Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11034
Título: O lúdico no ensino de física : eletrostática via quadrinhos.
Autor(es): Lacerda, Paloma Cristina de Carvalho
Orientador(es): Nunes, Maria Eugenia Silva
Palavras-chave: Aprendizem
Histórias em quadrinhos
Data do documento: 2019
Membros da banca: Nunes, Maria Eugenia Silva
Dickman, Adriana Gomes
Souza, Gilmar Pereira de
Referência: LACERDA, Paloma Cristina de Carvalho. O lúdico no ensino de física : eletrostática via quadrinhos. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.
Resumo: Neste trabalho produzimos uma sequência didática que tem como objetivo ensinar conceitos de carga elétrica e eletrização via estratégias de ensino diversificadas, sendo a principal ferramenta didática, as Histórias em Quadrinhos (HQs). As HQs foram escolhidas por estarem presentes no cotidiano da maioria dos estudantes desde a infância. Além disso, os estudantes associam as HQs com uma atividade lúdica e prazerosa. As Histórias em Quadrinhos trazem muitas características positivas que podem ser utilizadas no ambiente escolar, pois, tradicionalmente, elas são um meio de comunicação de fácil acesso, familiar ao aluno e com um formato literário bastante universal. Como nos dias de hoje, os games, aplicativos na internet, vídeos e TV são muito utilizados e sedutores para os estudantes, resgatar o gosto pela leitura é algo extremamente desafiador. A sequência didática consiste de dez aulas de 50min. A primeira aula tem caráter exploratório com o objetivo de detectar subsunçores presentes na estrutura cognitiva dos estudantes sobre conceitos relativos à eletricidade e eletrostática. O fio norteador dessa aula foi um questionário. A segunda e terceira aulas tratam dos modelos atômicos e história do átomo por meio de vídeo, HQs e atividade consistindo da representação dos modelos atômicos pelos alunos utilizando massa de modelar sobre cartolina. Na quarta aula são apresentados os conceitos de carga elétrica e processos de eletrização por atrito, contato e indução utilizando-se slides e HQs. A quinta aula aborda os conceitos de conservação da carga nos processos de eletrização, além da atração e repulsão de corpos carregados. Nessa aula utiliza-se a simulação PhET Balões e Eletricidade Estática e um questionário/roteiro investigativo. A sexta aula é composta de experimentos de baixo custo sobre eletrização. Na sétima aula é utilizado o artigo “Por que o pólen adere à abelha? E por que ele salta para o estigma?”, que mostra que a polinização é feita via processo de eletrização. As últimas três aulas são referentes à oficina para confecção de HQs pelos estudantes. O referencial teórico desse trabalho é a aprendizagem significativa de Ausubel e a aprendizagem significativa crítica de Moreira, portanto, a sequência didática foi desenvolvida de tal maneira que uma aula servisse como organizador prévio da próxima. A pesquisa foi aplicada numa escola da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais com alunos do 3º ano do Ensino Médio. Como indicadores de aprendizagem significativa nós avaliamos os resultados dos questionários e as falas das tirinhas (HQs) confeccionadas pelos próprios alunos sobre os temas: história da eletricidade, história do átomo, carga elétrica e processos de eletrização.A análise das HQ’s produzidas pelos estudantes foi feita via modelo de categorização analítica de Bardin. Para a categorização das HQs foram estabelecidas as categorias de conceitos: História da Eletricidade, Princípio da Eletrostática, Modelos Atômicos, Eletrização e Energia Elétrica. Observamos que as estratégias utilizadas nas 10 aulas da sequência didática proporcionaram a compreensão dos conceitos abordados, o que ficou evidenciado nos registros das falas citadas nas HQs da maioria dos estudantes.
Resumo em outra língua: In this work we produce a didactic sequence from the perspective of Meaningful Learning Theory to teach concepts of Eletrostatics consider many teaching strategies, being the primary teaching tool, the Comics. The Comics were chosen because they are present in the daily life of the majority of the students since childhood. In addition, the students associate the HQs with a playful and enjoyable activity. The comics bring many positive characteristics that can be used in class, mainly because they are a means of communication within easy access, familiar to the student and with an universal literary format. Currently the games, applications, videos, and TV are much used and attractive for students, so rescue the appreciation for reading is a challenger. The didactic sequence consists of ten classes of 50 min. The first meeting class has the objective of detecting subsunçores present in the cognitive structure of students relative to concepts related to Electricity and Electrostatics. The second and third meeting aims to study the atomic models and the history of the atom by video and Comics. Also the students use the modeling clay to represent some atomic models. In the fourth meeting are presented the concepts of electrical charge and eletrostatical processes using slides and Comics. The fifth meeting is used to discusses the concepts of conservation of charge via PhET simulation presented in the site of the University of Colorado. In the sixth meeting the students do several experiments about Elestrostatic Process. Besides that is presented an article about pollination and its relation with eletric charges. The last three meetings are reserved to a workshop to produce Comics about the studied concepts. The research was applied to one public school of Minas Gerais in Brazil with students of the last year of high school. The analysis of the Comics produced by the students was made via Bardin's analytical categorization model. The following categories of concepts were established: History of Electricity, Principle of Electrostatics, Atomic Models and Electricity. We observed by the analysis of the Comics that the strategies used in the 10 meetings indications of Meaningful Learning.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11034
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 08/04/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_LúdicoEnsinoFísica.pdf9,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_LúdicoEnsinoFísica.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons