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Item Século XXI : qual matemática é recomendada?(1993) Lorenzato, Sérgio; Vila, Maria do CarmoItem Opinião pública e ação política.(1999) Cerqueira, Adriano Sergio Lopes da GamaItem Mediações pedagógicas através das tecnologias educativas – o computador.(2002) Borges, Marilene Andrade FerreiraEste estudo teve o propósito de refletir sobre a apropriação das tecnologias pela escola. Alerta para a necessidade da escola pública estimular uma educação para os meios e incluir as tecnologias da informação e comunicação na organização do trabalho pedagógico, de modo especial o computador – não como fim em si mesmo, mas enquanto meio para facilitar a aquisição e construção do conhecimento, assim como o aperfeiçoamento do trabalho. Aponta o professor como elo indispensável entre o acervo tecnológico da escola e a aprendizagem dos alunos.Item Tendências atuais da etnomatemática como um programa : rumo à ação pedagógica.(2005) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkA maioria das investigações em etnomatemática tem demonstrado que existem várias formas culturais de matemática diferentes da matemática dominante. Atualmente, a maioria das pesquisas em etnomatemática está voltada para um estudo etnográfico ou antropólogico dos grupos culturais. Por outro lado, existe uma grande necessidade de que o Programa Etnomatemática seja identificado como um programa que busca as práticas de ensino-aprendizagem direcionadas à ação pedagógica. O grande desafio para os pesquisadores em etnomatemática é elaborar estudos e práticas pedagógicas que estejam de acordo com os objetivos filosófico-teóricos deste programa.Item Princípios do direito à cidade.(2005) Alves, Rafael de OliveiraItem Ethnomathematics : cultural assertions and challenges towards pedagogical action.(2006) Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonNeste artigo, os autores discutem alguns conceitos etnomatemáticos que podem ser considerados úteis para a interpretação das asserções e desafios enfrentados pelo Programa Etnomatemática, para o desenvolvimento profissional dos professores, para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, e para a educação matemática; conforme descrito por D’Ambrosio; em nosso contínuo trabalho realizado no Brasil e nos Estados Unidos. Esta discussão começa com um breve exame sobre o posicionamento atual do Programa Etnomatemática em relação ao processo de ensino e a prendizagem em matemática.Item Características da população infantil atendida em triagem no período de 2000 a 2002 numa clínica-escola.(2006) Melo, Sandra Augusta; Perfeito, Hélvia Cristine Castro SilvaEste artigo relata a experiência de um trabalho realizado no Centro de Psicologia Aplicada da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia que buscou levantar, a partir dos dados de atendimentos infantis realizados entre 2000 e 2002, características epidemiológicas e clínicas da demanda infantil atendida em triagem. Diversos aspectos dos 139 casos foram analisados em termos de incidência (porcentagens) e discutidos com embasamento clínico das supervisões de caso. Obteve-se que a demanda clínica deste serviço constitui, em sua maioria, de crianças que apresentam sintomas responsivos ao grupo familiar. Os dados permitiram, ainda, levantar hipóteses e sugerir novas pesquisas acerca das mudanças na família e nas funções parentais presentes na gênese dos problemas infantis que geram demanda clínica em psicologia.Item Abordagens atuais do programa etnomatemática : delineando um caminho para a ação pedagógica.(2006) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkApresentamos, neste artigo, as abordagens atuais para o programa etnomatemática, fundamentadas em estudos direcionados à perspectiva antropológico-etnográfica e à ação pedagógica. No contexto atual, existe uma grande necessidade de que o programa etnomatemática seja identificado como um programa que busca as práticas de ensino-aprendizagem em matemática, as quais estão direcionadas à ação pedagógica. Acreditamos que o grande desafio para os pesquisadores é elaborar estudos e práticas pedagógicas que estejam de acordo com os objetivos filosófico-teóricos deste programa. Assim, delineamos uma proposta curricular baseada no trivium literacia, materacia e tecnoracia, que permite desenvolver atividades escolares alicerçadas na perspectiva etnomatemática.Item Letramento : impactos na vida de adultos pouco escolarizados no contexto do trabalho e da vida cotidiana.