Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11391
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorJanuario, Gilberto-
dc.date.accessioned2019-06-03T16:44:04Z-
dc.date.available2019-06-03T16:44:04Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSANTOS, G. J. dos. Análise de livro didático e a prática pedagógica do professor que ensina matemática. Horizontes – Revista de Educação, Dourados, v. 6, n. 11, p. 31-46, jan./jun. 2018. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8353>. Acesso em: 19 mar. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2318-1540-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11391-
dc.description.abstractNeste artigo, evidenciamos o recorte de um projeto de pesquisa que teve por objetivo o estudo das contribuições da análise de livro didático para a prática pedagógica do professor que ensina Matemática. Em sua prática pedagógica, dentre outras ações, cabe ao professor conceber um tratamento adequado aos conteúdos matemáticos para que esses possam se tornar potencialmente significativos aos alunos. Porém, quais elementos teóricos estão à disposição do professor para selecionar e desenvolver o rol de conteúdos matemáticos? De que modo essa ação contribui para a sua prática pedagógica? Essas questões nos motivaram a analisar, pela perspectiva da Teoria Antropológica do Didático, como três livros didáticos abordam o conceito de Função para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e que elementos promovem a (re)construção da prática pedagógica do professor que ensina Matemática.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectCurrículo de matemáticapt_BR
dc.titleAnálise de livro didático e a prática pedagógica do professor que ensina matemática.pt_BR
dc.title.alternativeTextbook analysis and pedagogical practice of the teacher who teaches mathematics.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados no periódico Horizontes: Revista de Educação estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Horizontes: Revista de Educação <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 mar. 2019.pt_BR
dc.description.abstractenIn this article, we show the cut of a search project that had for goal, the study of contribuitions at the textbook analysis for the pedagogical practice of the teacher wo teaches Mathematics. In its pedagogical practice, among other actions, it is up to the teacher to grant a suitable treatment to the mathematics contentes for them to become potentially significant to the students. Although, which theoretical elements are at disposal to the teacher to select and develop the list of mathematics contentes? In which way this action contributes for his pedagógica practice? Those questions, motivated us to analyze, by the Anthropological Teaching Theory perspective, so three textbooks approach the concepts of Function for students from 9th grade and which elements promote the (re)construction of pedagogical practice of the teacher who teaches mathematics.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.30612/hre.v6i11.8353pt_BR
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AnáliseLivroDidático.pdf539,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.