Navegando por Autor "Rodrigues, Erica Castilho"
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Item Análise fatorial.(Enap, 2019) Matos, Daniel Abud Seabra; Rodrigues, Erica CastilhoItem Avaliação da focalização de políticas públicas : o caso do programa nacional escola de gestores na Universidade Federal de Ouro Preto.(2018) Santos, Lucineide Ferreira dos; Oliveira, Breynner Ricardo de; Rodrigues, Erica Castilho; Mello, Rita Márcia Andrade Vaz de; Delgado, Victor Maia Senna; Rodrigues, Erica Castilho; Oliveira, Breynner Ricardo deA dissertação avaliou, sobre a perspectiva da focalização regional associada ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o perfil das escolas e/ou municípios atendidos pelo Programa Nacional Escola de Gestores (PNEG). A finalidade do PNEG, conforme definição do Ministério da Educação (MEC), é prover a formação em nível de especialização para gestores das escolas públicas e/ou dos municípios com baixo IDEB com o intuito de elevar a qualidade do ensino público. Para avaliar o PNEG será preciso analisar a focalização da política pública, que trata do direcionamento de determinado programa ou política para um público especifico. Ou seja, a política focalizada é um programa elaborado para um público alvo definido com o intuito de tornar mais eficaz o emprego do recurso público, tornando, assim, o programa pública mais eficiente. Para avaliar a focalização do programa, a pesquisa utilizou uma metodologia mista, qualitativa e quantitativa. As variáveis coletadas de forma qualitativas para elaboração dos índices foram: IDEB, NSE, Infraestrutura e Complexidade da gestão. A abordagem quantitativa mostrou-se adequada para organizar e sumarizar os dados, sendo esses analisados estatisticamente, por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Definidos os indicadores educacionais que seriam trabalhados na pesquisa, iniciou-se o processo de avaliação da focalização das turmas do PNEG. Diante da suspeita de vazamento da política, a pesquisa analisou sobre a perspectiva dos indicadores educacionais o desvio de focalização do PNEG. A partir da avaliação empreendida, identificou-se efeitos positivos e negativos nos índices, tanto na segunda quanto na terceira turma. Para tal, a pesquisa analisou a partir dos resultados desses indicadores a seleção do público-alvo. Baseada no resultado, constatou-se que as três turmas do PNEG apresentaram vazamento ou desvio de focalização de acordo com o estipulado por cada indicador. A combinação de algumas ações tende a minimizar o vazamento ou desvio da focalização, sendo eles: maior presença do Ministério da educação (MEC), como agente regulador do programa; colaboração entre os entes federativos, União, estados e municípios; cooperação entre o MEC e as universidades; avaliação e monitoramento, interno e externo, às instituições ofertantes do PNEG. A avaliação de políticas públicas centradas no aperfeiçoamento de programas, políticas e ações estatais deve ser direcionada a responder as demandas sociais do país, de forma eficiente, eficaz e efetiva.Item Bayesian spatial models with a mixture neighborhood structure.(2012) Rodrigues, Erica Castilho; Assunção, Renato MartinsIn Bayesian disease mapping, one needs to specify a neighborhood structure to make inference about the underlying geographical relative risks. We propose a model in which the neighborhood structure is part of the parameter space. We retain the Markov property of the typical Bayesian spatial models: given the neighborhood graph, disease rates follow a conditional autoregressive model. However, the neighborhood graph itself is a parameter that also needs to be estimated. We investigate the theoretical properties of our model. In particular, we investigate carefully the prior and posterior covariance matrix induced by this random neighborhood structure, providing interpretation for each element of these matrices.Item A closer look at the spatial exponential matrix specification.(2014) Rodrigues, Erica Castilho; Assunção, Renato Martins; Dey, Dipak K.In this paper we analyze the partial and marginal covariance structures of the spatial model with the covariance structure based on a exponential matrix specification. We show that this model presents a puzzling behavior for many types of geographical neighborhood graphs, from the simplest to the most complex. In particular, we show that for this model it is usual to have opposite signs for the marginal and conditional correlations between two areas. We show these results through experimental examples and analytical demonstrations.Item Concepções de avaliação de professores do ensino básico : adaptação e validação do questionário Teachers' Conceptions of Assessment.