Programa de Pós-Graduação em Comunicação
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Item O áudio em reportagens radiofônicas expandidas.(2017) Silva, Luana Viana e; Lopez, Debora Cristina; Lopez, Debora Cristina; Kischinhevsky, Marcelo; Souza, Marcelo Freire Pereira deA partir de discussões sobre midiamorfose (FIDLER, 1998), ecologia das mídias (SCOLARI, 2015) e remediação (BOLTER E GRUSIN, 2000), esta pesquisa discorre sobre a presença do rádio em cenário de convergência – contemplando estratégias utilizadas para a construção de narrativas e a circulação de conteúdos em outras plataformas. Apresenta como problema central o seguinte questionamento: como o áudio é explorado em reportagens radiofônicas produzidas para web e em que medida outros elementos midiáticos são utilizados para compor essas narrativas? A principal base teórica deste estudo parte do conceito de rádio expandido (KISCHINHEVSKY, 2016), discute a composição de reportagens radiofônicas e multimídia e como elas se aproximam das características desse rádio. O principal objetivo deste trabalho é investigar o papel do áudio em reportagens radiofônicas expandidas para a web, considerando as estratégias narrativas oferecidas pelo meio digital. Como procedimentos metodológicos, lançamos mão da técnica de triangulação (TRIVIÑOS, 1987) que se apoia nas fases exploratória, descritiva e explicativa, e se desdobra neste estudo na utilização das ferramentas de análise de conteúdo (BARDIN, 1977) e estudo de caso (YIN, 2001). Os objetos de pesquisa consistem em três reportagens especiais, duas de rádios brasileiras e uma portuguesa: Jovem Pan, Gaúcha e Renascença, respectivamente. Como resultado, observa-se que nas três produções o áudio reforça histórias de vida utilizando personagens na narrativa, enquanto outros formatos midiáticos complementam as informações presentes nos arquivos sonoros. Este trabalho traz uma proposta de categorização de reportagem radiofônica expandida construída a partir do escopo teórico e aplicada posteriormente às produções que compõem os objetos de pesquisa.Item A contemporaneidade como mistura : Nina Lemos e a seção Badulaque na revista TPM.(2017) Rodarte, Ana Paula Silveira Teodoro; Tavares, Frederico de Mello Brandão; Tavares, Frederico de Mello Brandão; Simões, Paula Guimarães; Coração, Cláudio RodriguesPartindo do cenário das revistas jornalísticas e seus componentes, esta dissertação investiga como, na seção Badulaque da revista Tpm, a mistura foi articulada pela jornalista Nina Lemos, criando uma leitura sobre a contemporaneidade. Empregando a bricolagem como norte de pesquisa, o conceito despontou por meio de suas diferentes aplicações e, em especial, da bricolagem metodológica que, enquanto prática, fomentou a conexão de outros métodos como a pesquisa bibliográfica, a entrevista aberta e a análise de conteúdo (AC). Por meio do conjunto de aplicações a partir do emprego da AC, percebemos a presença do “tempo” em Badulaque a partir de três manifestações: 1) em publicações que contavam com a participação da jornalista Nina Lemos na qualidade de sujeito contemporâneo, 2) em matérias que pautavam assuntos paralelos ao mês de cada edição, 3) nos textos que apresentavam assuntos e tendências do tempo presente. A reflexão por meio desses eixos permitiu-nos problematizar alguns tópicos, como o papel da mulher na mídia e as representações, práticas e movimentos do tempo presente. Por esta pesquisa, refletiu-se sobre a contemporaneidade via cultura da mídia e temporalidades, questionando valores do nosso tempo, bem como revelando questões autorais, jornalísticas e editoriais e seus respectivos tensionamentos e entrecruzamentos.Item O Facebook como espaço discursivo : interação e estratégias discursivas na Fanpage Quadrinhos Ácidos.