Navegando por Autor "Franchi, Regina Helena de Oliveira Lino"
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Item Algumas contribuições do GeoGebra para uma abordagem corporificada da convergência de sequências numéricas no cálculo.(2013) Fonseca, Daila Silva Seabra de Moura; Franchi, Regina Helena de Oliveira LinoEste artigo apresenta algumas contribuições do software GeoGebra para a criação de ambientes de exploração, de modo a corporificar a convergência de sequências numéricas. Discute atividades desenvolvidas em uma turma de Cálculo como parte de uma pesquisa de Mestrado que teve como principais referenciais teóricos o Pensamento Matemático Avançado e os Três Mundos da Matemática. Os resultados indicam que o uso do GeoGebra contribuiu para a corporificação da convergência, na medida em que tornou possível a construção e a manipulação das sequências de forma dinâmica, e também para o estabelecimento de relações entre suas diferentes representações, por meio da conexão entre as janelas de visualização algébrica, gráfica e numérica.Item A aula de matemática no Projeto UCA : o Geogebra e o Teorema de Pitágoras.(Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Sette, Pollyanna Fiorizio; Franchi, Regina Helena de Oliveira LinoNesta pesquisa, investigamos o papel das tecnologias digitais num coletivo de seres-humanos-com-mídias para a produção de conhecimentos acerca do Teorema de Pitágoras. Nesse sentido, o estudo, de cunho qualitativo, fundamenta-se, teoricamente, no construto teórico de seres-humanos-com-mídias e no papel do diálogo compreendido como uma conversação que visa à aprendizagem. Este estudo foi realizado com os 15 alunos do 9º ano de uma escola pública de Belo Horizonte (MG), participantes do Programa Um computador por Aluno (ProUCA). As atividades, realizadas em grupo, tinham por objetivo permitir que os alunos percebessem, enunciassem e comprovassem o Teorema de Pitágoras. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: registros produzidos pelos alunos; gravações de áudio e diário de campo da pesquisadora. Os resultados indicam que o programa UCA e o software GeoGebra contribuíram para a constituição de um ambiente de aprendizagem, que favoreceu as ações dos alunos na construção do conhecimento matemático, proporcionando ricas possibilidades de visualização de conceitos e propriedades, potencializados pelo dinamismo das experimentações, a partir das construções realizadas no GeoGebra. O estudo gerou um Produto Educacional destinado a professores, futuros professores e formadores de professores.Item Convergência de sequências e séries numéricas no cálculo : um trabalho visando a corporificação dos conceitos.(Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2012) Fonseca, Daila Silva Seabra de Moura; Franchi, Regina Helena de Oliveira LinoA presente pesquisa buscou verificar se a aplicação de atividades, com o auxílio do software GeoGebra, favoreceu a corporificação dos conceitos de convergência de sequências e séries e a transição entre os mundo corporificado e simbólico, levando a uma compreensão desses conceitos. Também teve por objetivo investigar se a transição entre os mundos corporificado e simbólico contribuiu para a construção da base do mundo formal, levando à passagem do pensamento matemático elementar para o avançado. A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: registros dos alunos das resoluções das atividades; gravação de áudio; gravações das telas dos computadores; notas de campo da pesquisadora. Para alcançarmos nosso objetivo, utilizamos como referência dois quadros teóricos – Pensamento Matemático Avançado e Três Mundos da Matemática –, para dar oportunidade ao aluno de experimentar aspectos diversos de um conceito, antes de apresentar sua definição formal. As atividades estão separadas em: atividade introdutória, atividades exploratórias e atividades de avaliação. A pesquisa foi realizada com um grupo de alunos do curso de Engenharia de Produção de um Instituto Federal de Ensino que cursava a disciplina de Cálculo II, sob a responsabilidade da pesquisadora. Foram realizadas aulas de laboratório, com a aplicação das atividades exploratórias, para os alunos trabalharem a corporificação por meio da experimentação e formulação de conjecturas que foram discutidas, refutadas e/ou confirmadas nas aulas teóricas. Os dados coletados nos levam a crer que as atividades promoveram a corporificação do conceito de convergência na maioria dos alunos. Além disso, as atividades possuem potencial para a transição entre os três mundos da Matemática, proporcionando ao aluno a passagem do pensamento matemático elementar para o avançado. Por fim, foi elaborado um produto educacional intitulado “Estudo da convergência de sequências e séries numéricas no Cálculo: um proposta utilizando o software GeoGebra”, que está disponível na página do programa e tem por objetivo auxiliar professores que desejam trabalhar o conteúdo de sequências e séries de maneira diferenciada.Item O desenvolvimento de posturas críticas nos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental por meio da Modelagem Matemática.(2015) Campos, Denilson Gomes; Franchi, Regina Helena de Oliveira LinoAs práticas docentes adotadas nas salas de aula atualmente e, em especial nas aulas de Matemática carecem, segundo a literatura, de propostas que possibilitem ações educativas adequadas às necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais. Elas devem considerar o interesse dos alunos e contribuir para a formação de cidadãos autônomos, críticos, participativos e capazes de atuar com competência e responsabilidade na sociedade em que vivem. Nesse sentido a presente pesquisa teve como propósito identificar as contribuições de uma proposta pedagógica fundamentada na Modelagem Matemática e orientada pela Educação Matemática Crítica para o desenvolvimento de posturas críticas nos estudantes. