Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11438
Título : Um panorama teórico/reflexivo sobre o programa etnomatemática.
Autor : Lopes Júnior, José Erildo
Rosa, Milton
Palabras clave : Cultura
Currículo trivium
Educação matemática
Ação pedagógica
Ethnomathematics
Fecha de publicación : 2018
Citación : LOPES JÚNIOR, J. E.; ROSA, M. Um panorama teórico/reflexivo sobre o programa etnomatemática. Educação Matemática Em Foco, v. 7, p. 11-38, 2018. Disponível em: <http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/article/view/4513>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Resumen : Pretende-se, nesse artigo teórico, abordar aspectos teóricos que norteiam o Programa Etnomatemática. Inicialmente, o artigo traz a concepção da raiz etimológica que fundamenta o termo Etnomatemática. Depois, destaca o reconhecimento da identidade cultural e da historicidade dos alunos, visando à for- mação integral dos indivíduos, o exercício da cidadania e o estímulo ao desenvolvimento da criatividade. Em seguida, apresenta algumas visões (filosófica, política e pedagógica) existentes de investigadores que possuem em relação à concepção do Programa Etnomatemática. Na sequência, relacionamos a teoria Lakatosiana como uma metodologia adequada para o Programa Etnomatemática. Por último, abordamos a cultura na sala de aula de matemática e finalizamos com o curriculum trivium proposto por D’Ambrosio como uma resposta para indivíduos preocupados com a colonização de ideias matemáticas.
metadata.dc.description.abstracten: This article intends to address theoretical aspects that guide the Ethnomathematics Program. Initially, the article discusses the conception of the etymological root of the term Ethnomathematics. It then high- lights the recognition of the cultural identity and the historicity of the students, aiming at the integral development of the individuals, their ability to exercise citizenship, and the stimulus to the development of creativity. It then presents views (philosophical, political and pedagogical) of investigators who have in relation to their attention to the design of the Ethnomathematics Program. In the sequence, we relate the Lakatosian theory as an adequate methodology for the Ethnomathematics Program. Finally, we approach culture in the mathematics classrooms and we end with how the curriculum trivium proposed by D’Am- brosio is an answer to individuals who are concerned with colonization of mathematical ideas.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11438
ISSN : 1981-6979
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados pela Revista Educação Matemática em Foco estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Educação Matemática em Foco <http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/index>. Acesso em: 27 mar. 2019.
Aparece en las colecciones: DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_PanoramaTeóricoReflexivo.pdf366,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.