(2017) Lage, Nara Bretas; Borges, Priscila Monteiro; Borges, Priscila Monteiro; Arão, Lilian; Prado, DeniseEntendendo a rede social digital Facebook como espaço discursivo propício a variadas situações comunicativas, a presente dissertação analisa discursivamente posts e a interação autor-leitor e leitor-leitor na página Quadrinhos Ácidos. A pergunta norteadora procura entender de que maneira e em que circunstâncias o autor interage com seus leitores na página do Facebook Quadrinhos Ácidos, bem como quais são as estratégias discursivas usadas pelo autor na produção, além da atribuição de sentido feita pelos leitores. Para isso, adotamos pressupostos teóricos relativos ao universo dos estudos sobre Quadrinhos Digitais como linguagem (EISNER, 2013; FRANCO, 2004; SANTOS, 2013; RAMOS, 2013; etc); trabalhos sobre redes sociais digitais e conversação em rede (BOYD E ELLISON, 2007, 2013; PARISER, 2012; RECUERO, 2009, 2013; SANTAELLA, 2013; ZAGO, 2014; etc); pesquisas relativas à análise do discurso francesa (CHARAUDEAU, 2013; ORLANDI, 2012; PECHÊUX, 1995; etc) – usada, neste trabalho, como uma perspectiva teórico-metodológica – e desdobramentos de suas noções conceito no ambiente digital (EMEDIATO, 2015; MAINGUENEAU, 2015; NOGUEIRA, 2015). Para o estudo, foi realizada uma compilação e recorte do material virtual da página, com o auxílio de print screens, no período de janeiro de 2016 a fevereiro de 2016, dos quais selecionamos como corpus desta pesquisa as publicações em que Pedro Leite comenta. Os procedimentos metodológicos combinam as análises qualitativas e quantitativas (SANTAELLA, 2001), a fim de entender melhor a dinâmica interativa entre os sujeitos- usuários na Fanpage. Essa dinâmica é estudada com base nos três tipos de interação definidos por Fragoso, Recuero e Amaral (2013), bem como analisada por meio da noção de estratégias discursivas definida por Charaudeau (2009). Tal perspectiva aponta algumas particularidades dos Quadrinhos Digitais, que, além de possibilitarem um feedback mais rápido dos leitores em relação às tiras, viabilizam uma troca maior entre leitores e proporcionam o contato deles com o criador das tiras.Item Ser mulher : a representação feminina de Nelson Rodrigues e uma leitura da mídia contemporânea.(2017) Fontes, Bruna Caroline dos Santos; Rodrigues, Hila Bernadete Silva; Rodrigues, Hila Bernadete Silva; Oliveira, Luciana de; Coração, Cláudio RodriguesEsta dissertação analisa a representação feminina na mídia. Para dar início a este percurso, um estudo sobre como o gênero se inscreve no espaço e tempo social é proposto e revela o modo como o corpo carrega em si reflexos de uma sociedade patriarcal. Sob esta perspectiva, uma breve linha histórica da representação feminina na mídia é traçada e investiga de que modo a mulher é representada nos meios de comunicação, em especial, nas revistas femininas. A obra teatral e jornalística de Nelson Rodrigues, bem como a importância da figura da mulher em sua vida particular, também é estudada, em uma tentativa de compreender as influências do processo criativo de suas personagens. Por meio da Análise do Discurso, levantam-se reflexões acerca de como o discurso pode influir nas práticas representativas dentro e fora do jornalismo. Dividido em dois momentos distintos, o estudo examina, na primeira etapa, as crônicas que constituem o consultório sentimental de Nelson Rodrigues, sob o pseudônimo de Myrna, na década de 1950. Na segunda fase, faz uma leitura sobre o atual modo de representar mulheres de destaque na contemporaneidade. A análise revela quais são os anseios, desejos e aspirações femininas e discute se são amplamente contemplados pela mídia na qual se inserem.Item Rádio corporativo : o Branded Content como estratégia de programação.(2017) Avelar, Kamilla Morando; Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Nair Prata Moreira; Vianna, Eduardo Barreto; Lara, Edson JoséEsta pesquisa se propôs a compreender como o rádio corporativo constrói sua programação utilizando o conceito de branded content, ferramenta do marketing que se firma como uma realidade no mercado de comunicação. Em suas diversas manifestações, o branded content é compreendido como um tipo de comunicação não intrusiva que valoriza os atributos e experiências de determinado produto em substituição ao tom impositivo e interruptivo do discurso publicitário. Tendo nos preceitos desse conceito as bases de sustentação dessa investigação, essa pesquisa optou por refletir sobre as práticas da Agência Radioweb, empresa de comunicação que há 15 anos atua no mercado e, desde 