(2007) Jorge, Gláucia Maria dos SantosO presente artigo é fruto de reflexões advindas da minha trajetória no doutorado em educação iniciado no ano de 2005 na Faculdade de Educação da UFMG, onde desenvolvo pesquisa relacionada aos impactos do letramento na vida de adultos trabalhadores, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a forma como organizam ou reorganizam suas relações na vida cotidiana e no contexto do trabalho a partir de uma condição de inserção autônoma no contexto do trabalho e da vida cotidiana. Questiona, ainda, os impactos da condição de excluídos de práticas de letramento digital na vida desses mesmo trabalhadores estudantes.Item Livro de realidade aumentada para crianças portadoras de necessidades especiais (lira-espec)(2007) Kirner, Cláudio; Dainese, Carlos Alberto; Garbin, Tânia Rossi; Kirner, Tereza GonçalvesItem Implementação de laboratórios virtuais em realidade aumentada para educação à distância(2008) Forte, Cleberson; Oliveira, Francisco César; Santin, Rafael; Kirner, CláudioEste artigo apresenta uma discussão sobre laboratórios virtuais implementados com multimídia, realidade virtual e realidade aumentada, analisando seus aspectos técnicos e educacionais e enfatizando a colaboração local e remota. São mostrados dois estudos de caso de laboratórios virtuais de física com realidade aumentada, envolvendo movimento circular e lançamento de projétil.Item Colaboração em ambientes educacionais com realidade aumentada.(2008) Oliveira, Francisco César; Kirner, Cláudio; Forte, Cleberson; Santin, RafaelCollaboration is an inherent activity in he teaching/learning process, having worth at professional actions. However, the computer support used to implement and improve collaboration is too restricted. This paper presents new ways to use comput er to support collaboration, emphazing tangible interactions complemented with images and sounds. An augmented reality tool named SACRA was used in this way to produce collaborative applications full of tangible interactions, images and sounds, that were tested with local and remote users.Item Ethnomathematics and cultural representations: teaching in highly diverse contexts.(2008) Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonUma grande parcela da história da pesquisa em etnomatemática tem sido dominada peloestudo das diferenças fundamentais entre os modos de fazer matemática em várias culturas. O entendimento destas diferenças é um fator crítico para a compreensão da natureza humana epara o aprendizado em relação à resolução de problemas. Utilizando a etnomatemática comoum programa voltado para o entendimento deste fato, este artigo discute como o estudo dediferentes algoritmos pode contribuir para a incorporação, a aprendizagem e a celebração dasdiferenças entre diversos grupos culturais. A etnomatemática providencia uma base para oreconhecimento das estruturas sociais que são diversificadas e altamente dinâmicas, e queestão submetidas à estrutura do poder majoritário e dominante das comunidades. Aetnomatemática também ensina como os alunos devem conectar a cultura com a matemáticapara enriquecer esta disciplina através do entendimento da dicotomia percebida entre a matemáticapresente na vida cotidiana e na academia. A perspectiva etnomatemática providenciaum espaço transformacional para que os alunos e professores pensem na diversidade comoalgo bom, valoroso e que é necessário para que possamos viver num mundo globalmenteinterconectado. Através do estudo de algoritmos que os alunos imigrantes trazem para a comunidadeescolar, ambos professores e alunos aprendem que a cultura influencia no desenvolvimentodestes métodos, que são utilizados na resolução de problemas matemáticos.Item Interaction, collaboration and authoring in augmented reality environments.(2009) Kirner, Cláudio; Santin, RafaelThis paper describes the design of an augmented reality authoring system for end-users (aras-eu), focusing interaction, collaboration and authoring in augmented reality applications, showing the strategies adopted in each case. Interaction was emphasized in all levels of the system, resulting in the presentation of taxonomy of selection, manipulation and release techniques applied to augmented reality environments. We discuss the implementation of the system and an application related to the assembly process of a virtual helicopter in an augmented reality environment. We also considered aspects of the system structure and its support to work as a collaborative application based on distributed system.Item Um contexto de trabalho colaborativo possibilitando a emergência dos processos de argumentação e validação em geometria.