(2016) Roncete, Karine Votikoske; Matos, Daniel Abud Seabra; Rodrigues, Erica Castilho; Silva, Luciano Campos da; Santos, Gleiber Couto SantosOs objetivos desse trabalho foram: (1) realizar uma revisão da literatura sobre as concepções de avaliação dos professores, classificando pelo número de concepções identificadas nos estudos; e (2) adaptar e coletar fontes de evidência de validade do questionário Teachers' Conceptions of Assessment (TCoA-III) para a realidade brasileira. Utilizamos prioritariamente métodos quantitativos. Quanto à revisão da literatura, encontramos quatro grandes grupos de concepções de avaliação de professores: 1) melhora; 2) responsabilização da escola; 3) responsabilização do aluno; e 4) irrelevância (BROWN, 2008). Analisamos um total de 14 trabalhos onde a frequência das concepções foi: melhora (12), responsabilização da escola (9), responsabilização do aluno (6) e irrelevância (5). Com relação ao estudo empírico, participaram professores da educação básica (N=179; 110 mulheres e 69 homens; idade M=37.6 anos, DP=10.5). Realizamos uma Análise Fatorial Exploratória do questionário Teachers’ Conceptions of Assessment. Analisamos a versão do questionário direcionada para avaliações de sala de aula. Os resultados da Análise Fatorial sugerem uma estrutura fatorial diferente para o TCoA brasileiro. Realizamos diversas análises excluindo, no total, 28 itens que se mostraram problemáticos. O modelo final, com 22 itens, apresentou um bom ajuste (CFI= .960; RMSEA= .067; SRMR = .045) e quatro fatores: 1) melhora; 2) melhora-ensino; 3) irrelevância-ignorada; e 4) responsabilização do aluno. Uma limitação do trabalho diz respeito ao tamanho da amostra. Novas pesquisas são necessárias para investigar de maneira mais aprofundada as concepções de avaliações de professores, inclusive por meio de outros métodos.Item Efeito indireto do nível socioeconômico sobre a proficiência em matemática.(2021) Matos, Daniel Abud Seabra; Rodrigues, Erica Castilho; Leite, Walter LanaO objetivo deste estudo é analisar o efeito indireto do nível socioeconômico sobre a proficiência em matemática, considerando como variável mediadora o tipo de escola (pública ou particular). A base de dados foi a pesquisa Geres. Utilizamos Modelagem de Equações Estruturais, juntamente com o método cluster-robust standard errors. Usamos as variáveis: NSE, sexo, raça, proficiência em matemática e tipo de escola. Em quatro dos cinco modelos ajustados, o efeito indireto foi significativo a um nível de 5% e todos apresentaram sinal positivo. Em quatro modelos, aconteceu uma mediação completa, na qual não existe efeito direto, apenas o efeito indireto (o efeito do NSE só se manifestou por meio do tipo de escola). Apesar de o NSE ter uma forte associação com o desempenho dos alunos, grande parte dessa relação parece acontecer por meio do tipo de escola.Item Um estudo estatístico sobre o aproveitamento em física de alunos de ensino médio e seus desempenhos em outras disciplinas.(2017) Costa Júnior, Édio da; Rodrigues, Erica Castilho; Silva, Marcus Vinícius Duarte; Gomes, Rita de Cássia dos Santos; Assis, Cristiano Carlos Borges deGrande parte dos alunos de ensino médio enfrentam sérias dificuldades em Física, o que pode ser observado pelos elevados índices de repetência associados a essa disciplina. Frente a isso, esse trabalho tem como objetivo uma investigação estatística sobre o aproveitamento de discentes da rede pública em Física, se comparado ao desempenho em outros conteúdos curriculares. Para tanto, foram feitos cálculos de correlação entre as notas dos alunos em Física e nas demais disciplinas de interesse. Além disso, foi elaborado um Modelo Multinível com dois níveis hierárquicos: o aluno e a sala de aula. Nesse modelo foi avaliada a influência simultânea das disciplinas sobre o desempenho em Física. Os dados foram obtidos junto a duas escolas estaduais das cidades mineiras de Ouro Preto e Campo Belo. Com isso, tentou-se identificar se o rendimento em Matemática e em disciplinas do eixo das Ciências da Natureza, representando o raciocínio lógico e dedutivo, bem como o rendimento em Português e disciplinas do eixo das Ciências Humanas, representando a capacidade de leitura e interpretação, apresenta alguma relação com o desempenho em Física. Os resultados mostram que os maiores valores de correlação são encontrados entre as notas de Matemática e Física e entre a média das notas de Química e Biologia e as notas em Física. Além disso, ao se considerar simultaneamente as proficiências em Matemática e em Química/Biologia, novamente foi encontrado um impacto positivo em Física. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) apontam para uma integração de saberes a partir de eixos temáticos, entre eles as Ciências da Natureza que é composto por Física, Química e Biologia. Dessa forma, os resultados entre Física e as demais disciplinas deste eixo apontam para uma interdisciplinaridade, em consonância com os PCN.Item Exploring multiple evidence to inferusers’ location in twitter.