2005, desenvolve rádios corporativos. Do total de 13 emissoras produzidas pela Agência Radioweb, três foram escolhidas para análise: Rádio Themis, Rádio Canoas Online e Rádio ADM, representando respectivamente os grupos temáticos, que formaram as categorias Justiça, Política e Conselhos profissionais e constituíram três estudos de caso protótipos. Para a condução dos estudos, utilizou-se o método Estudo de Caso (YIN, 2001), fragmentos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e a aplicação do protótipo Business Model Canvas (OSTERWALDER; PIGNEUR, 2010). Os resultados apontam as emissoras de rádio corporativo, desenvolvidas pela Agência Radioweb, como um modelo de negócio consolidado e lucrativo, tendo no branded content o cerne da estratégia comunicativa e econômica das emissoras e da Agência Radioweb.Item Experimentar encontros e compartilhar sentidos : a escrita de si e do outro nas narrativas de jornalistas brasileiras.(2017) Barretos, Dayane do Carmo; Maia, Marta Regina; Maia, Marta Regina; Schwaab, Reges Toni; Tavares, Frederico de Mello BrandãoEste trabalho tem como objetivo a problematização da relação entre os sujeitos na prática jornalística contemporânea. Buscamos perscrutar essa relação nas narrativas jornalísticas, ao entendê-las como local de promoção de vínculos entre o sujeito narrador, os sujeitos com os quais o jornalista se relaciona durante a apuração, e o sujeito leitor. Desse modo, essa reflexão nos permite problematizar a dinâmica da prática jornalística, no que se refere à produção de reportagens, a partir das relações que são tecidas durante a investigação, na sua apropriação por meio da construção textual e na significação efetuada por meio da leitura. A fim de discutir esse compartilhamento no âmbito do jornalismo, analisamos os relatos sobre fazer o jornalístico e as obras jornalísticas mais recentes de quatro jornalistas brasileiras: Adriana Carranca, Daniela Arbex, Eliane Brum e Fabiana Moraes, com o intuito de encontrar vestígios dessa relação que nos permitissem apreender as formas como ela permeia a produção de narrativas. Promovemos uma discussão a partir da alteridade, com a intenção de refletir sobre o outro que habita a narrativa, além de um tensionamento do processo de escrita das autoras, revelador da dimensão do si que narra.Item Um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar : o cinema de Cláudio Assis em deslocamento.(2017) Reis, Flávio Barbara; Coração, Cláudio Rodrigues; Coração, Cláudio Rodrigues; Ferraraz, Rogério; Medeiros, AdrianoNosso trabalho procura explorar o cinema do diretor Claudio Assis, levando em consideração os seus primeiros longas-metragens, Amarelo Manga (2002), Baixio das Bestas (2006) e Febre do Rato (2012), a fim de compreender em qual lugar se encontra a sua cinematografia. Esse lugar é explorado no intuito de entender quais as rupturas e continuidades com uma cinematografia brasileira. Para isso, nosso percurso consiste em revisitar alguns trabalhos clássicos com o propósito de perceber uma tradição no cinema brasileiro. A teoria do cinema, vinculada principalmente aos trabalhos de Angela Prysthon, se revela como um aporte teórico-metodológico para a percepção do lugar em que se encontra o cinema contemporâneo mundial. A partir do que ela compreende como “cinema mundial contemporâneo”, percebemos as possíveis ligações com o Terceiro Cinema e também as descontinuidades, se revelando como um cinema local e global. Ainda, a análise fílmica nos auxilia na decomposição da cinematografia do diretor, elucidando os possíveis deslocamentos materializados no caos cotidiano das cidades. Consequentemente, torna-se compreensível um cinema que possui muito em comum com um passado, mas que também vislumbra-se com questões e cinematografias contemporâneas.Item Narrativas audiovisuais : cinema, memórias ancestrais e rituais entre os Tikmũ’ũn_Maxakali.