(2009) Nacarato, Adair Mendes; Grando, Regina Célia; Costa, Jorge LuísO presente texto analisa os processos de argumentação e validação em geometria, mobilizados por um grupo de trabalho colaborativo constituído por professores acadêmicos e da escola básica, alunos da graduação e pós-graduação. Esse grupo, durante quatro anos, dedicou-se a estudos e pesquisas sobre geometria. Sua constituição foi decorrente da constatação de o quanto essa área de conhecimento ainda continua ausente da prática pedagógica e da formação docente. Um dos focos de discussão do grupo, presente neste artigo, refere-se a algumas concepções do que sejam provas na matemática escolar, principalmente com a utilização de ambientes computacionais. Defende-se que, para chegar a uma prova formal, os alunos necessitam vivenciar contextos de aprendizagem marcados por processos de argumentação e validação na escola básica. Essa discussão é complementada com a apresentação de uma experiência do grupo resolvendo um problema sobre sólidos geométricos truncados, decorrente de um ambiente marcado por verdades provisórias. Busca-se evidenciar o quanto o trabalho colaborativo possibilita a circulação, a negociação e a apropriação de significados geométricos e contribui para a produção de saberes docentes.Item Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia.(2009) Tonini, Adriana Maria; Lima, Maria de Lourdes Rocha deO objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos em pesquisa com a amostra de engenheiros formados entre 1976 e 2007 nas modalidades de engenharia civil e elétrica sobre como as Atividades Complementares presentes na resolução 11/2002 (CNE/CES) vêm promovendo a mudança do perfil de formação dos egressos após 2002, para uma formação mais generalista, crítica e reflexiva, em oposição aos formados antes de 2002, que apresentam uma formação mais tecnicista, considerando a vinculação da formação às novas demandas voltadas para a organização do trabalho na sociedade. O artigo defende um melhor uso desse instrumento curricular como alternativa para a verdadeira mudança pedagógica do ensino de engenharia.Item Formação tecnológica : responsabilidade e desenvolvimento social.(2009) Tonini, Adriana Maria; Dutra, Lívia FerreiraA formação tecnológica deve-se vincular ao desenvolvimento social, para que o profissional saiba tomar decisões compatíveis com os valores da sociedade, visando atender às necessidades sociais do país. A universidade, precursora de profissionais, expõe uma forma de ensino em que se destacam conhecimentos socializados e enriquecidos para o bem comum. A relevância da ciência e da tecnologia para o crescimento social não pode estar separada das relações entre sociedade, universidade e formação profissional. Desse modo, a universidade desempenha um papel fundamental que vincula o compromisso, a responsabilidade social e o desenvolvimento de novas tecnologias. Com isso, abre-se a possibilidade de soluções de problemas para o acesso igualitário da sociedade a essas novas tecnologias e a consciência da inclusão social focada na qualidade de vida para todos os cidadãos.Item AmCARA - Ambiente e Comunicação Alternativo com Realidade Aumentada : o acesso do deficiente motor severo a softwares e web.(2009) Garbin, Tânia Rossi; Dainese, Carlos AlbertoThis study aimed to propose an alternative communication environment for people with severe physical disabilities that enables the use of assistive communication software and the Web for the study was developed augmented reality environment with marker, keyboard and controller cards that are triggered by simple movements. It was possible to verify through testing that the user with a disability severe motor can use the environment to promote interaction and communication, including their needs and adaptation for use in situations of learning or work, and for access to software and Web.Item Educação matemática: algumas considerações e desafios na perspectiva etnomatemática.(2009) Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonNeste artigo, os autores discutem a possibilidade da utilização harmoniosa do programa etnomatemática e da metodologia de modelagem na educação matemática, para o ensinoaprendizagem em matemática. A tentativa de conexão entre estas duas tendências na educação matemática surge em virtude de que alguns pesquisadores sugerirem haver uma situação conflitante entre a etnomatemática e a modelagem.Item Modelo de interação e colaboração em atividades de EAD com uso de webconferência e videoconferência.(2009) Dainese, Carlos Alberto; Garbin, Tânia Rossi