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Título: Propondo um currículo trivium fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem.
Título(s) alternativo(s): Proposing a trivium curriculum grounded in an ethnomathematical and modelling perspectives.
Autor(es): Rosa, Milton
Orey, Daniel Clark
Palavras-chave: Literacia
Materacia
Tecnoracia
Numeracia
Literacy
Data do documento: 2018
Referência: ROSA, M.; OREY, D. C. Propondo um currículo trivium fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem. Revista Educação Matemática em Foco, v. 7, n. 2, p. 63-98, 2018. Disponível em: <http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/article/view/4116>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Resumo: Existe a necessidade da proposição de um currículo baseado na etnomatemática que encoraje os professores na identificação das práticas de ensino e aprendizagem e as suas ações pedagógicas. O objetivo geral desse trabalho teórico é discutir a proposta pedagógica fundamentada no currículo Trivium proposto por D’Ambrosio, composto pela literacia, materacia e tecnoracia, que possbilita o desenvolvimento de atividades escolares embasadas na etnomatemática e na modelagem. Nesse currículo, a literacia é a capacidade que os alunos possuem de processar as informações presentes em suas vidas diárias; a materacia é a capacidade que os alunos possuem de interpretar e analisar os sinais e códigos com o objetivo de propor modelos matemáticos para encontrar soluções para os problemas enfrentados diariamente e a tecnoracia é a capacidade que os alunos possuem de utilizar e combinar diferentes instrumentos para auxiliá-los na resolução desses problemas. Nesse currículo, a numeracia também desempenha um papel importante para o seu desenvolvimento.
Resumo em outra língua: Here, the authors discuss the necessity for proposing an ethnomathematics-based curriculum that encourages teachers to identify learning-teaching practices and its pedagogical actions. The main objective of this theoretical paper is to outline a proposal grounded on D’Ambrosio’s Trivium curriculum composed of literacy, matheracy, and technoracy that encourages the development of school activities based on ethnomathematics and modelling foundations. In this curriculum, literacy is the capacity students possess to process information present in their daily lives, matheracy is the capacity students possess to interpret and analyze signs and codes in order to propose mathematical models to find solutions for problems faced daily, and technoracy is the capacity students possess to use and combine different instruments in order to help them to solve these problems. In this curriculum, numeracy also plays an important role in its development.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11379
ISSN: 1983-3156
Licença: Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial. Fonte: Educação Matemática Pesquisa <http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about/submissions#copyrightNotice> Acesso em: 07 nov. 2016.
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