(2017) Andrade, Andriza Maria Teodolino de; Maia, Marta Regina; Maia, Marta Regina; Brasil, André Guimarães; Pereira, Verônica MendesEste trabalho tem como proposta refletir sobre o cinema indígena realizado pelo casal de cineastas e professores da Aldeia Verde, Sueli e Isael Maxakali. Eles trazem, em seus trabalhos, um pouco da materialização das memórias ancestrais da etnia, que se apresentam na atualidade por meio dos rituais praticados pelos membros da comunidade. O objetivo é refletir como o cinema se tornou um importante aliado dos povos originários do Brasil no registro de suas memórias, seus modos de vida e seus rituais (que são a temática recorrente nos filmes). Para tentar compreender os processos criativos dos cineastas, a coleta de dados foi realizada por meio de algumas técnicas da etnografia, como caderno de campo, entrevistas e observação direta. Nessa perspectiva, esta etnografia utilizou essas estratégias em conjunto com as narrativas fílmicas para realizar a análise. O trabalho se deu por meio das viagens de campo à Aldeia Verde, o que trouxe ao trabalho mais informações para além dos filmes: como esses rituais são praticados pelos Maxakali, o papel dos pajés para a realização dos filmes, a importância que a etnia dá a esses registros. A pesquisa, então, faz uma reflexão de como as narrativas que se apresentam nos filmes são construídas coletivamente, constituindo-se, assim, uma narrativa compartilhada entre os membros da comunidade, os cineastas e seus yãmiyxop. Portanto, trazem ao conhecimento público uma estética baseada em diversas linguagens artísticas, mesclando dança, pintura, cantos, linguagem corporal, desenhos etc. Visa, ainda, a refletir como os documentários de realizadores indígenas têm uma função política de busca pela visibilidade da causa indígena e, consequentemente, trazem a dimensão sensível de suas obras e sua realidade vista por seus próprios olhos.Item Personagens e universos narrativos em adaptações e narrativas transmídia : análise de A dança dos dragões e produtos derivados.(2017) Borges, Aline Monteiro Xavier Homssi; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Tarcia, Lorena; Lopez, Debora CristinaA tensão entre os conceitos de adaptação de um texto literário original e de narrativa transmídia é o foco desta pesquisa. A questão norteadora busca entender se tramas literárias são adaptadas para novas linguagens ou passam a ter sua narrativa expandida, em certas situações. Assim, levanta-se as características de uma narrativa, com base em Aristóteles (1973), Barthes (1972), Balogh (2002), Genette (1972), Todorov (2013, 2017), Liestøl (1997) e Volli (2007). A adaptação, com foco em obras literárias que são levadas para o cinema ou para a televisão, é vista a partir de conceitos de Bazin (1991), Field (2001) e Stam (2008). Por sua vez, a convergência midiática, observada a partir dos conceitos de Midiamorfose (FIDLER, 1998), Remediação (BOLTER; GRUSIN, 2000) e Convergência (JENKINS, 2009) leva à ampliação de suportes e propicia que uma mesma história seja contada em diversos canais. O objeto de pesquisa é formado por produtos derivados de As crônicas de gelo e fogo, escritas por George R. R. Martin, a partir do quinto livro da saga, A dança dos dragões. São eles: a quinta temporada da série televisiva Game of Thrones e o jogo Game of Thrones – A Telltale Games Series. Os procedimentos metodológicos combinam três estratégias: a Análise Estrutural da Narrativa (TODOROV, 1972); a Análise Fílmica (VANOYE; GOLIOT-LÉTÉ, 2012) e a Análise de Jogos (MANOVICH, 2005). A Análise Estrutural da Narrativa aponta para a forma do texto, deixando de lado seu conteúdo, e para a maneira como esta forma se repete ao longo do relato, indicando a manutenção das estruturas narrativas. Já a Análise Fílmica leva em conta características do produto série de televisão, além do modo como histórias são condensadas ou expandidas ao serem levadas para esse formato. Por fim, a Análise de Jogos observa como os algoritmos dos videogames interferem na narrativa construída por usuários, quando há opções diferentes de caminhos a seguir, a partir de um cardápio oferecido ao jogador. A pesquisa cruza a estrutura narrativa dos três produtos analisados, apontando semelhanças e diferenças e buscando identificar, nessas últimas, quando são frutos de adaptação da trama original para o novo suporte e/ou quando fazem parte de estratégias de ampliação da história original.Item Comunicação organizacional e discurso : disputa de sentidos na fanpage da Samarco a partir da ruptura da barragem de Fundão em Mariana-MG.