(2015) Rodrigues, Erica Castilho; Assunção, Renato Martins; Pappa, Gisele Lobo; Renno, DiogoOnline social networks are valuable sources of information to monitor real-time events, such as earthquakes and epidemics. For this type of surveillance, users’ location is an essential piece of information, but a substantial number of users choose not to disclose their geographical location. However, characteristics of the users' behavior, such as the friends they associate with and the types of messages published may hint on their spatial location. In this paper, we propose a method to infer the spatial location of Twitter users. Unlike the approaches proposed so far, it incorporates two sources of information to learn geographical position: the text posted by users and their friendship network. We propose a probabilistic approach that jointly models the geographical labels and Twitter texts of users organized in the form of a graph representing the friendship network. We use the Markov random field probability model to represent the network, and learning is carried out through a Markov Chain Monte Carlo simulation technique to approximate the posterior probability distribution of the missing geographical labels. We show the accuracy of the algorithm in a large dataset of Twitter users, where the ground truth is the location given by GPS. The method presents promising results, with little sensitivity to parameters and high values of precision.Item A física como estruturante do conhecimento técnico sob a ótica dos estudantes.(2017) Lima, Guilherme da Silva; Costa Júnior, Édio da; Roa, Daniel Bretas; Rodrigues, Erica Castilho; Jammal, Nathany FerreiraDiscutir as interfaces entre a educação científica e a educação profissional e tecnológica envolve diversos fatores que compõem as condições concretas das atividades de ensino e aprendizagem. Com o intuito de ampliar o debate sobre a interdisciplinaridade entre as componentes curriculares conhecidas como propedêuticas e técnicas, este trabalho foca a percepção do estudante. Os discentes são sujeitos essenciais na composição institucional e, em última análise, razão para existência das instituições de ensino. Dentre os diversos aspectos que compõem as interações entre a educação científica e a educação profissional, o objetivo do artigo é apresentar e discutir resultados de pesquisa sobre a percepção dos estudantes acerca das relações dos conteúdos da componente curricular Física na composição dos cursos profissionalizantes. Para tanto, foi criado, validado e aplicado um questionário para coleta de dados e posterior análise quantitativa; o método adotado foi a estatística descritiva. A amostra é constituída por 249 estudantes do segundo e terceiro anos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFMG, Campus Ouro Preto (IFMG-OP).Item Indicadores educacionais e contexto escolar : uma análise das metas do Ideb.(2016) Matos, Daniel Abud Seabra; Rodrigues, Erica CastilhoBuscamos relacionar características das escolas que estejam associadas à probabilidade de a escola atingir a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013. Os objetivos são: analisar a associação da meta do Ideb com outros indicadores educacionais; comparar os anos iniciais e finais do ensino fundamental. Usamos métodos quantitativos: estatística descritiva, Teoria da Resposta ao Item e regressão logística (N anos iniciais= 36.236 escolas e N anos finais= 29.095 escolas). Nos anos iniciais, a variável de maior impacto sobre a probabilidade de a escola atingir a meta do Ideb é a infraestrutura. Nos anos finais, as variáveis que mais impactam são o nível socioeconômico e a infraestrutura. Existe um funcionamento diferencial entre os anos iniciais e finais (por exemplo, o nível socioeconômico apresenta impacto positivo nos anos iniciais e negativo nos anos finais). Algumas relações entre o Ideb e outros indicadores educacionais são diferentes quando o fenômeno em questão é a meta do Ideb.Indicadores EducacionaisItem Nível socioeconômico e ensino superior : cálculo e aplicações.(2007) Rodrigues, Erica Castilho; Matos, Daniel Abud Seabra; Ferreira, Aline dos SantosOs objetivos desta pesquisa foram: a) elaborar uma medida do nível socioeconômico para o ensino superior, a partir da técnica da Teoria de Resposta ao Item; b) ilustrar a aplicação do indicador de ní- vel socioeconômico por meio da análise da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); c) analisar e comparar o nível socioeconômico dos cursos de graduação e institutos da UFOP. Usamos os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 1.210 alunos ingressantes na UFOP em 31 cursos de graduação no primeiro semestre de 2013. Utilizamos a Teoria de Resposta ao Item, mais especificamente o modelo para respostas graduadas. Dentre os principais resultados, destacamos: a UFOP apresentou um percentual expressivo de alunos nos estratos mais baixos de nível socioeconômico; uma grande discrepância quando comparamos os cursos de graduação e institutos da UFOP; os alunos que utilizaram política afirmativa no SISU para ingressar na UFOP possuem mediana menor do nível socioeconômico em comparação com estudantes que não utilizaram política afirmativa (evidência empí- rica de que as cotas estão cumprindo uma função de inclusão social); a importância da utilização de indicadores educacionais como o nível socioeconômico para que a instituição possa planejar e monitorar adequadamente suas políticas de gestão educacional.Item Um olhar cuidadoso sobre o modelo espacial de decaimento exponencial.