DEGEP - Departamento de Gestão Pública
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Item Abordagens atuais do programa etnomatemática : delineando um caminho para a ação pedagógica.(2006) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkApresentamos, neste artigo, as abordagens atuais para o programa etnomatemática, fundamentadas em estudos direcionados à perspectiva antropológico-etnográfica e à ação pedagógica. No contexto atual, existe uma grande necessidade de que o programa etnomatemática seja identificado como um programa que busca as práticas de ensino-aprendizagem em matemática, as quais estão direcionadas à ação pedagógica. Acreditamos que o grande desafio para os pesquisadores é elaborar estudos e práticas pedagógicas que estejam de acordo com os objetivos filosófico-teóricos deste programa. Assim, delineamos uma proposta curricular baseada no trivium literacia, materacia e tecnoracia, que permite desenvolver atividades escolares alicerçadas na perspectiva etnomatemática.Item Accessing perceptions of high school teachers about the influence of language and culture in the mathematics learning of English Language Learners (ELL) students.(2013) Rosa, MiltonThis study discusses the challenges faced by high school teachers in providing an environment that successfully maximizes the learning experiences of English Language Learners (ELL) students. It also focuses on the perceptions of these teachers concerning the challenges faced by ELL students in relation to standardized high-stakes tests. In this regard, one of the purposes of this study is to determine how these perceptions are influenced by an understanding of the influences of the diverse linguistic and cultural backgrounds of ELL students on their academic performance in mathematics. Another purpose is to describe pedagogical approaches such as culturally relevant education and ethnomathematics that high school teachers may implement in their classrooms to meet the educational needs of these students.Item Ambientes colaborativos em educação a distância : abordagens sobre uma ação de formação continuada.(2010) Gabini, Wanderlei Sebastião; Mengalli, Neli Maria; Garbin, Tânia Rossi; Dainese, Carlos AlbertoO presente artigo discute o estabelecimento de processos colaborativos em contexto de educação a distância através dos ambientes virtuais de aprendizagem. Enfoca, também, a questão da eficiência e eficácia para que tais ambientes não se transformem em meros espaços nos quais se trabalham informações, sem garantia de interação e de elaboração do conhecimento. Essa discussão foi organizada a partir de dados coletados em fóruns realizados na disciplina Gestão, Tecnologia e Processo Colaborativo, do curso de Especialização em Tutoria em EAD, desenvolvido pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Ouro Preto – MG. Trata-se de um curso destinado a docentes tutores (presenciais e a distância), bem como coordenadores de pólos da parceria UFOP/Universidade Aberta do Brasil. Ao abordar o processo de formação continuada, busca-se identificar a implementação de práticas reflexivas em relação ao contexto de atuação dos participantes.Item Ambientes virtuais de aprendizagem como ferramentas de apoio em cursos presenciais e a distância.(2013) Brito, Lélis Maia de; Giuberti Júnior, José Renato; Gomes, Silvane Guimarães Silva; Mota, João BatistaAs tecnologias vêm sendo incorporadas na educação presencial e a distância com o objetivo de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Uma dessas inovações compreende-se nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), que são espaços virtuais nos quais os usuários, os educadores e os educandos podem interagir por meio de diversas ferramentas. A ideia é a de que esses ambientes criem novas possibilidades de aprendizagem ao aluno em face às mudanças tecnológicas que vêm ocorrendo na sociedade. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi discutir sobre a importância dessas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem e apresentar um caso específico de ambiente virtual, o PVANet, da Universidade Federal de Viçosa. A utilização desse ambiente tem sido ampla em cursos presenciais e a distância atendendo às perspectivas de usabilidade e interatividade dispondo das principais ferramentas de interação entre os usuários. Foi possível apontar situações no processo de ensino aprendizagem que atende às perspectivas de usabilidade e interatividade possibilitando interação entre professor e estudante. Assim como, percebeu-se que a inserção de novas interfaces no AVA possibilitaria a reorganização da metodologia de ensino a partir da seleção dos meios mais apropriados para determinada situação de ensino-aprendizagem.Item AmCARA - Ambiente e Comunicação Alternativo com Realidade Aumentada : o acesso do deficiente motor severo a softwares e web.