Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12747
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorLucindo, Nilzilene Imaculada-
dc.contributor.authorAraújo, Regina Magna Bonifácio de-
dc.date.accessioned2020-09-17T18:12:21Z-
dc.date.available2020-09-17T18:12:21Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationLUCINDO, N. I.; ARAÚJO, R. M. B. de. Pedagogos da SRE-OP: desvelando o perfil, as escolhas e a formação desses profissionais. Educação em Foco, v. 22, n. 36, p. 29-57, jan./abr. 2019. Disponível em: <http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2709>. Acesso em: 03 jul. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2317-0093-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12747-
dc.description.abstractEste artigo resulta de uma pesquisa de Mestrado que buscou conhecer quem são os pedagogos que atuam nas instituições de ensino público da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto. O estudo, de abordagem qualitativa, privilegiou a pesquisa documental, bibliográfica e de campo. Os dados foram coletados por questionário e entrevista e tratados pela análise de conteúdo. Identificamos que a escolha pela Pedagogia teve influência do curso de Magistério e que esses pedagogos são os especialistas de educação que se formaram na vigência do Parecer CFE nº 252/69, quando o curso estava estruturado por habilitações. A formação inicial teve cunho mais teórico que prático, com pouco incentivo à pesquisa e, quanto à formação continuada, os pedagogos hoje se formam participando de cursos, congressos, pesquisando, trocando experiências com outros profissionais e participam, também, das formações ofertadas aos docentes, pois não há uma formação específica para esses sujeitos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectPerfil profissionalpt_BR
dc.subjectFormação de pedagogospt_BR
dc.titlePedagogos da SRE-OP : desvelando o perfil, as escolhas e a formação desses profissionais.pt_BR
dc.title.alternativeTeachers from the SRE-OP: unveiling the profiles, choices and training of these professionals.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO periódico Educação em Foco permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1531>. Acesso em: 16 set. 2020.pt_BR
dc.description.abstractenThis article results from a Master’s research that sought to know more about the teachers that work in the public schools of the Ouro Preto Regional Education Superintendence. The study, with a qualitative approach, focused on documentary, bibliographic and field research. Data were collected by questionnaire and interviews and processed by content analysis. We identified that the choice for teaching was influenced by the Magisterium course and that these teachers are the education specialists who were formed while “Parecer CFE No. 252/69” was in effect, when the course was structured around licenses. The initial education was more theoretical than practical, with little incentive to research and, as for continuing education, teachers today are qualified by attending courses, conventions, researching, exchanging experiences with other professionals and also participating in the training offered to teachers, since there is no specific training for these professionals.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.24934/eef.v22i36.2709pt_BR
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PedagogosSREOPDesvelando.pdf772,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.