Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11390
Title: Desafios da prática docente universitária na educação a distância.
Other Titles: Challenges of university teaching practice in distance education.
Authors: Bosco, Cláudia Starling
Santos, Marilza de Oliveira
Torisu, Edmilson Minoru
Keywords: EaD
Prática pedagógica
Formação docente no Ensino Superior
Teacher training in Higher Education
Pedagogical practice
Issue Date: 2018
Citation: BOSCO, C. S.; SANTOS, M. de O.; TORISU, E. M. Desafios da prática docente universitária na educação a distância. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 1, p. 208-225, jan./abril. 2018. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7769>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Abstract: O artigo busca compreender a prática pedagógica de professores recém-doutores durante suas primeiras experiências na educação a distância, tendo como foco principal a formação docente no contexto universitário. Buscamos refletir sobre os desafios enfrentados pelos sujeitos investigados analisando suas narrativas escritas após as primeiras experiências na docência na EaD. Os estudos sobre narrativas (auto)biográficas balizam metodologicamente a coleta e análise de dados. Ao revisitarem suas trajetórias de inserção na EaD, os sujeitos têm a oportunidade de construírem e reconstruírem seus saberes sobre a docência no contexto universitário. Sabemos que as tecnologias têm favorecido novas concepções sobre o que é ensinar, foco da Didática. Os resultados apontam a necessidade e a urgência de formação docente no que se refere à educação a distância universitária.
metadata.dc.description.abstracten: The present paper aims to understand the pedagogical practice of newly doctoral graduated teachers during their first experiences in distance learning, focusing mainly on teacher training in the university context. We seek to pounder on the challenges faced by the investigated subjects analyzing their written narratives after the first experiences teaching in distance education. Studies on (auto)biography narratives methodologically guide the collection and analysis of data. When revisiting their paths of insertion in distance education, the subjects have the opportunity to build and reconstruct their knowledge about teaching in the university context. We do know that technologies have favored new conceptions of what it is to teach, which is what Didactics is focused on. The results point out the necessity and urgency for teacher training regarding university distance education
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11390
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7769
ISSN: 2316-3100
metadata.dc.rights.license: A Revista Momento - Diálogos em Educação permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/221>.Acesso em: 27 mar. 2019. .
Appears in Collections:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_DesafiosPráticaDocente.pdf378,99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.