Navegando por Autor "Oliveira, Anandra Santos Ribeiro de"
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Item Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro : possíveis articulações entre desempenho e características do alunado.(2018) Oliveira, Anandra Santos Ribeiro de; Silva, Ivair RamosA discussão sobre aproveitamento escolar e sua relação com a origem social é investigada pela sociologia da educação desde a segunda metade do século XX. No Brasil, em específico, vem se produzindo um grande volume de pesquisas sobre essa temática no nível da educação básica, a partir de análises que discutem desempenho alcançado, verificado por meio de resultados de avaliações educacionais de larga escala, e características socioeconômicas dos alunos. No entanto, sob essa perspectiva, pouco tem se pesquisado no ensino superior. Nesta linha, este artigo analisa a relação entre o aproveitamento acadêmico de alunos de graduação brasileiros e seu contexto socioeconômico. Foi feito estudo empírico baseado nos dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), obtendo-se evidências sobre as características que influenciam no desempenho dos alunos, tais como etnia, renda e tipo de instituição de ensino. Vale destacar o efeito compensador que parece existir entre a elevada escolaridade dos pais e a baixa renda familiar.Item Longevidade escolar em alunos de camadas populares : fatores explicativos do fenômeno em estudos brasileiros.(2019) Oliveira, Anandra Santos Ribeiro de; Nogueira, Marlice de Oliveira eEste artigo apresenta os resultados de uma revisão de estudos nacionais sobre os fatores explicativos associados à longevidade escolar de alunos de camadas populares no contexto brasileiro. Foram consultados, assim, artigos, dissertações e teses publicados no período de 1990 a 2014. Como resultado, percebeu-se que as pesquisas acerca do tema tendem a explicar a longevidade escolar em camadas populares a partir de oito categorias explicativas principais: (a) práticas familiares de escolarização; (b) mobilização individual; (c) capital social; (d) características socioeconômicas singulares; (e) influência escolar; (f) influência do professor; (g) disposições constituídas; e, (h) acontecimento de circunstâncias favoráveis: êxitos escolares parciais e eventos aleatórios.Item Percursos (im)prováveis : estudantes das camadas populares que chegam ao ensino superior.(2016) Oliveira, Anandra Santos Ribeiro de; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Lacerda, Wania Maria GuimarãesA longevidade escolar de alunos oriundos das camadas populares vem sendo investigada pela Sociologia da Educação desde a década de 1960 no exterior, sendo que, no Brasil, em específico, as pesquisas iniciaram-se na década de 1990. Dando sequência, portanto, a essa discussão, esta pesquisa objetivou investigar as estratégias que possibilitaram a longevidade escolar de alunos das camadas populares que ingressaram em uma universidade pública, no nosso caso, na Universidade Federal de Ouro Preto, pelo sistema de cotas. Para isso, buscouse caracterizar os alunos das camadas populares quanto ao perfil socioeconômico; reconstituir o percurso escolar realizado por eles por meio de relatos biográficos; assim como identificar as disposições e práticas que lhes possibilitaram a longevidade escolar. Quanto ao percurso metodológico, de natureza qualitativa, utilizou-se, como técnica de análise de dados, a análise de conteúdo, por sua vez complementada pelo dispositivo teórico metodológico denominado traços pertinentes de descrição, proposto por Passeron (1975). Dessa forma, os dados foram coletados a partir de duas etapas principais. Uma primeira que consistiu de uma fase documental, em que fontes estatísticas, dos anos de 2013 e 2014, foram analisadas buscandose conhecer o perfil socioeconômico dos alunos investigados. Já a segunda etapa consistiu da aplicação, a oito alunos de graduação, de questionário e entrevista semiestruturados. Ao todo, foram contemplados alunos representantes das áreas de Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Agrárias, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguísticas, Letras e Artes. A interpretação dos dados revelou, por um lado, a existência de traços pertinentes, explicativos, por conseguinte similares àqueles identificados em pesquisas anteriores, de modo a reafirmar as seguintes categorias previamente encontradas: práticas educativas familiares, capital social, influência do professor e da escola. E, por outro, a descoberta de outros elementos explicativos que, ao serem analisados, deram origem às categorias práticas religiosas, valorização do estudo, incentivo ao contato com a cultura escrita.Item Políticas de inclusão social no ensino superior brasileiro : um estudo sobre o perfil socioeconômico de estudantes nos anos 2010 a 2012.(2017) Oliveira, Anandra Santos Ribeiro de; Silva, Ivair RamosAo longo dos anos, o Ensino Superior brasileiro vem se caracterizando como excludente. Para combater essa realidade, várias foram as ações de ampliação de acessibilidade adotadas pelo Governo Federal no intuito de garantir que a população historicamente excluída pudesse também passar a frequentá-lo. Este artigo propõe, portanto, investigar a democratização do Ensino Superior brasileiro a partir do perfil socioeconômico de alunos pertencentes a esse nível educacional. Foram analisadas as características socioeconômicas de estudantes brasileiros dos anos de 2010, 2011 e 2012, a partir dos microdados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para análise dos dados, foram utilizadas técnicas de análise descritiva e métodos estatísticos multivariados. Percebeu-se maior inserção de alunos de classes sociais menos favorecidas após a criação dos programas de inclusão social no Ensino Superior. No entanto, verifica-se, ainda, a presença de alguns marcadores de que a democratização ainda está em vias de construção.