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa. Participaram alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola privada, acompanhados pelo professor-pesquisador, em encontros semanais, durante três meses, no contra turno da própria escola. Nestes encontros foram desenvolvidas atividades de Modelagem Matemática com temas livres, conforme o interesse dos alunos, que possibilitaram a participação ativa dos sujeitos em diálogos, discussões e debates acerca dos temas abordados. Como instrumentos de coleta de dados foram usados: trabalhos escritos pelos alunos no Google Docs, notas de campo, gravações de áudio e vídeo das plenárias de apresentação e observações de atividades realizadas em sala de aula. Aspectos Teóricos da Modelagem Matemática, da Educação Matemática Crítica, das Tecnologias Digitais e dos diálogos realizados com os alunos em sala de aula foram considerados como fundamentação teórica para planejamento das atividades e análise dos dados. Foi possível identificar contribuições da forma de condução das atividades de Modelagem Matemática, da sala de aula democrática e dos diálogos para desenvolvimento de posturas críticas nos estudantes. Indícios dessas posturas críticas foram percebidos nas falas dos alunos, nas argumentações e críticas realizadas e nos posicionamentos pessoais frentes aos debates e na busca de informações. Ao final da pesquisa foi elaborado pelo professor-pesquisador um produto educacional reunindo a descrição comentada de todo o desenvolvimento das atividades, a título de exemplo, de modo a dar subsídios à prática de professores de Matemática, à formação dos futuros professores de Matemática e demais interessados.Item Metodologias ativas e formação inicial : cenas da prática pedagógica de professores de matemática.(2019) Altino Filho, Humberto Vinício; Nunes, Célia Maria Fernandes; Ferreira, Ana Cristina; Nunes, Célia Maria Fernandes; Ferreira, Ana Cristina; Franchi, Regina Helena de Oliveira Lino; Torisu, Edmilson MinoruEste estudo teve como objetivo verificar se e como o uso de Metodologias Ativas na formação de professores de Matemática se reflete, em alguma medida, na prática docente de egressos que estão lecionando. Buscamos, portanto, responder à seguinte questão: Como as Metodologias Ativas utilizadas em um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior da Zona da Mata de Minas Gerais se refletem (ou não) na prática docente de seus egressos? A fundamentação teórica do estudo foi construída com base nas noções de Metodologias Ativas (ARAÚJO, 2015; CECY, OLIVEIRA e COSTA, 2013 e DIESEL, BALDEZ e MARTINS, 2017), e na discussão sobre formação de professores proposta por autores como Barreto (2009) e Roldão et al. (2009). A coleta de dados se deu por meio de: entrevistas com duas coordenadoras e com três egressos do curso em questão, questionário aplicado aos egressos dessa instituição formados entre 2014 e 2016, e observações de aulas dos três professores egressos. A participação dos egressos no estudo se deu em distintos níveis. Os 29 egressos que cursaram a graduação no período de 2012 a 2016 e estavam lecionando Matemática na época da pesquisa de campo foram convidados a responder um questionário on-line. Dos 15 egressos que o responderam, três foram selecionados para serem observados enquanto lecionavam e entrevistados. Os resultados evidenciam a existência de alguns reflexos das Metodologias Ativas na prática docente atual desse egressos, principalmente na mescla de momentos expositivos e momentos com formatos mais ativos ao longo das aulas de Matemática ministradas por eles, bem como na valorização das interações entre pares e nas tarefas práticas propostas. Observou-se ainda um destaque à aprendizagem em grupos, e, em alguns casos, à aprendizagem por projetos. Esta pesquisa gerou um Produto Educacional, no formato de livro, direcionado a professores e futuros professores de Matemática, bem como formadores de professores, no qual várias metodologias ativas são apresentadas e comentadas.Item Modelagem matemática e tecnologias da informação e comunicação como ambiente para abordagem do conceito de função segundo a educação matemática crítica.(2013) Ferreira, Neuber Silva; Franchi, Regina Helena de Oliveira LinoEste trabalho de pesquisa considera a Modelagem Matemática como ambiente de aprendizagem, ao abordar o tema função na perspectiva da Educação Matemática Crítica com o auxílio de tecnologias informáticas. Investigaram-se contribuições da Modelagem Matemática a partir de temas da Educação Matemática Crítica, contribuições da Modelagem Matemática para a abordagem de conceitos matemáticos, em especial para a abordagem do conceito de função, e contribuições da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos da primeira série do Ensino Técnico Integrado de um Instituto Federal. