Desafios da prática docente universitária na educação a distância.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O artigo busca compreender a prática pedagógica de professores recém-doutores durante suas primeiras experiências na educação a distância, tendo como foco principal a formação docente no contexto universitário. Buscamos refletir sobre os desafios enfrentados pelos sujeitos investigados analisando suas narrativas escritas após as primeiras experiências na docência na EaD. Os estudos sobre narrativas (auto)biográficas balizam metodologicamente a coleta e análise de dados. Ao revisitarem suas trajetórias de inserção na EaD, os sujeitos têm a oportunidade de construírem e reconstruírem seus saberes sobre a docência no contexto universitário. Sabemos que as tecnologias têm favorecido novas concepções sobre o que é ensinar, foco da Didática. Os resultados apontam a necessidade e a urgência de formação docente no que se refere à educação a distância universitária.
Descrição
Palavras-chave
EaD, Prática pedagógica, Formação docente no Ensino Superior, Teacher training in Higher Education, Pedagogical practice
Citação
BOSCO, C. S.; SANTOS, M. de O.; TORISU, E. M. Desafios da prática docente universitária na educação a distância. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 1, p. 208-225, jan./abril. 2018. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7769>. Acesso em: 19 mar. 2019.