Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11399
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Gelindo Martineli-
dc.contributor.authorRosa, Milton-
dc.contributor.authorViana, Marger da Conceição Ventura-
dc.date.accessioned2019-06-03T17:29:44Z-
dc.date.available2019-06-03T17:29:44Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationALVES, G. M.; ROSA, M.; VIANA, M. da C. V. Promovendo o desenvolvimento da educação financeira em uma perspectiva Etnomatemática. Journal of Mathematics and Culture, v. 11, n. 2, p. 22-42, out. 2017. Disponível em: <https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2017/10/article2_gelindo_milton_marger.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1558-5336-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11399-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi conduzida com 35 alunos do oitavo ano de uma escola pública. O principal objetivo foi verificar as contribuições do Programa Etnomatemática para a formação da cidadania dos alunos com atividades relacionadas com a Educação Financeira. A base teórica da etnomatemática buscou verificar o elo entre o conhecimento matemático cotidiano dos alunos com aquele institucionalizado nas escolas. A coleta, a análise e a interpretação dos dados foram realizadas com a metodologia do estudo misto. Os resultados apontaram para a necessidade de os professores desenvolverem atividades relacionadas com a Educação Financeira com fundamentação no Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da cidadania dos alunos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsrestritopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEstudo do Método Mistopt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectMixed Methods Studypt_BR
dc.titlePromovendo o desenvolvimento da educação financeira em uma perspectiva etnomatemática.pt_BR
dc.title.alternativePromoting the development of financial educational in an ethnomathematical perspective.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.description.abstractenThis research was conducted with a group of 35 eighth graders in a public school. The main objective was to investigate the contributions of the Ethnomathematics Program for the development of student citizenship with activities related to Financial Education. The theoretical basis of ethnomathematics sought to check the link between students daily mathematical knowledge with the institutionalized school knowledge. The collection, analysis, and interpretation of data were performed by using the mixed methods study. The results of this research point to the need for teachers to develop activities related to Financial Education that are substantiated by Ethnomathematics Program for the development of students citizenship.pt_BR
dc.identifier.uri2https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2017/10/article2_gelindo_milton_marger.pdfpt_BR
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PromovendoDesenvolvimentoEducação.pdf
  Restricted Access
404,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.