(2009) Garbin, Tânia Rossi; Dainese, Carlos AlbertoThis study aimed to propose an alternative communication environment for people with severe physical disabilities that enables the use of assistive communication software and the Web for the study was developed augmented reality environment with marker, keyboard and controller cards that are triggered by simple movements. It was possible to verify through testing that the user with a disability severe motor can use the environment to promote interaction and communication, including their needs and adaptation for use in situations of learning or work, and for access to software and Web.Item Aprendizagem por problemas no ensino de engenharia.(2016) Araújo, Wilson José de; Lopes, Roberto Precci; Oliveira Filho, Delly; Monteiro, Paulo Marcos de Barros; Oliveira, Rubens Alves deA partir do estudo de uma disciplina regular do curso de graduação de Engenharia Agrícola e Ambiental, relacionando as perspectivas do professor e dos estudantes e considerando a carga horária e do conteúdo abordado, foi proposta uma sistemática de trabalho em sala de aula, de curso presencial, para introdução do método de ensino conhecido como “Problem-Based Learning” (PBL) no ensino de Engenharia. Os resultados demonstraram viabilidade na proposição de uso do PBL de forma parcial e aplicado para disciplinas que preveem uma carga horária prática, como foi o caso da que foi estudada, a “Termodinâmica”. O artigo apresenta, ainda, uma metodologia para organização dos grupos de estudantes em sala de aula, para dinamizar o processo de aprendizagem e troca de conhecimentos pelo PBL.Item Aproximando diferentes campos de conhecimento em educação : a etnomatemática, a etnobiologia e a etnoecologia.(2014) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkO inter-relacionamento de saberes locais com diversas áreas de conhecimento é importante para obtermos informações precisas e estruturadas sobre um determinado campo do conhecimento. Para que tenhamos condições de abordar com clareza essas inter-relações, necessitamos compreender conceitos específicos encontrados em grandes áreas de conhecimento como, por exemplo, a Biologia, a Ecologia e a Matemática, que podem estar respaldadas em campos de pesquisa recentes denominados de Etnobiologia, Etnoecologia e Etnomatemática. Um dos principais objetivos da etnobiologia, bem como da etnoecologia é promover um embasamento teórico capaz de integrar diferentes ramos das ciências naturais a outros campos de conhecimento científico, servindo como um elo entre diferentes culturas para aclarar a compreensão e o respeito mútuo entre os membros desses grupos. Nesse contexto, o Programa Etnomatemática visa estimular reflexões mais abrangentes sobre a natureza do pensamento matemático no âmbito cognitivo, histórico, social e cultural.Item As audiências públicas e a consagração da ideia de que "o que não está nos autos não está no mundo".(2021) Santos, Carlos Victor Nascimento dosO presente artigo tem por objetivo propor o estudo das audiências públicas por perspectiva diversa daquelas até aqui propostas: uma análise empírica qualitativa realizada por meio de trabalho de campo. Para tanto, fez-se revisão de literatura capaz de contextualizar a abordagem aqui proposta. Em seguida, a partir da compreensão proposta por GOFFMAN (2010) a respeito da interação focada, foram observadas e descritas principalmente as interações que ocorreram no fluxo regular de audiência pública realizada no Supremo Tribunal Federal. O resultado da pesquisa propõe uma reflexão a respeito da transformação dos expositores de uma audiência pública em parte privilegiada no processo ao exercerem o contraditório, mesmo não sendo autor ou réu e, consequentemente, mudando a concepção a respeito de a quem pertence um processo judicial.Item Avaliação da formação na modalidade a distância : opinião dos estudantes do curso de Administração Pública.(2021) Santos, Raquel Cordeiro; Tavares, WellingtonOs estudantes são protagonistas na modalidade de Educação a Distância. De forma autônoma, mediada ou em colaboração, buscam o conhecimento a partir da tela do computador, num caminho marcado pelos seus prós e contras. Pensando nesse protagonismo dos estudantes é que este estudo fez uso de suas opiniões para avaliar a formação adquirida a distância. A pesquisa quali-quantitativa realizada por meio pesquisa documental e questionário, aponta que os estudantes avaliam bem o conhecimento técnico dos professores e interação promovida pelos tutores. Ao passo que discordam quanto a promoção de relacionamento interpessoal, entre outros. A opinião dos estudantes se mostra interessante no acompanhamento e melhoria dos cursos EaD e pode ser tomada como uma ferramenta de controle estratégico e operacional visando o monitoramento das ações para eventuais correções e rumos.Item Avaliação da implementação do programa de educação remota em Minas Gerais em tempos de pandemia : o que dizem os usuários?