Refletindo sobre os contributos da calculadora a partir de uma experiência de formação com professores que ensinam matemática.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente relato tem como objetivo principal refletir sobre o uso da calculadora nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto utilizou-se uma abordagem de cunho qualitativo do tipo pesquisa participante, com a interação entre pesquisadores e membros da situação a investigar. O percurso de estudo foi desenvolvido em duas etapas: a aplicação de um questionário, com o intuito de conhecer a opinião dos professores de matemática do 4º e do 5º ano do ensino fundamental; e atividades diversas envolvendo a calculadora. A partir dessa experiência foi possível evidenciar que a utilização da calculadora em sala de aula favorece a elaboração de conjecturas, investigações, validações e o estabelecimento de caminhos lógicos na resolução de problemas, ações que contribuem para desenvolver o pensamento matemático dos aprendizes. Além disso, é importante ressaltar que, embora a calculadora seja um recurso acessível e conhecido por muitos professores, sua utilização nas práticas escolares tem sido pouco explorada. Concluiu-se que pode ser proposto em sala de aula o uso da calculadora, pois é um importante recurso que, aliado às intervenções do professor, pode ajudar no processo de aprendizagem da matemática.
Descrição
Palavras-chave
Anos iniciais
Citação
LONGO, C. A. C.; TINTI, D. S. Refletindo sobre os contributos da calculadora a partir de uma experiência de formação com professores que ensinam matemática. Revista Dynamis, Blumenau, v. 25, n. 1, p. 196-217, 2019. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/7704>. Acesso em: 18 jun. 2020.