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Título: Relacionamento com o torcedor : as estratégias comunicativas do XV de Piracicaba no Facebook.
Título(s) alternativo(s): Relationship with the soccer fans : the communicative strategies of the XV de Piracicaba on Facebook.
Autor(es): Diehl, Danielle
Martins, Nair Prata Moreira
Palavras-chave: Redes sociais
Futebol
Social networks
Soccer
Data do documento: 2018
Referência: DIEHL, D.; MARTINS, N. P. M.. Relacionamento com o torcedor : as estratégias comunicativas do XV de Piracicaba no Facebook. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. 14, p. 173-187, 2018. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/39896>. Acesso em: 27 jul. 2018.
Resumo: Este trabalho pretende analisar e entender como são estabelecidas as relações de comunicação entre clubes de futebol e torcedores através de mídias sociais, especificamente pelo Facebook. O objeto é o clube XV de Piracicaba, sediado na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo. Por meio da literatura que referencia o campo estudado e de pesquisa no perfil do clube no Facebook, buscou-se entender como essa plataforma na internet estabelece e promove a relação clube-torcedor. A coleta consistiu em quinze dias de análise profunda em todas as postagens da fanpage onde foi possível entender a relação comunicativa do XV com os torcedores. Concluiu-se que o clube trabalha de forma eficiente e procura sempre estar próximo do torcedor através do Facebook.
Resumo em outra língua: This paper intends to analyze and understand how the communication relations between soccer clubs and fans through social media, specifically through Facebook, are established. The object is the XV de Piracicaba, headquartered in the city of Piracicaba, São Paulo. Through the literature that references the field studied and research in the profile of the club on Facebook, we sought to understand how this platform on the internet establishes and promotes the club-supporter relationship. The collection consisted of fifteen days of deep analysis in all fanpage posts where it was possible to understand the communicative relationship of the XV with the fans. It was concluded that the club works efficiently and seeks to always be close to the supporter through Facebook.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10138
Link para o artigo: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/39896
ISSN: 18078931
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