(2022) Oliveira, Breynner Ricardo de; Oliveira, Ana Cristina Prado de; Coelho, Jianne Ines FialhoO artigo avalia a percepção dos usuários sobre a implementação do Programa de Educação Remota (Reanp) formulado pelo governo do estado de Minas Gerais. Para tanto, foram monitorados e analisados 388 comentários de professores, alunos e responsáveis relativos a 36 postagens na página oficial do Facebook da Secretaria de Estado de Educação, realizadas entre maio e outubro de 2020. Os dados revelam que a implementação do programa e sua complexidade podem contribuir para a intensificação da desigualdade regional e social, além de apontar para a exclusão de significativa parcela dos usuários. Evidenciam-se tensões em relação às tecnologias, recursos e artefatos, assimetrias de acesso que comprometem o trabalho docente e o desempenho discente. A manifestação dos usuários sobre a implementação do Reanp indica que a emergência da política conduziu a ações verticalizadas e improvisadas, aumento nos níveis de discricionariedade, indução de níveis distintos de comprometimento e motivação.Item Avaliações externas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no contexto da Nova Gestão Pública : uma análise do programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto sob a perspectiva dos agentes de base em educação.(2018) Oliveira, Breynner Ricardo de; Pena, Maria Tereza da SilvaEste artigo analisa as percepções dos professores atendidos pelo Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto em relação às avaliações externas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os professores e membros da equipe de gestão da escola são os agentes públicos de base que traduzem e implementam as políticas públicas desenhadas no nível estratégico pelos diversos governos. Para o caso do Ideb, compreender como esses sujeitos agem e como pensam é importante a fim de desvendar como as avaliações externas têm sido processadas nas escolas e quais possíveis desdobramentos são ali produzidos. A literatura revela que tal indicador tem promovido mudanças na dinâmica cotidiana escolar e no nível das secretarias de educação, muitas vezes impulsionadas por ações de responsabilização em um contexto de políticas públicas de um estado gerencialista. Nesta pesquisa foram realizadas dezesseis entrevistas em oito escolas públicas com a equipe de gestão nos municípios de Mariana, Ouro Preto, João Monlevade e Itabira (Minas Gerais). A análise revelou que as avaliações externas e o Ideb causam um efeito indução na escola, promovendo a vinculação dos professores em relação ao projeto pedagógico, aumento do número de reuniões pedagógicas e uma preocupação com o planejamento curricular. As entrevistas também revelaram que tais movimentos dependem do perfil das lideranças escolares. O envolvimento das equipes de gestão é um aspecto central para que os profissionais que nelas atuam se comprometam nesse processo. Por outro lado, as entrevistas evidenciaram que o Ideb tornou-se um instrumento regulatório das políticas avaliativas educacionais, voltado para a mensuração de resultados, o que contribui para a geração de um mal estar entre os profissionais e as escolas, revelando práticas sutis e naturalizadas de accountability.Item Uma base teórica para fundamentar a existência de influências etnomatemáticas em salas de aula.(2013) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkAs influências etnomatemáticas em sala de aula estão relacionadas com os processos de associação dos conteúdos da Matemática com as abordagens pedagógicas que são utilizadas no ensino e aprendizagem dessa disciplina na área de educação, pois a aquisição do conhecimento matemático é influenciada de acordo com as considerações culturais dos indivíduos que participam da comunidade escolar. O principal objetivo dessa pesquisa teórica é discutir as influências culturais existentes no ensino e aprendizagem em matemática em salas de aula por meio do debate sobre a dualidade entre o conhecimento matemático adquirido dentro e fora do ambiente escolar. Essa discussão pode desencadear uma ação reflexiva sobre as ações pedagógicas, na perspectiva etnomatemática, que é necessária para o trabalho educacional com as comunidades escolares. Assim, esse artigo teórico visa aprofundar os conhecimentos e a discussões relacionadas com as influências etnomatemáticas em sala de aula, utilizando, dessa maneira, como metodologia, uma pesquisa bibliográfica que visa compreender e discutir a revisão de literatura relacionada com a etnomatemática e as suas implicações pedagógicas em salas de aula. Os resultados obtidos nessa pesquisa indicam que existe a necessidade de uma congruência cultural entre os saberes adquiridos na comunidade e na escola.Item Brumadinho : muito mais que um desastre tecnológico.