(2017) Carneiro, Dayana Cristina Barboza; Prado, Jan Alyne Barbosa; Prado, Jan Alyne Barbosa; Schwaab, Reges Toni; Oliveira, Ivone de LourdesCom esta pesquisa, objetiva-se investigar a disputa de sentidos constituída na fanpage da Samarco no primeiro mês após a ruptura da barragem de Fundão, em Mariana-MG. O alicerce teórico é construído com base nas discussões acerca do ambiente digital, com destaque para o Facebook, a Comunicação Organizacional contemporânea e a Análise do Discurso (AD). Assim, primeiramente, dá-se relevo ao ambiente midiático em que os discursos estão inscritos a partir do delineamento do Facebook sob duas acepções: o conceito de redes sociais na internet (RECUERO 2009; 2015) e os princípios que caracterizam os novos media, proposição de Manovich (2005). No que se refere às discussões sobre a Comunicação Organizacional (CO) contemporânea, a abordagem é feita sob o viés do Paradigma da Complexidade, com base nas reflexões de Morin (2003; 2015) e Scroferneker (2008; 2012; 2015). Debate-se, também, a reconfiguração da CO diante dos processos comunicacionais constituídos em ambientes digitais, considerando o potencial de participação dos públicos e a apropriação das plataformas de comunicação digitais como ferramentas da Comunicação Organizacional. Depois, aborda-se a Análise do Discurso (AD) e as noções-conceito de Condições de produção, Memória discursiva, Estratégias discursivas, Contrato de comunicação e Acontecimento discursivo, com base nas reflexões de autores como Pêcheux (1995), Orlandi (2012) e Charaudeau (2008; 2009abc; 2010). Com fundamento nessa tessitura conceitual, a metodologia foi desenvolvida em duas fases: na primeira, abordou-se a dinâmica dos discursos produzidos pela Samarco no período de 5 de novembro de 2015 a 5 de dezembro de 2015, recorte temporal da pesquisa. Após isso, foram selecionadas três postagens da empresa e seus respectivos comentários para uma análise aprofundada, considerando, também, as especificidades do ambiente digital e o modo como esse espaço midiático conforma a construção discursiva. Além disso, a entrevista realizada com a jornalista responsável pelo gerenciamento da fanpage da Samarco contribuiu, de modo especial, para o entendimento acerca das condições de produção do discurso institucional. A análise propiciou a apreensão da disputa de sentidos constituída entre a empresa e os usuários e também entre os próprios usuários – com embates ou identificações –, tendo como pano de fundo as temáticas relacionadas à ruptura da barragem de Fundão que emergiram na página da Samarco no primeiro mês após o ocorrido.Item Outsiders no cinema de Gus Van Sant (1985-1991).(2017) Gomes, Daniela de Paula; Coração, Cláudio Rodrigues; Coração, Cláudio Rodrigues; Moretin, Eduardo; Rodrigues, Hila Bernadete SilvaNossa pesquisa tem como objetivo desvelar a construção da imagem do desvio nos filmes da Trilogia de Portland de Gus Van Sant (1985-1991). Buscamos evidenciar os discursos com os quais as obras dialogam e colocam em perspectiva intentando observar uma trajetória dessas imagens no cinema norte-americano e suas especificidades. A construção da imagem de outsiders no cinema norte-americano sofreu transformações ao longo dos anos e esse processo não pode ser apartado do contexto que caracteriza essas mudanças. Dividimos, portanto, nosso percurso metodológico em três eixos de ação que procuram estabelecer um diálogo com a análise das ideias de desvio que permeiam a construção dos três longas-metragens aqui abordados. Sendo a figura do outsider o ponto de convergência escolhido para percepção do nosso objeto, apropriamo-nos de uma análise que coloca em perspectiva as ideologias evidenciadas no discurso fílmico, em diálogo com o contexto de produção no qual o filme nasce ou representa. Entendemos que o objeto aqui discriminado situa-se em um lugar e tempo específico. A análise fílmica que desconsidere isso incorreria em uma percepção menos embasada deixando de lado fundamentos cruciais de conjunturas, processos de mudanças, contingências etc. Apropriamos de nuances do conceito de desvio explorado pelo sociólogo Howard Becker (2008) investigando as interfaces que estabelece com as discussões e representações de outsiders na cinematografia norte-americana.Item A pesquisa de opinião pública como discurso de manipulação : a campanha do Instituto Datafolha pelo impeachment de Dilma Rousseff.