Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11940
Título : Lápis, papel, GeoGebra e a Fórmula de Bháskara : uma experiência com alunos do nono ano.
Autor : Conceição, Thaynara Menezes Gandra
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Eder Marinho
Ferreira, Wenderson Marques
Palabras clave : GeoGebra - software
Equações
Funções - matemática
Tecnologia
Fecha de publicación : 2019
metadata.dc.contributor.referee: Martins, Eder Marinho
Ferreira, Wenderson Marques
Valério, Viviane Pardini
Souza, Gil Fidelix de
Torisu, Edmilson Minoru
Citación : CONCEIÇÃO, Thaynara Menezes Gandra. Lápis, papel, GeoGebra e a Fórmula de Bháskara: uma experiência com alunos do nono ano. 2019. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumen : As tecnologias digitais estão presentes no cotidiano dos alunos e isso muda a forma como eles se relacionam e aprendem. Por isso, faz-se necessária uma mudança nas práticas pedagógicas, sobretudo nas aulas de matemática. Esse estudo teve por objetivo apresentar propostas de atividades investigativas, envolvendo o conteúdo de funções quadráticas e demonstrar a fórmula de Bháskara, utilizando o software GeoGebra como recurso didático. Uma das atividades sugeridas foi aplicada em uma escola estadual da cidade de Ouro Preto - MG e em uma escola privada da cidade de Belo Horizonte - MG. Os dados foram coletados por meio de observações realizadas durante a aplicação e respostas dadas a um questionário. Os resultados mostram que os discentes compreenderam melhor a fórmula de Bháskara e o gráfico de uma função quadrática, e que a atividade investigativa pode ajudar a motivar o aluno e a aprimorar sua capacidade de argumentação
metadata.dc.description.abstracten: Digital technologies are present in students’ daily lives and this changes the way they engage in society and learn. Therefore, a change in pedagogical practices is necessary, especially in mathematics classes. This study aimed to propose investigative activities, involving the concept of quadratic functions, and to demonstrate Bháskara’s formula using GeoGebra software as a didactic resource. One of the suggested activities was applied in a public school in the city of Ouro Preto - MG and in a private school in the city of Belo Horizonte - MG. Data were collected through the observations made during the activity and the answers to a questionnaire. The results indicates that students better understand Bháskara’s formula and the graphic representation of a quadratic function, and that investigative activities can motivate them, improving their argument skills.
Descripción : Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11940
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/02/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Aparece en las colecciones: PROFMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_LápisPapelGeoGebra.pdf5,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons