Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12747
Título : Pedagogos da SRE-OP : desvelando o perfil, as escolhas e a formação desses profissionais.
Otros títulos : Teachers from the SRE-OP: unveiling the profiles, choices and training of these professionals.
Autor : Lucindo, Nilzilene Imaculada
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Palabras clave : Perfil profissional
Formação de pedagogos
Fecha de publicación : 2019
Citación : LUCINDO, N. I.; ARAÚJO, R. M. B. de. Pedagogos da SRE-OP: desvelando o perfil, as escolhas e a formação desses profissionais. Educação em Foco, v. 22, n. 36, p. 29-57, jan./abr. 2019. Disponível em: <http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2709>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Resumen : Este artigo resulta de uma pesquisa de Mestrado que buscou conhecer quem são os pedagogos que atuam nas instituições de ensino público da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto. O estudo, de abordagem qualitativa, privilegiou a pesquisa documental, bibliográfica e de campo. Os dados foram coletados por questionário e entrevista e tratados pela análise de conteúdo. Identificamos que a escolha pela Pedagogia teve influência do curso de Magistério e que esses pedagogos são os especialistas de educação que se formaram na vigência do Parecer CFE nº 252/69, quando o curso estava estruturado por habilitações. A formação inicial teve cunho mais teórico que prático, com pouco incentivo à pesquisa e, quanto à formação continuada, os pedagogos hoje se formam participando de cursos, congressos, pesquisando, trocando experiências com outros profissionais e participam, também, das formações ofertadas aos docentes, pois não há uma formação específica para esses sujeitos.
metadata.dc.description.abstracten: This article results from a Master’s research that sought to know more about the teachers that work in the public schools of the Ouro Preto Regional Education Superintendence. The study, with a qualitative approach, focused on documentary, bibliographic and field research. Data were collected by questionnaire and interviews and processed by content analysis. We identified that the choice for teaching was influenced by the Magisterium course and that these teachers are the education specialists who were formed while “Parecer CFE No. 252/69” was in effect, when the course was structured around licenses. The initial education was more theoretical than practical, with little incentive to research and, as for continuing education, teachers today are qualified by attending courses, conventions, researching, exchanging experiences with other professionals and also participating in the training offered to teachers, since there is no specific training for these professionals.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12747
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.24934/eef.v22i36.2709
ISSN : 2317-0093
metadata.dc.rights.license: O periódico Educação em Foco permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1531>. Acesso em: 16 set. 2020.
Aparece en las colecciones: DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_PedagogosSREOPDesvelando.pdf772,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.