(2017) Ruggieri, Ana Luísa; Brittes, Juçara Gorski; Brittes, Juçara Gorski; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Rodrigues, Hila Bernadete SilvaO Brasil presenciou, em 2016, a deposição da presidenta Dilma Rousseff (PT). O processo de impeachment resultou de uma crise política que teve seu início em 2014, com a reeleição da petista. Com este trabalho, objetivamos compreender de que forma as pesquisas de opinião pública foram utilizadas estrategicamente pela mídia como discursos de manipulação que dirigiram a leitura do público sobre a situação política. Mais especificamente, analisamos as estratégias discursivas do Datafolha que ajudaram a enfraquecer o governo Dilma, colaborando com seu afastamento da presidência. Após um resgate teórico sobre os conceitos de Opinião Pública e Esfera Pública, de compreender a mídia como um dos principais atores nesses processos, e definir, por meio de Bourdieu (1981) e Charaudeau (2016), as pesquisas de opinião pública como discursos de manipulação, desenhamos os procedimentos metodológicos. O esquema de análise é uma triangulação metodológica, composta por duas vertentes da Análise do Discurso, propostas por Motta (2013) e Krieg-Planque (2010), e pela Teoria do Enquadramento. A pesquisa nos levou a perceber que o instituto Datafolha criou uma narrativa que tem como vilã a presidenta Dilma Rousseff, principal adversária do “Povo Brasileiro” e culpada pelos esquemas de corrupção desvendados pela Operação Lava Jato. O encadeamento, a omissão de episódios, as estratégias argumentativas e a metanarrativa que permeou toda a história descrita pelo instituto contribuiu para a formação de uma Opinião Pública contrária a Dilma, conferindo o enfraquecimento de seu governo.Item Um olhar sobre os negros : a reprodução de estereótipos e estigmas sociais no jornal Estrella Mariannense.(2018) Cunha, Thainá Teixeira; Rodrigues, Hila Bernadete Silva; Rodrigues, Hila Bernadete Silva; Cardoso, Janaina Maquiavelli; Silva, Karina Gomes Barbosa daEssa dissertação tem como objetivo a identificação de elementos que refletem a reprodução de estereótipos e estigmas sociais contra os negros nas narrativas do Estrella Mariannense, primeiro jornal da cidade mineira de Mariana. O periódico circulou pela cidade de 1830 a 1832 e é um dos responsáveis pela inauguração da imprensa local. A função social do jornal, a relação entre jornalismo e estigmas sociais, assim como o exercício do controle social no universo midiático são questões presentes nesse estudo. O tempo do Estrella Mariannense e o lugar ocupado pelo periódico também são discutidos e examinados. A partir da identificação de manifestações de preconceito e racismo presentes nas páginas do material impresso, foram examinadas 20 edições para a análise das notícias publicadas, bem como das cartas de leitores, atas das reuniões de Câmara e anúncios de escravos fugidos ou encontrados. Assim, nesse estudo de caso, método indutivo, foram adotadas como técnicas de pesquisa a análise de conteúdo e o exame de enquadramentos. Um mapeamento dos elementos da narrativa do jornal – que sinalizavam o preconceito – também foi realizado a partir da elaboração de quadros analíticos constituídos de categorias específicas. Ao evidenciar, em todas as edições analisadas, a representação dos negros como ameaça à ordem pública e à moralidade, assim como a objetificação dos escravos, a pesquisa revelou elementos considerados especialmente importantes para o debate da função social dos meios de comunicação.Item Para além de Aylan Kurdi : a imagem de tantos na fotografia do menino sírio.