Navegando por Autor "Viana, Cibele Aparecida"
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Item A escrita docente da história local : pesquisa-ação com professores/as do ensino básico sobre os distritos de Mariana-MG.(2024) Viana, Cibele Aparecida; Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro; Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro; Cunha, Nara Rúbia de Carvalho; Civale, Leonardo; Roza, Luciano Magela; Rangel, Marcelo de MelloEsta pesquisa objetivou investigar a singularidade de uma escrita histórica empreendida por professores/as do ensino básico, defendendo a hipótese de que estes/as, embora não produzam um saber em moldes exclusivamente acadêmicos, também são autores de um importante conhecimento histórico. Tal promoção de saber evidencia-se, entre outras ações, na produção de material elaborado pelos/as docentes relacionadas à história local das comunidades escolares, face ao parco ou até inexistente repertório bibliográfico disponível sobre esta temática, o qual os/as professores poderiam consultar e didatizar em suas práticas na sala de aula. Com base neste objetivo – acerca da particularidade da escrita histórica docente - e enfoque – a formulação de saber sobre a história local -, esta tese assumiu os contornos de uma pesquisa-ação, mediante a implementação do projeto “Escritas Docentes”, através da qual onze professores/as, integrantes da rede estadual e municipal de Mariana-MG, ao longo de mais de dois anos e de forma colaborativa, produziram textos sobre os 10 distritos deste Município. A culminância do projeto foi o lançamento do livro “Escrita docente sobre os distritos de Mariana: Interfaces entre a história local e história pública”, que congrega esses textos e constitui a segunda parte desta tese. Foi a partir da escrita dos/as professores/as sobre os distritos de Mariana que então a primeira parte da tese, composta por quatro capítulos, tomou forma. O primeiro deles procede a um estudo de viés historiográfico sobre o emprego da história local no ensino de história e na historiografia no Brasil desde a emergência dessa disciplina no país, em meados do século XIX. Os outros três capítulos tecem uma interpretação – sempre em diálogo com os/as docentes participantes do projeto – sobre suas escritas, problematizadas a partir da relação entre natureza-cultura, no segundo capítulo; interfaces com a cultura folclórica, no terceiro; e a conferência de uma dimensão patrimonial aos sentidos, memórias e práticas distritais abordados pelos/as professores/as em seus textos, no quarto capítulo. Em conclusão, a tese reitera a pujança epistêmica, teórica, conceitual e interpretativa dos textos docentes, em sua concomitante singularidade e compartilhamento de referências com o saber histórico acadêmico, pois tal escrita apoia-se em expressões culturais e identitárias de toda comunidade escolar, particularmente dos/das estudantes. Percebe-se, assim, que a escrita docente comporta um aspecto crucial: ela consiste em uma escrita colegiada, um saber delineado em contínua interlocução com outros sujeitos, que emergem em seus textos como fontes, como narrativas de companheiros de profissão ou de vida, como contribuições/questionamentos/proposições de alunos/as... Mais ainda, a escrita docente da história local comporta uma expectativa de atuação transformante do vivido, de acordo com as demandas e mobilizações da própria comunidade escolar. Por fim, cabe destacar o quanto a escrita docente, sobretudo aquela pautada em uma história local, porta uma dimensão importante para a democratização da cidadania: a publicização do conhecer, inquirir e produzir história.Item Afrodescendentes e indígenas em livros didáticos de história : entre o nacional, o étnico e o intercultural (Mariana, MG – 2017/2018).(2019) Viana, Cibele Aparecida; Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro; Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro; Rangel, Marcelo de Mello; Roza, Luciano Magela; Cunha, Nara Rúbia de CarvalhoEsta pesquisa portou uma dupla proposta investigativa: 1) a análise das representações de afro-descendentes e indígenas em uma coleção didática de História para o ensino fundamental; 2) a releitura de tais representações no cotidiano do ensino de História, mediante oficinas pedagógicas que contaram com a participação dos estudantes de 6º a 9º ano de duas escolas sediadas em distritos do município de Mariana, estado de Minas Gerais. Como primeira fonte de estudo, a pesquisa debruçou-se sobre a coleção Projeto Mosaico, devido à sua seleção como material didático de História pela rede de ensino municipal de Mariana em 2017; já como segunda fonte, foi produzido um material didático específico, que propunha novos questionamentos e formulações a partir dos textos e imagens trazidos pela coleção Projeto Mosaico. Em termos teórico-conceituais, a pesquisa priorizou as reflexões sobre o interculturalismo em uma dinâmica de legitimação identitária e dialógica das culturas, das práticas e das lutas dos grupos marginalizados na sociedade brasileira, bem como o entendimento do saber histórico escolar como uma produção particularizada que intercambia, sem subordinação, as interpretações provindas da historiografia e do conhecimenton científico em geral com as visões de mundo constituídas pelos sujeitos em seu percurso intersubjetivo. A pesquisa, por fim, embora tenha ratificado a validade conceitual, pedagógica e política das concepções de interculturalismo e da especificidade do saber histórico escolar, também demonstrou a intensa dificuldade dos estudantes em reconhecer as contribuições e o potencial transformador provindo da história e das culturas afrodescendentes e indígenas, sobretudo nas manifestações comunitárias das localidades onde habitam (em um indicativo da sedimentação de um imaginário de perfil hierarquizante e excludente, promovido ao longo de muitas décadas no Brasil, por variadas instâncias formativas. Daí a importância do ensino de História insistir na abordagem inclusiva dos segmentos afrodescententes e indígenas, de forma concomitante à valorização de uma narrativização de tal história e cultura por professores e alunos da educação básica.Item Ensino de história por meio das sonoridades em uma escola atingida pela Barragem de Fundão (Mariana-MG, 2022).(2022) Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro; Viana, Cibele Aparecida; Diniz, Silvany FerreiraO artigo discorre sobre os procedimentos utilizados nas oficinas do projeto pedagógico “Sonoridades Históricas de Bento Rodrigues”, desenvolvido a partir de agosto de 2022, na Escola Municipal Bento Rodrigues, Mariana - MG, soterrada em 2015 devido à queda da Barragem de Fundão e interpreta os resultados parciais obtidos pelo mesmo. Realocada na sede urbana de Mariana, a instituição de ensino tem acolhido ações voltadas à superação do trauma vivido pelos(as) moradores(as) comunidade, bem como ao reconhecimento de seus direitos, entre as quais o projeto aqui abordado, que porta como objetivos: 1) formular com os(as) estudantes (considerando, assim, suas memórias e cultura de história) uma ressignificação do processo histórico de ocupação da região desde o século XVII à atualidade, sob o viés das sonoridades; 2) promover uma crítica propositiva, em âmbito teórico-conceitual e metodológico, ao emprego das sonoridades no ensino de História.