Programa de Pós-Graduação em Comunicação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Comunicação por Autor "Borges, Priscila Monteiro"
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Item Entre a praia e as telas : a constituição do público na circulação midiática do “De Férias com o ex Caribe” no Twitter.(2023) Moreira, Marcella Souza; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Borges, Priscila Monteiro; Simões, Paula GuimarãesEsta pesquisa tem como objetivo discutir a seguinte questão: como as interações dos telespectadores no Twitter sobre o De Férias com o Ex Caribe permitem observar a constituição de um público para o programa a partir de uma experiência coletiva e comunicacional de contato? Esse programa foi exibido pela MTV Brasil e pela Paramount+, entre 13 de janeiro a 31 de março de 2022, e mobilizou grande participação do público nas redes sociais digitais, em especial no Twitter. Observa-se, nessa pesquisa, que a circulação ampliada do reality show no Twitter expandiu o alcance do programa devido ao uso de uma segunda tela, que permitiu (e encorajou) a interatividade em tempo real, através de comentários online, hashtags e compartilhamento de conteúdo pelos telespectadores. Diante disso, busca-se compreender a emergência do público do programa no Twitter a partir das conversações síncronas e assíncronas referentes ao reality show, utilizando um conjunto de hashtags selecionadas para essa observação. Nesta pesquisa, entende-se o público como mutável, dinâmico e emergente das interações com o produto midiático, de forma que ele é mais do que um mero conjunto de pessoas, reconhecendo-os como sujeitos comunicacionais que se articulam relacionalmente por meio do contato com o produto midiático (modelo praxiólogico). O corpus deste trabalho foi constituído pelas hashtags mais destacadas no Twitter durante a transmissão do programa De Férias com o Ex Caribe, sendo elas: #DeFeriasCaribe, #DeFeriasComoEx e #ExNaMTV. A coleta abrangeu 20.266 tweets e foi realizada via plataforma Netlytic. Utiliza-se uma metodologia combinada de análise de conteúdo e análise de conversação, a fim de rastrear os temas recorrentes e o curso das interações travadas na plataforma. Para realizar a análise, essa pesquisa observa a articulação de três eixos: (1) o programa De férias com o Ex Caribe, com suas questões narrativas e discursivas; (2) a MTV, na condição de instância produtora e gerenciadora das redes sociais digitais do programa no Twitter, impulsionando hashtags e alimentando esse espaço de conteúdos referentes à emissão; e (3) o público do programa que se mobiliza no Twitter, estabelecendo interações vinculadas ao programa. Para analisar esses três eixos de forma articulada, foram criadas quatro categorias analíticas: O programa e as tensões dos relacionamentos amorosos; Os conflitos morais: o machismo, o vínculo amoroso esexual e a homoafetividade; A MTV, o programa e o público; O público e as interações. Percebe-se que interação entre a televisão e o Twitter exerce um papel central na experiência do telespectador, com suas interpretações influenciando a narrativa e vice-versa. Na análise, nota-se que o programa tenta gerenciar essas interações, como evidenciado pelo tom da narração, que se estende às ações da MTV e às interações na plataforma, resultando em um ciclo de influência mútua. Conclui-se que o público desempenha um papel essencial nacompreensão, disseminação e amplificação do conteúdo De Férias com o Ex Caribe no Twitter,sendo suas ações cruciais para aumentar o alcance e a visibilidade do programa.Item O Facebook como espaço discursivo : interação e estratégias discursivas na Fanpage Quadrinhos Ácidos.(2017) Lage, Nara Bretas; Borges, Priscila Monteiro; Borges, Priscila Monteiro; Arão, Lilian; Prado, DeniseEntendendo a rede social digital Facebook como espaço discursivo propício a variadas situações comunicativas, a presente dissertação analisa discursivamente posts e a interação autor-leitor e leitor-leitor na página Quadrinhos Ácidos. A pergunta norteadora procura entender de que maneira e em que circunstâncias o autor interage com seus leitores na página do Facebook Quadrinhos Ácidos, bem como quais são as estratégias discursivas usadas pelo autor na produção, além da atribuição de sentido feita pelos leitores. Para isso, adotamos pressupostos teóricos relativos ao universo dos estudos sobre Quadrinhos Digitais como linguagem (EISNER, 2013; FRANCO, 2004; SANTOS, 2013; RAMOS, 2013; etc); trabalhos sobre redes sociais digitais e conversação em rede (BOYD E ELLISON, 2007, 2013; PARISER, 2012; RECUERO, 2009, 