, Frederico de Mello Brandão; Araújo, Valéria Maria Sampaio Vilas Bôas; Mafra, Rennan Lanna Martins
    Esta pesquisa reflete sobre como a revista brasileira Trip, voltada para o público masculino, se apropria de determinadas perspectivas da construção nacional de uma identidade e como essas ideias são refletidas na impressão dos corpos de sujeitos negros. Buscou-se entender como a colonialidade é uma fantasmagoria que perpassa a produção editorial a partir do espaço determinados às pessoas negras nas páginas das edições da revista Trip. Para tanto, tratou-se das diversas perspectivas da identidade nacional ao longo da história brasileira, tendo em vista como determinadas características atravessam a história sendo reinterpretadas e consolidadas no modo como o ser brasileiro é visto. Analisou-se de que maneira essas noções interferem na forma como determinados corpos podem ocupar o país. Além disso, a pesquisa problematizou sobre o corpo e seus significados sociais, considerando como a colonialidade pressiona que alguns lugares sejam ocupados para corpos de determinas raças e gêneros. O que envolveu pensar sobre o que significa um corpo ser estampando das páginas de uma revista, os processos editoriais e sociais que são acionados nesse movimento. Metodologicamente, o estudo analisou 21 matérias de 15 edições da revista Trip, a partir de um estudo prévio que envolveu uma observação panorâmica sobre mais de 200 edições do periódico, em suas três décadas de existência. No estudo do corpus, atentou-se para a construção de sentido sobre a identidade nacional e os corpos negros nas reportagens recortadas. A pesquisa conclui que a revista Trip enxerga o Brasil orientando-se por um posicionamento masculino, branco e heterossexual, o que reflete em fantasmagorias sobre os corpos das pessoas negras na revista, na tentativa de consolidar marcas da colonialidade sobre eles.
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    Ficção científica e tecnologias imaginadas : uma análise das tecnologias ciborguianas de “Ghost in the Shell: o fantasma do futuro”.
    (2022) Martins, Taiandir Vaz Penna; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Tárcia, Lorena Peret Teixeira; Laia, Evandro José Medeiros
    Nesta pesquisa, buscamos explorar as tecnologias presentes no filme de animação japonesa (Anime) Ghost in the Shell: O fantasma do futuro. Lançado em 1995 e dirigido por Mamoru Oshii, o filme em questão nos apresenta um futuro altamente tecnológico e repleto de desigualdades sociais. De todos os seus elementos tecnológicos, escolhemos dar destaque às tecnologias ciborguianas, tecnologias que, no filme, permitem o surgimento de ciborgues, seres nascidos da interseção de humano e máquina. Nosso objetivo foi compreender de que forma as tecnologias ciborguianas são apresentadas no filme e quais as suas implicações nesse universo ficcional. Para tal, nos apoiamos em uma base teórica que buscou refletir sobre a tecnologia e seus usos, os animes, a ficção científica e o advento dos ciborgues, conseguindo, assim, ter uma visão ampla sobre nosso objeto. Em meio a nossas referências, destacamos a importância da oposição da visão dos autores Donna Haraway e Ray Kurzweil, os quais foram fundamentais para a análise final dos dados. Como metodologia escolhemos a análise de conteúdo, sendo que, através desta, dividimos nosso objeto em 31 sequências e 219 segmentos. Às sequências aplicamos a descrição como forma de coleta de dados e aos segmentos aplicamos a codificação, baseada em 5 categorias de análise. Assim, a partir da codificação e da problematização e contextualização dos dados obtidos, elaboramos uma metodologia de natureza quanti-qualitativa. Como resultado de nossa análise, foi possível concluir que as tecnologias de GITS apresentam similaridades e distanciamentos com as tecnologias da vida real, sendo importante compreender os distanciamentos, tanto pelo caráter criativo das obras de ficção, quanto pelo distanciamento temporal entre a origem do objeto e esta pesquisa. A partir de um misto entre realidade e ficção, tais tecnologias nos apresentam um mundo focado no aprimoramento e na manutenção das estruturas de poder vigentes nesse mundo. Assim, ainda que seja possível subverter seus usos, podemos dizer que o cenário tecnológico do filme apresenta maior proximidade com os ideais liberais que criaram tal cenário do que com ideais revolucionários.
