Propondo um currículo trivium fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem.

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Data
2018
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Resumo
Existe a necessidade da proposição de um currículo baseado na etnomatemática que encoraje os professores na identificação das práticas de ensino e aprendizagem e as suas ações pedagógicas. O objetivo geral desse trabalho teórico é discutir a proposta pedagógica fundamentada no currículo Trivium proposto por D’Ambrosio, composto pela literacia, materacia e tecnoracia, que possbilita o desenvolvimento de atividades escolares embasadas na etnomatemática e na modelagem. Nesse currículo, a literacia é a capacidade que os alunos possuem de processar as informações presentes em suas vidas diárias; a materacia é a capacidade que os alunos possuem de interpretar e analisar os sinais e códigos com o objetivo de propor modelos matemáticos para encontrar soluções para os problemas enfrentados diariamente e a tecnoracia é a capacidade que os alunos possuem de utilizar e combinar diferentes instrumentos para auxiliá-los na resolução desses problemas. Nesse currículo, a numeracia também desempenha um papel importante para o seu desenvolvimento.
Descrição
Palavras-chave
Literacia, Materacia, Tecnoracia, Numeracia, Literacy
Citação
ROSA, M.; OREY, D. C. Propondo um currículo trivium fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem. Revista Educação Matemática em Foco, v. 7, n. 2, p. 63-98, 2018. Disponível em: <http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/article/view/4116>. Acesso em: 19 mar. 2019.