(2012) Rodrigues, Erica Castilho; Assunção, RenataUm dos pontos cruciais em modelos espaciais paradados de área está na forma de modelar a estrutura de dependência.Modelos como, por exemplo, aqueles propostos por [2] e [4] têm sido utilizados em diversos tipos de aplicação. Alguns desses modelos, porém, apresentam aspectos não intuitivos, como aqueles apontados por [5]. O nosso objetivo nesse trabalho é identificar e analisar as causas de certos de certos resultados não razoáveis do modelo proposto por [4].Item Permeabilidade estatal e atores privados na oferta da educação infantil : o que dizem os planos municipais de educação (2014-2024)?(2018) Tripodi, Maria do Rosário Figueiredo; Delgado, Victor Maia Senna; Rodrigues, Erica CastilhoApresentam-se resultados de pesquisa que buscou mapear tendências de modos de oferta de educação infantil, na etapa creche, explicitadas em Planos Municipais de Educação (PMEs), formulados e/ou reformulados em 2015, por determinação do art. 8º da lei n. 13.005/2014, que institui o Plano Nacional de Educação (PNE) para a década de 2014-2024, bem como possíveis fatores explicativos para a modalidade de oferta. Os municípios foram selecionados por amostra estratificada aleatória. Foram utilizadas técnicas de estatística descritiva, análise de conteúdo e teste do qui-quadrado de modo a analisar os dados levantados. Os elementos trazidos com o estudo apontam para a dispersão da oferta para atores situados fora do aparelho de estado, permitindo afirmar que essa lógica tende a ser uma política permanente no país, com possíveis efeitos diferentes sobre a educação, a depender da natureza jurídica da entidade parceira, uma vez que está explicitada em Planos de Estado, não de governo.Item Privatizar ou não privatizar? Uma análise longitudinal dos serviços de abastecimento de água no Brasil.(2018) Cabral, Lorena Soares Laia; Rodrigues, Erica Castilho; Fonseca, Alberto de Freitas CastroA privatização é frequentemente mencionada como uma potencial solução para os problemas dos serviços de abastecimento de água. Todavia, são raros os estudos sobre os reais impactos da privatização, sobretudo no Brasil. O objetivo deste trabalho foi comparar o desempenho dos prestadores públicos e privados no Brasil entre 2003 e 2013. A metodologia baseou-se na análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, por meio de análises fatoriais e testes não paramétricos. Também testou-se a aplicação de modelos de regressão linear, embora sem sucesso. A análise visual dos boxplots sugeriram diferenças no desempenho entre prestadores público e privado em anos específicos. Essa situação foi confirmada por meio dos testes não paramétricos. Todavia, os serviços privatizados já tinham o melhor desempenho desde o início do período de análise, o que corrobora o argumento de que a privatização tende a ocorrer em municípios que já apresentam condições favoráveis de abastecimento de água. Estudos futuros são, finalmente, sugeridos.Item The polymorphism rs17782313 near MC4R gene is related with anthropometric changes in women submitted to bariatric surgery over 60 months.(2017) Resende, Cristina Maria Mendes; Durso, Danielle Fernandes; Borges, Karina Braga Gomes; Pereira, Rafaela Messias; Rodrigues, Gisele Kuhlmann Duarte; Rodrigues, Kathryna Fontana; Silva, José Luiz Padilha da; Rodrigues, Erica Castilho; Franco, Glória Regina; Leite, Jacqueline Isaura AlvarezObjective: Evaluate whether the polymorphism rs17782313 near MC4R gene influences long-term outcomes after bariatric surgery. Methods: The rs16782313 polymorphism was genotyped in 217 individuals undergoing bariatric surgery and analyzed in detail in 141 women. Data for comorbidities, BMI, excess weight loss (EWL), and body composition were obtained before and during 60 months after surgery. Results: The risk allele was found in 65 (47%) of the 141 women. Pre-surgical body weight and BMI were higher in carriers of the rs17782313 polymorphism (CC þ CT group) than in non-carriers (TT group) (p ¼ 0.039 and 0.047, respectively). The number of women who acquired surgical success (EWL > 50%), was lower in CC þ CT group compared to TT group (p ¼ 0.015). The minimum BMI seen during the 60 months of follow-up was higher in CC þ CT group compared to TT group (p ¼ 0.028). The number of women who presented BMI < 30 kg/m2 (no longer classified as obesity) after 24 months of surgery was inferior in CC þ CT group (6 out 35 patients e 17%) than in TT group (19 out 49 patients e 37%, p ¼ 0.043). Moreover, the number of patients maintaining BMI > 35 kg/m2 were higher carriers (18 out 35 patients e 51%) compare to non-carriers (16 out 49 patients e 32%, p ¼ 0.045). Conclusion: Women with extreme obesity carrying rs17782313 MC4R polymorphism present a higher pre-surgical BMI, are more unlikely to reach non-obesity BMI (<30 kg/m2) and tend to maintain a BMI > 35 kg/m2 that characterize treatment failure.