Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10138
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDiehl, Danielle-
dc.contributor.authorMartins, Nair Prata Moreira-
dc.date.accessioned2018-09-10T14:17:15Z-
dc.date.available2018-09-10T14:17:15Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationDIEHL, D.; MARTINS, N. P. M.. Relacionamento com o torcedor : as estratégias comunicativas do XV de Piracicaba no Facebook. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. 14, p. 173-187, 2018. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/39896>. Acesso em: 27 jul. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn18078931-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10138-
dc.description.abstractEste trabalho pretende analisar e entender como são estabelecidas as relações de comunicação entre clubes de futebol e torcedores através de mídias sociais, especificamente pelo Facebook. O objeto é o clube XV de Piracicaba, sediado na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo. Por meio da literatura que referencia o campo estudado e de pesquisa no perfil do clube no Facebook, buscou-se entender como essa plataforma na internet estabelece e promove a relação clube-torcedor. A coleta consistiu em quinze dias de análise profunda em todas as postagens da fanpage onde foi possível entender a relação comunicativa do XV com os torcedores. Concluiu-se que o clube trabalha de forma eficiente e procura sempre estar próximo do torcedor através do Facebook.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsrestritopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subjectSoccerpt_BR
dc.titleRelacionamento com o torcedor : as estratégias comunicativas do XV de Piracicaba no Facebook.pt_BR
dc.title.alternativeRelationship with the soccer fans : the communicative strategies of the XV de Piracicaba on Facebook.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.description.abstractenThis paper intends to analyze and understand how the communication relations between soccer clubs and fans through social media, specifically through Facebook, are established. The object is the XV de Piracicaba, headquartered in the city of Piracicaba, São Paulo. Through the literature that references the field studied and research in the profile of the club on Facebook, we sought to understand how this platform on the internet establishes and promotes the club-supporter relationship. The collection consisted of fifteen days of deep analysis in all fanpage posts where it was possible to understand the communicative relationship of the XV with the fans. It was concluded that the club works efficiently and seeks to always be close to the supporter through Facebook.pt_BR
dc.identifier.uri2http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/39896pt_BR
Appears in Collections:DECSO - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_RelacionamentoTorcedorEstratégias.pdf
  Restricted Access
304,25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.