(2020) Pereira, Dulce Maria; Guimarães, Hellen Oscarina Ramos; Freitas, Suzy Magaly Cabral de; Mângia, André Alckmin MagalhãesEste artigo resume reflexões sobre a ruptura das barragens de Fundão e Santarém, do complexo Minerário da Samarco/Vale/BHP Billiton, em Mariana, no ano de 2015. Faz comparações com o colapso da barragem I da mina Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho, no ano de 2019. Trata da banalização do risco no processo de aprovação e fiscalização do empreendimento. Ressalta a não aplicação dos princípios da precaução e da prevenção no cotidiano de operação das mineradoras. Indica como cada desastre, crimes em si, pelas circunstâncias e pelo histórico, é desdobrado em crimes subsequentes, pela invisibilização intencional dos riscos aos quais estão expostas as populações e os territórios onde foram construídas as estruturas. Considera procedimentos de risco da gestão pós-desastre.Item O campo de pesquisa em etnomodelagem : as abordagens êmica, ética e dialética.(2012) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkNeste artigo, oferecemos um conceito alternativo de pesquisa por meio da aquisição dos conhecimentos êmico e ético para a implementação da etnomodelagem, que tem o objetivo de conectar os aspectos culturais da matemática com os seus aspectos acadêmicos. Nessa perspectiva, a utilização das abordagens êmica e ética facilita a tradução de situações-problema presentes nos sistemas, retirados da realidade de grupos culturais distintos, para a matemática acadêmica. O conhecimento êmico é essencial para a compreensão intuitiva e empática das práticas matemáticas desenvolvidas por determinado grupo cultural, enquanto o conhecimento ético é essencial para a comparação entre essas práticas. Discutimos também a abordagem dialética para a pesquisa em etnomodelagem, que utiliza ambos os conhecimentos êmico e ético por meio de um processo dialógico, auxiliando uma compreensão mais completa sobre o conhecimento das práticas matemáticas desenvolvidas pelos membros de distintos grupos culturais. Nesse sentido, o conhecimento êmico é uma valiosa fonte de inspiração para a elaboração de hipóteses éticas. Em tal contexto dialético, um currículo matemático baseado na perspectiva da etnomodelagem favorece o desenvolvimento da geração do conhecimento matemático para garantir a integração equilibrada do domínio efetivo dos objetivos educacionais, que são essenciais para o reconhecimento e a utilização do conhecimento êmico dos alunos.Item O cinema como uma ferramenta pedagógica na sala de aula : um resgate à diversidade cultural.(2014) Viana, Marger da Conceição Ventura; Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkCom o objetivo de proporcionar debates a partir de filmes e discussões que abordem situações críticas da realidade social e da diversidade em sala de aula, existe a necessidade de explorarmos a utilização da linguagem cinematográfica na educação. Isso tem como propósito subsidiar os professores com uma proposta pedagógica que utilize filmes de diferentes categorias e gêneros para contribuir com a formação crítico-reflexiva dos alunos com relação a assuntos relacionados com a diversidade cultural. Assim, por meio do cinema, os alunos podem adquirir habilidades para entender o diálogo que existe entre o currículo escolar e as questões socioculturais mais amplas que dominam a sociedade contemporânea. Nesse sentido, é necessário levar ao debate a utilização do cinema em sala de aula como um recurso que tem um grande potencial educacional e que pode ser utilizado pelos professores na elaboração de atividades pedagógicas curriculares. Dessa maneira, o papel simbólico do cinema se torna uma fonte rica e inesgotável para analisar a diversidade cultural, pois a sua utilização nas escolas pode trazer para as salas de aula o entendimento e a aceitação dessa diversidade presente na sociedade.Item A comercialização dos resíduos sólidos urbanos : o caso de Camurum.(2018) Lima, Mirian Assumpção e; Paula, Helton Cristian de; Amorim, Rômulo PerentoniO caso relata uma situação real sobre a comercialização de resíduos sólidos urbanos (RSU) em um município mineiro de pequeno porte. O processo de transição de um lixão para uma usina de triagem e compostagem (UTC) motivou uma disputa de interesses entre uma empresa, que pretendia se instalar na região, os comerciantes locais e os catadores que atuavam no lixão. Essa concorrência incentivou o secretário de Administração analisar as variáveis intervenientes na comercialização dos RSU municipais e a saída encontrada foi inusitada. Este caso de ensino pode ser utilizado para discussão, em especial da legislação, de temas relacionados à gestão de resíduos sólidos urbanos, principalmente no tocante à comercialização dos RSU e, a licitação e contratos que enfocam as modalidades de licitação que podem ser empregadas nesse processo.Item Como as decisões são produzidas? : uma proposta de reformulação de um problema de pesquisa.