2013; SANTAELLA, 2013; ZAGO, 2014; etc); pesquisas relativas à análise do discurso francesa (CHARAUDEAU, 2013; ORLANDI, 2012; PECHÊUX, 1995; etc) – usada, neste trabalho, como uma perspectiva teórico-metodológica – e desdobramentos de suas noções conceito no ambiente digital (EMEDIATO, 2015; MAINGUENEAU, 2015; NOGUEIRA, 2015). Para o estudo, foi realizada uma compilação e recorte do material virtual da página, com o auxílio de print screens, no período de janeiro de 2016 a fevereiro de 2016, dos quais selecionamos como corpus desta pesquisa as publicações em que Pedro Leite comenta. Os procedimentos metodológicos combinam as análises qualitativas e quantitativas (SANTAELLA, 2001), a fim de entender melhor a dinâmica interativa entre os sujeitos- usuários na Fanpage. Essa dinâmica é estudada com base nos três tipos de interação definidos por Fragoso, Recuero e Amaral (2013), bem como analisada por meio da noção de estratégias discursivas definida por Charaudeau (2009). Tal perspectiva aponta algumas particularidades dos Quadrinhos Digitais, que, além de possibilitarem um feedback mais rápido dos leitores em relação às tiras, viabilizam uma troca maior entre leitores e proporcionam o contato deles com o criador das tiras.Item Intôlerancia e diversidade no Twitter : disputas da esquerda política brasileira no perfil de Wilson Gomes entre 2018 e 2022.(2023) Faccion, Julia; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Borges, Priscila Monteiro; Rodrigues, Hila Bernadete SilvaO objetivo desta dissertação de mestrado é verificar como se afeta a diversidade da esquerda brasileira entre si no Twitter, a partir dos agenciamentos de atores humanos e não humanos na rede, valendo-se de como se dão as disputas entre diferentes usuários no perfil de Twitter de Wilson Gomes acerca do que entendem como pertencente à esquerda política brasileira. Para isso, nosso estudo se concentrou entre 2018 e 2022 (momento em que o Brasil viveu o governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro e quando a esquerda política ansiava pela retomada de representação governamental) sobre disputas entre diferentes usuários no perfil de Twitter de Wilson Gomes acerca do que entendem como pertencente à esquerda política brasileira. O perfil do professor foi escolhido porque ele conta com certa popularidade no mundo virtual justamente por tecer análises críticas sobre a política brasileira e mundial há alguns anos, além de se valer bastante da controvérsia, recorrentemente tocando tópicos voltados a disputas e identidades de pessoas de esquerda. Para compor essencialmente nosso referencial teórico, valemo-nos dos Estudos de Plataforma, Estudos Críticos de Algoritmos e a Teoria Ator-Rede de Bruno Latour para trabalharmos a multiplicidade de atores e de possibilidades na plataforma do Twitter, abordando especificamente o algoritmo e as affordances da rede; tratamos dos laços com o Outro em meio a uma variedade de identidades através de Raquel Recuero, com os “Atos de ameaça à face e à conversação em redes sociais na internet” (2016) e arrematamos as noções de crença, dúvida e incômodo por meio de Charles Peirce, com “A fixação da crença” (1877), e Priscila Borges e Renira Gambarato, com a aplicação da fixação da crença em plataformas (“The role of beliefs and behavior on Facebook: a semiotic approach to algorithms, fake news, and transmedia journalism”, 2019); por fim, Kathryn Woodward (“Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual”, 2014) e Tomaz Tadeu da Silva (“A produção social da identidade e da diferença”, 2014) embasaram nossas análises sobre identidade e diferença, expandidas aqui para as análises de identidade política. Análises de conteúdo e análises de conversação são nossas principais diretrizes metodológicas. Foram coletados 50.858 tweets através de um código aberto e estes dados foram examinados de forma automatizada para serem categorizados e finalmente reduzidos a 755 publicações. Observamos as interações, analisando como o espectro político promove o debate público na plataforma, como entende o que compõe as próprias identidades da esquerda e como todas elas preservam diversidade entre si. Para isso, discutimos o algoritmo e apresentamos algumas affordances do Twitter, descrevendo como podem ser utilizadas para conversação ou não, de acordo com a apropriação de seu uso pelos usuários. Discutimos a formação e autocompreensão de identidade, especificamente a identidade política, e examinamos evidências disso nas publicações e interações de Wilson Gomes debatendo a esquerda, refletindo sobre ódio, ataque, intolerância e diversidade.