A História dos Godos escrita por Jordanes : estudo e tradução.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A história dos godos de Jordanes, ou Getica, é a mais antiga das histórias restantes de um povo “bárbaro” pós-romano, mas o seu autor alega que ela seria um resumo da história gótica escrita por Cassiodoro, que não atravessou a Idade Média. A obra original foi supostamente escrita na Italia durante a década de 520 ou início da seguinte, quando Cassiodoro residia na corte dos reis ostrogodos, mas a de Jordanes foi escrita por volta de 550, em Constantinopolis. Nosso trabalho consiste em uma análise crítica da Getica, acompanhada da sua tradução para o Português, realizada com o auxílio da Linguística Sistêmico-Funcional. Os principais elementos da nossa análise são: (1) A narrativa de Jordanes acerca da ascensão gótica reflete mudanças de longo-termo na estrutura militar do Império Romano; (2) os godos são enaltecidos através de um dispositivo retórico que criou uma oposição entre “bons” e “maus” bárbaros; (3) Jordanes tinha um conhecimento limitado dos eventos que ocorreram após o ponto final da obra de Cassiodoro.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Jordanes - sec VI, Gôdos, Historiografia, História antiga
Citação
SARTIN, Gustavo Henrique Soares de Souza. A História dos Godos escrita por Jordanes: estudo e tradução. 2019. 242 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.