Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11446
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorBosco, Cláudia Starling-
dc.contributor.authorTorisu, Edmilson Minoru-
dc.contributor.authorSilva, Ana Carolina Araújo da-
dc.date.accessioned2019-06-06T12:53:14Z-
dc.date.available2019-06-06T12:53:14Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBOSCO, C. S.; TORISU, E. M.; SILVA, A. C. A. da. Da defesa da tese à posse : a inserção de recém-doutores como docentes em universidades federais. NUANCES, Presidente Prudente, v. 29, n. 1, p.53-72, jan./abr. 2018. Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5545>. Acesso em: 19 mar. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2236-0441-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11446-
dc.description.abstractEste artigo problematiza o processo de inserção de recém doutores na carreira docente em instituições federais brasileiras. Discute a trajetória acadêmico-profissional vivenciada por cinco professores que atuam em diferentes cursos de licenciatura. Os sujeitos são egressos de um programa de pós-graduação de uma universidade federal. A investigação, de natureza qualitativa, teve como principal instrumento de coleta de dados as (auto)biografias escritas. Constata-se que os docentes reconhecem que a inserção no magistério superior em universidades federais é um objetivo difícil de ser alcançado, que necessita de planejamento e disponibilidade de tempo, mas ao mesmo tempo, reflete processos de socialização com seus pares diante das angústias e incertezas vivenciadas no âmbito pessoal, familiar, econômico, acadêmico e profissional. Torna-se fundamental discutir as condições que são oferecidas pelas universidades aos doutorandos, bem como as condições para o processo de inserção de recém-doutores no magistério superior.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleDa defesa da tese à posse : a inserção de recém-doutores como docentes em universidades federais.pt_BR
dc.title.alternativeFrom the defense of thesis to the possession : the insertion of post-graduation as teachers in federal universities.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseA Revista Nuances: Estudos Sobre Educação permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/916>. Acesso em: 27 mar. 2019.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.5545pt_BR
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DefesaTesePosse.pdf251,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.