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: textos escritos feitos em sala e no Google Docs., notas de campo, questionários aplicados aos alunos, gravações de áudio e vídeo e observações de atividades realizadas em sala de aula. O apoio teórico foi a Modelagem Matemática, na perspectiva da Educação Matemática Crítica, e as TIC. As atividades foram realizadas em sala de aula, no auditório e no Laboratório de Informática e estão descritas em etapas. Os dados coletados mostraram contribuições da Modelagem Matemática a partir de temas para a Educação Matemática Crítica, contribuições para a abordagem de conteúdo matemático, em especial do conceito de função e contribuições das TIC para o desenvolvimento do ambiente de aprendizagem com Modelagem Matemática. Pela análise dos resultados, vê-se que a proposta preparou os alunos para entender o papel da Matemática, em especial o conceito de função, o que os habilita a participar no entendimento e na transformação de sua sociedade.Item Prática como componente curricular em licenciaturas em Matemática da região Sudeste : uma análise de seu entendimento e de sua abordagem a partir das diretrizes curriculares nacionais de 2015.(2021) Ferreira, Ana Cristina; Coura, Flávia Cristina Figueiredo; Franchi, Regina Helena de Oliveira LinoEste artigo busca desvelar como a Prática como Componente Curricular é entendida (explícita ou implicitamente) e abordada nos Projetos Pedagógicos de 31 cursos de Licenciatura em Matemática, oferecidos na modalidade presencial de universidades públicas situadas na região Sudeste, que contemplam a Resolução CNE/CP n.o 02 de 2015. Constrói-se a partir de documentos levantadosno âmbito de um projeto nacional desenvolvido pelo GT7 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem). Os resultados evidenciam uma polissemia de significados atribuídos a essa componente curricular. Estes variam desde sua percepção como um conjunto de procedimentos pedagógicos e tecnológicos ou de instrumentalização para a atuação futura, passam por seu entendimento como limitado a reflexões sobre possíveis articulações entre teoria e prática na formação inicial e chegam à compreensão dessa componente como um espaço de problematização da escola e da sala de aula de Matemática da Escola Básica. Observa-se, no entanto, que, em todos os cursos analisados, existe, em maior ou menor medida, uma articulação entre a proposta de implementação da prática como componente curricular e aspectos da docência em Matemática.Item A produção de conhecimento matemático acerca de funções de duas variáveis em um coletivo de seres-humanos-com-mídias.(2014) Oliveira, Fabio Luiz de; Franchi, Regina Helena de Oliveira LinoA presente pesquisa teve o objetivo de investigar a produção de ideias matemáticas acerca de funções de duas variáveis em um coletivo de seres humanos-com-mídias. Esta pesquisa apoia-se no constructo teórico seres-humanos-com-mídias, descrito por Borba e Villarreal (2005). Para este proposito, foram realizadas atividades relacionadas a temas inseridos no cálculo de funções de várias variáveis, versando principalmente sobre gráficos e domínio de funções de duas variáveis, curvas de nível, derivadas parciais e extremos. Tais atividades foram criadas para a utilização dos recursos oferecidos pelo software MAXIMA, considerando-se suas possibilidades e limitações, incluindo as potencialidades da visualização. Também foram pensadas de modo a favorecer a transição de cálculo de uma para várias variáveis. Esta pesquisa foi realizada em uma turma de engenharia na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral III. Pelas suas características, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa na qual foram utilizados como instrumentos para a coleta dos dados: questionários, registros do desenvolvimento das atividades realizadas pelos estudantes e anotações do diário de campo do pesquisador. A análise dos dados fornece indícios de que existiu produção de conhecimento acerca dos temas abordados, sendo que cada mídia teve sua importância e influência nessa produção.Item A produção de conhecimento matemático acerca de funções de duas variáveis em um coletivo de seres-humanos-com-mídias.(Editora UFOP, 2017) Oliveira, Fabio Luiz de; Franchi, Regina Helena de Oliveira LinoItem The development of mathematical modelling activities from thematic projects in the social-critical perspective.(2012) Franchi, Regina Helena de Oliveira Lino; Reis, Frederico da SilvaIn this paper, the authors present a modelling activity developed from a thematic project in the models and mathematical modelling class of the professional master’s degree program in mathematics education at the Federal University of Ouro Preto. The students enrolled in the class chose to study the theme Brazilian Public Politics. After several debates regarding the theme, the students were separated into three groups and each group chose a subtheme to study. The themes were IDH (index of human development), minimum wage and social security. As an example, a description of the thematic project about the minimum wage in Brazil is presented. The principal results obtained in the study of this theme include a discussion about the potentialities of the theme as a classroom activity in different levels of schooling. As an educational activity, the thematic project demonstrated itself to be greatly relevant, since not only did it provide the learning possibility of mathematics related to the issues studied, but also promoted various discussions regarding the theme, which, in our conception, contributes to the social-critical development of the students. Finally, from the point of view of applied mathematics and mathematics education, the development of a modelling activity from thematic projects showed itself to be a good source of researches.