(2019) Santos, Carlos Victor Nascimento dosO presente artigo tem por objetivo estimular o debate acerca da reformulação do seguinte problema de pesquisa: “como os juízes decidem?”. Apesar de existir um corpo qualificado de autores que investigam o referido problema, falta ainda a discussão dos atos que antecedem e fazem parte do processo de produção de uma decisão judicial. Neste sentido, foram utilizadas as entrevistas concedidas por ministros ao projeto História Oral do STF para demonstrar que, antes mesmo de uma decisão judicial ser produzida e, portanto, levada à sessão de julgamento, existem diversos momentos capazes de influenciar diretamente não apenas na convicção do magistrado, mas no direito que está sendo produzido. Sendo assim, a partir da leitura das entrevistas, da noção de backstage trazida por Goffman (1975) e da organização de momentos considerados fundamentais pelos magistrados, pretende-se destacar a necessidade em se abrir uma agenda de pesquisa para investigar problema diverso ao anteriormente mencionado, qual seja: “como as decisões são produzidas?”.Item Complexidade da gestão em EAD.(2010) Garbin, Tânia Rossi; Dainese, Carlos AlbertoNa modalidade de educação à distância os processos de gestão devem oferecer a possibilidade da relação entre os recursos tecnológicos e os recursos humanos para que o processo de aprendizagem possa ocorrer de forma facilitada. Nesta modalidade a dinâmica do processo de aprendizagem é complexa e envolve diferentes atores, como professores, tutores, alunos, técnicos e coordenadores, que estão em diferentes espaços e tempo para o desenvolvimento das atividades. A tecnologia deve oferecer suporte aos diferentes processos envolvidos na organização, planejamento e execução de todas as etapas do processo de ensino e aprendizagem, determinando a necessidade do desenvolvimento de métodos e técnicas. Este trabalho teve como objetivo demonstrar o processo de gestão da tecnologia e dos processos de ensino que auxiliam o desenvolvimento de atividades de um curso de graduação à distância oferecido por uma universidade pública. Serão apresentados os modelos do processo de gestão acadêmico/administrativos e tecnológica, e uma discussão sobre a complexidade da dinâmica da gestão.Item Comunicação e interação no ensino através do uso de redes sociais virtuais.(2013) Tavares, Wellington; Paula, Helton Cristian de; Paula, Ana Paula Paes deEste estudo apresenta uma discussão sobre o uso de redes sociais virtuais de forma a complementar as atividades realizadas em sala de aula no ensino presencial, não demonstrando relações diretas com a utilização de tecnologias informacionais e comunicacionais na modalidade de ensino à distância. No decorrer do estudo depara-se com uma discussão teórica que envolve vários aspectos e informações sobre as redes sociais virtuais e suas possibilidades para os usuários, dando enfoque especial ao seu uso na educação. Na sequência é apresentado um caso de ensino no qual a utilização de um grupo virtual no Facebook foi utilizado, bem como dos resultados que se mostraram muito satisfatórios, já que o uso trouxe melhorias no aprendizado dos alunos, conforme a própria visão e avaliação destes envolvidos que são apresentadas neste caso de ensino.Item A construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na Educação a Distância em Saúde.(2019) Savassi, Leonardo Cançado Monteiro; Paula, Helton Cristian de; Figueiredo, Adriana Maria de; Santos, Álisson Oliveira dos; Reis, Gustavo Valadares LabancaObjetivo: descrever trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como estratégias metodológicas da construção do curso “Afecções neurológicas na Atenção Primária à Saúde” pela Universidade Federal de Ouro Preto, sob a encomenda da Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (SEUNASUS), baseada em. Métodos: concepção pedagógica técnica da construção reversa, sob o desenho instrucional do Action Mapping, com “objetivos de ação” construídos sob pactuação com Ministério da Saúde e SEUNASUS. Desenharam-se trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como estratégia educacional, sob a concepção pedagógica do interacionismo contextual. Resultados: foram desenvolvidas sete unidades de motivos de consultas na área de afecções neurológicas, contando com dois níveis de decisão em cada uma delas e feedbacks para todas as alternativas construídas, permitindo ao aluno tomar decisões que levam a consequências e possivelmente ao erro pedagógico. A partir deste, o aluno tomará novas decisões que possam corrigir a rota, ou levar a desfechos mais negativos e ao aprendizado contextual em qualquer desses cenários. Conclusão: a estratégia das trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos demanda a construção de situações-problema com maior produção de material, que nem sempre será utilizado pelo aluno, mas torna o aprendizado contextual, aproximando o curso do mundo real.