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    A encruzilhada da educação audiovisual : tempos e espaços de Olhares (Im)possíveis.
    (2022) Vilela, Raquel Augusto Satto; Rodrigues, Hila Bernadete Silva; Rodrigues, Hila Bernadete Silva; Migliorin, Cezar Avila; Coração, Cláudio Rodrigues
    Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre as temporalidades e espacialidades presentes, assim como as questões relacionadas à intersecção entre Educação, Cinema e Comunicação. Para tanto, foi realizada uma análise do processo de produção audiovisual do coletivo Olhares (Im)possíveis, durante a realização do filme Ano 2020. O referencial teórico alia conceitos dessas três áreas, assim como outras das Ciências Humanas e Ciências Sociais, para construir um arcabouço que possibilite acessar a especificidade de atuação da educação audiovisual e suas características teórico-práticas e políticas, além de delimitar quais tempos e espaços serão considerados. A encruzilhada aparece como operador conceitual e analítico, à luz de epistemologias iorubá e bantu, para analisar a educação audiovisual enquanto um encontro entre sensibilidades e saberes que intersecciona tempos e espaços, proporcionando espaços de criação. O desenvolvimento da pesquisa passa pelo histórico do coletivo – suas bases teórico- práticas e as atividades realizadas –, além da história de Ouro Preto, cidade na qual a Olhares (Im)possíveis desenvolve suas ações. A análise, realizada a partir do contato com o coletivo e da observação das ações desenvolvidas, se divide em três eixos: os cruzamentos de tempo e espaço, práticas educomunicativas, reflexões subjetivas e coletivas suscitadas pelo processo de produção.
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    Beyoncé sob uma lente interseccional : uma análise das representações de mulheres negras em Lemonade, Homecoming e Black is King.
    (2022) Roza, Sandra Rita de Cássia; Silva, Karina Gomes Barbosa da; Silva, Karina Gomes Barbosa da; Carrera, Fernanda Ariane Silva; Mariano, Agnes Francine de Carvalho
    Este estudo visa analisar as representações de mulheres negras nos álbuns visuais Lemonade (2016) e Black is King (2020) e no documentário Homecoming (2019), da cantora estadunidense Beyoncé, sob uma lente interseccional própria. Para isso, foi escolhido como método de pesquisa a análise fílmica, a partir da abordagem metodológica dos estudos culturais, especificamente o protocolo de codificação e decodificação desenvolvido por Stuart Hall (2003), aplicado sob uma abordagem atual feminista negra interseccional, afro diaspórica, latino-americana, antirracista e jovem. As matrizes conceituais estão ancoradas em AKOTIRENE (2018), ALMEIDA (2019), BENTO (2002), CARRERA (2020), CRENSHAW (1989; 2002; 2004; 2016), DIANGELO (2020), ESCOSTEGUY (2007), FANON (2008), HALL (1997; 2003; 2006), HANNAH- JONES (2019), KILOMBA (2016), LORDE (1980), ROZA (2018), SODRÉ (1999), SCHUCMAN (2012; 2020) e TELLES (2012). A escolha pela lente própria foi feita considerando o lugar de fala da pesquisadora: uma mulher negra jovem, feminista negra interseccional, latina americana, diaspórica e antirracista. Antes de iniciar a análise, foi realizado um aprofundamento teórico sobre relações étnico-raciais, saúde mental, branquitude, comunicação, racismos, feminismo negro, interseccionalidade e representações, e nos contextos sócio-históricos desses assuntos no Brasil e Estados Unidos. A partir das análises foi possível perceber que os três trabalhos se encontram, principalmente, no feminismo negro, no recuperar as referências e histórias de mulheres negras, seja nos EUA, na diáspora ou no continente africano. Em mostrar aquelas que também tiveram protagonismos em lutas antirracistas, mas que ficaram apagadas desse processo. Em trazer representações que conectem as futuras gerações para que elas “Sejam o que podem ver” (EDELMAN, 1959), em deixar um legado, apontar possíveis sinais de caminhos a seguir, questionar, investigar e reformular rotas e direções e criar outros sinais e códigos.