Navegando por Autor "Moura, Roseli Alves de"
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Item Al Banna : levantando o véu sobre as possíveis potencialidades didático - pedagógicas de um manuscrito islâmico medieval para o ensino de matemática.(2023) Soares, Sheila de Jesus Costa; Oliveira, Davidson Paulo Azevedo; Oliveira, Davidson Paulo Azevedo; Moura, Roseli Alves de; Deodato, André AugustoA Cultura Islâmica Medieval é dona de uma construção científica importante, especialmente, quando nos reportamos à construção do pensamento matemático, que concebeu nomes como o de al-Banna (1256-1321), um estudioso magrebino, que escreveu o tratado Rafc al-Hijab (O levantamento do véu nas operações de cálculos), que se encarrega de discutir, com argumentos poéticos, filosóficos e teológicos, aspectos desde as operações de cálculos básicos aos mais sofisticados. A despeito disso, a produção científica dessa civilização, em especial no tocante à academia brasileira, ainda se mantém bastante tímida e com uma lacuna considerável sobre esta temática. Sendo assim, a presente dissertação tem por intuito "levantar o véu" sobre a obra desse sábio islâmico medieval, bem como as contribuições dele para o cenário científico da sua região de origem, o Magrebe Medieval e, sobretudo, as implicações pedagógicas que sua obra pode trazer ao cenário do ensino de matemática na educação brasileira atual. Essa pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, de natureza qualitativa, traz em seu desenvolvimento as possíveis contribuições didático-pedagógicas da obra, com uma visão deliberadamente crítica. Diante disso, temos como suporte teórico a proposta de Luiz Radford (1997), que apresenta uma concepção epistemológica sociocultural, na qual propõe uma alternativa de intercessão entre história, epistemologia e educação matemática, e da proposta de Michael Fried (2001), que discute a possível coexistência entre educação matemática e história da matemática. Consideramos de suma importância apresentar uma história da matemática sob os pressupostos de uma perspectiva historiográfica atualizada, não eurocêntrica e que auxilie na desconstrução de preconceitos e mitos. Para tanto, articularemos o documento principal, ou seja, o Rafc al-Hijab com as fontes secundárias de historiadores que pesquisam a história da matemática islâmica medieval, dentre eles estão alguns nomes como os de Djebbar (1995; 2016), Berggren (2013) e Aissani (1995). No bojo desse aparato histórico, também procuramos apresentar alguns conceitos fundamentais para uma pesquisa de cunho histórico, como: o Anacronismo Histórico, o Whigguismo e o Presentismo Pedagógico, conceitos apresentados por Barros (2017), Prestes (2015) e Fendler (2009), respectivamente. Esses conceitos nos auxiliam para que a narrativa seja apresentada de forma mais equilibrada possível. Desse modo, consideramos que o tratado de al-Banna reúne os principais requisitos para romper com a narrativa eurocêntrica e desconstruir mitos e preconceitos, pois, para além de uma abordagem pedagógica da matemática, ele também apresenta aspectos históricos, sociais e políticos de uma cultura pouco retratada e uma região ainda não historiografada pelas pesquisas em história da matemática no cenário acadêmico brasileiro.Item O canto da matemática no Mensageiro Rural : o ensino de aritmética para professores rurais na perspectiva de Helena Antipoff.(2024) Santos, Sérgio Geraldo dos; Oliveira, Davidson Paulo Azevedo; Moura, Roseli Alves de; Oliveira, Davidson Paulo Azevedo; Moura, Roseli Alves de; Sad, Lígia Arantes; Silva, José Fernandes daA presente investigação tem como objetivo analisar, na esfera da História da Educação Matemática, a partir do Mensageiro Rural, quais perspectivas de Ensino de Aritmética emergem da metodologia proposta por Helena Antipoff, advindas da coluna o Canto da Matemática, no Mensageiro Rural. Essa investigação se justifica pela importância do trabalho desta psicóloga e educadora para a Educação em Minas Gerais, bem como para a Psicologia no Brasil. Quanto à escolha do Mensageiro Rural como fonte primária de pesquisa, destaca-se a razão de ter circulado do ano de 1953 até o ano de 1985, servindo de meio para comunicar tudo o que se referia aos acontecimentos da época, nos cursos de formação rural, sobretudo acerca da Educação, auxiliando os professores do Estado de Minas Gerais, em comum acordo com os objetivos pedagógicos vigentes em diversas etapas desse longo período. A pesquisa está ancorada em uma proposta historiográfica, a qual nos convida a refletir sobre a História e suas transfigurações na concepção de uma história cultural. A proposta é tratar da relevância da contextualização de documentos, buscando compreender o texto no contexto de sua época, inclusive o significado das palavras e expressões empregadas. Temos como objetivos específicos, identificar no Mensageiro Rural, o Ensino de Aritmética compreendido entre os anos de 1953 a 1985, a partir da investigação do Mensageiro Rural, alinhado a descrever os aspectos contextuais e algumas correntes pedagógicas da época e por último, apontar as possíveis perspectivas de ensino, presentes no Canto da Matemática, evocadas acerca da Aritmética. A metodologia da pesquisa está pautada por discussões em torno das relações humanas, sociais e qualitativas do tipo documental. O campo da pesquisa foi o Museu Helena Antipoff, localizado no espaço denominado Fundação Helena Antipoff, na cidade de Ibirité- MG. Após o reconhecimento e a identificação das possibilidades de realização da investigação, nos debruçamos à produção dos dados com visitas regulares, detalhadas em nosso percurso teórico metodológico. Dentre os resultados da investigação, observamos que os Mensageiros Rurais de números 2, 3 e 4 do ano de 1953, apresentavam uma proposta metodológica para o ensino da Aritmética, mediante a utilização do material concreto (espigas de milho), publicada em uma coluna denominada O Canto da Matemática. Portanto, podemos inferir que foi possível perceber, uma proposta de ensino com a utilização de espigas de milho, para auxiliar no ensino de aritmética. A proposta metodológica contemplava noções de quantidade, paridade de números, sistema numérico decimal e, por fim, a noção concreta de números primos. Pode-se observar, que nesses exemplares encontram-se algumas orientações pedagógicas que norteava os professores, nesse ensino, com o intuito de ser trabalhada com seus alunos em sala de aula. Observamos uma reincidência de um ensino voltado à utilização de material concreto como metodologia para o Ensino de Aritmética.Item Resolución de ecuaciones cuadráticas y posibles implicancias para la formación de professores : una mirada para las perspectivas de Ibn Turk, Al Khowarizmi y Agnesi.(2022) Moura, Roseli Alves de; Oliveira, Davidson Paulo Azevedo; Tinti, Douglas da SilvaEl presente trabajo tiene como objetivo presentar una metaanálisis acerca de tres estudios que focalizaron, desde la perspectiva de la Historia de la Matemática, diferentes abordajes para resolución de ecuaciones cuadráticas, superando la perspectiva clásica presentada en las escuelas de educación básica. Tales resultados nos permitieron percibir la necesidad de (re)pensar espacios y propuestas dirigidas a la formación de profesores, de modo que se propicie un escenario en que se vuelquen y se discutan diferentes perspectivas y construcciones históricas. Tales consideraciones evocan la posibilidad de sensibilización y ampliación de comprensiones acerca del proceso histórico en el tratamiento de diferentes objetos y conceptos matemáticos.