Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12951
Title: Leslie e Ofelia, meninas que ousam sair do quarto : espaço, feminilidade e corpo em Ponte para Terabítia e O labirinto do fauno.
Other Titles: Leslie and Ofelia, girls who dare to walk out of the bedroom : space, femininity and the body in Bridge to Terabithia and Pan's Labyrinth.
Authors: Silva, Karina Gomes Barbosa da
Keywords: Cinema
Issue Date: 2020
Citation: SILVA, K. G. B. da. Leslie e Ofelia, meninas que ousam sair do quarto: espaço, feminilidade e corpo em Ponte para Terabítia e O labirinto do fauno. Mídia e Cotidiano, v. 14,n. 1, p. 133-156, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38707>. Acesso em: 27 set. 2020.
Abstract: Este artigo investiga os modos pelos quais a tecnologia de gênero do cinema opera em produtos culturais que veiculam representações de meninas desafiadoras das narrativas da contenção patriarcal e de feminilidade hegemônica. Para tanto, parte de uma análise cultural crítica de inflexão feminista das protagonistas dos filmes Ponte para Terabítia e O labirinto do fauno, Leslie e Ofelia, respectivamente, cotejando os estudos feministas de inflexão culturalista, sobretudo, assim como teorias do cinema. O trabalho busca refletir acerca de representações cinematográficas que articulam o ser-menina com uma temporalidade, mas também com os espaços percorridos pelas personagens. Em ambos os filmes, o dispositivo pedagógico cinematográfico oferece lições para esses corpos que ousam ocupar espaços que não lhes pertencem.
metadata.dc.description.abstracten: This article investigate the ways in which technology of gender operates in cultural products that convey representations of girls who challenge the narratives of patriarchal restraint and hegemonic femininity. In order to achieve this, we employ a feminist critical cultural analysis of the protagonists of the films Bridge to Terabithia and Pan's Labyrinth, Leslie and Ofelia, respectively, using the feminist studies of culturalist inflection, as well as cinema theories. I aim to reflect on cinematic representations that articulate girlhood with a sense of temporality, but also with the spaces covered by the characters, also trying to understand how these bodies occupy such spaces. In both movies, the cinematic pedagogical device offers lessons for these bodies that dare to occupy spaces that do not belong to them.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12951
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22409/rmc.v14i1.38707
ISSN: 2178-602X
metadata.dc.rights.license: O periódico Mídia e Cotidiano permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1693>. Acesso em: 17 mar. 2020.
Appears in Collections:DEJOR - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_LeslieOfeliaMeninas.pdf512,32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.