(2018) Silva, Lorena Cristine; Rodrigues, Hila Bernadete Silva; Rodrigues, Hila Bernadete Silva; Bruck, Mozair Salomão; Santos, Ana Carolina LimaEm setembro de 2015, Aylan Kurdi, um dos milhares de refugiados que nos últimos anos têm deixado o país em busca de melhores condições de vida, foi encontrado morto na praia de Bodrum, na Turquia. O menino, que tinha apenas 3 anos de idade, tentava a travessia do mar Mediterrâneo junto com os pais e o irmão quando a embarcação virou. Apenas o pai sobreviveu. Aylan foi encontrado pela fotógrafa turca Nilüfer Demir, que registrou a cena do garoto deitado na praia, de bruços, já sem vida. Em pouco tempo, o acontecimento ganhou repercussão e a imagem do garoto alcançou ampla divulgação, tornando-se um símbolo da crise dos refugiados e suscitando grandes discussões, principalmente na mídia. Ancorado nesse contexto, este trabalho objetiva compreender que elementos – visíveis e invisíveis – fizeram com que a imagem do garoto se tornasse uma representação dos impasses políticos, sociais e econômicos relativos à crise. Para isso, o percurso metodológico consiste em descrever, contextualizar e interpretar a fotografia, com base em autores que trabalham a imagem em sua complexidade, sobretudo na compreensão de que ela condensa em si diferentes temporalidades – de forma que passado, presente e futuro se misturem. No eixo da interpretação, é realizado, ainda, um grupo focal, com o objetivo de descobrir de que forma a fotografia afeta e estabelece um diálogo com outras pessoas. A pesquisa nos leva a perceber que diferentes fatores contribuíram para que a imagem se tornasse um símbolo da crise. Entre esses fatores, está o fato de a imagem revelar uma criança em uma posição específica – de bruços, com o rosto enterrado na areia – e por Aylan representar tantas outras pessoas que enfrentam esse processo de fuga. Além disso, a imagem circulou incessantemente pela mídia, o que acabou dando a ela um status de ícone.Item A exaltação na rede : o processo de constituição da Sala da Exaltação do Museu do Futebol sob o viés da Teoria Ator-Rede.(2018) Damião, Luana Caroline; Prado, Jan Alyne Barbosa; Prado, Jan Alyne Barbosa; Stangl, André Figueiredo; Coração, Cláudio RodriguesEste trabalho tem como objetivo rastrear, descrever e refletir sobre o processo de constituição da obra Sala da Exaltação do Museu do Futebol de São Paulo. A Exaltação é uma obra que busca homenagear o ato de torcer e os torcedores de times de futebol brasileiros. É um tipo de videoinstalação que une projeções audiovisuais e arquitetura de forma inseparável, agenciando as experiências do público. Para cumprir com os objetivos da pesquisa, lançamos mão das perspectivas teórico-metodológicas desenvolvidas pela teoria ator-rede (TAR). A TAR observa fenômenos partindo da premissa de que vivemos em coletivos simétricos, onde os seres humanos e os não humanos (actantes) podem exercer influências igualmente impactantes ao se relacionarem, uma vez que cada elemento possui uma agência específica que o torna (des)necessário em determinadas associações. Ao fazer um percurso etnográfico, realizamos o levantamento documental junto ao Museu do Futebol, entrevistas com indivíduos envolvidos na construção da obra e a observação participante na Exaltação, onde rastreamos as associações de actantes que agenciaram a constituição desta rede. Através da análise sob o viés da TAR, foi possível compreender como a sala foi concebida, identificar os mediadores mais influentes nesse processo, de modo a possibilitar a existência da obra enquanto um dispositivo interacional. A partir deste percurso, refletimos sobre a perspectiva de hibridização que a teoria ator-rede propõe para os fenômenos coletivos, as vantagens e desvantagens do uso dessa teoria para pesquisas desta natureza e o papel que os seres não humanos exercem na musealização de experiências.Item As memórias de Bento : representações pela nostalgia no jornal A Sirene – Para não Esquecer.(2018) Ferreira, Lídia Helena da Silva; Rodrigues, Hila Bernadete Silva; Rodrigues, Hila Bernadete Silva; Mafra, Rennan Lanna Martins; Tavares, Frederico de Mello BrandãoO presente trabalho tem como objetivo demonstrar como se revelam as recordações e de que forma a nostalgia é representada e transportada para as páginas do jornal A Sirene – Para não Esquecer. Partimos dos estudos sobre a contemporaneidade até chegar às reflexões sobre a cidade e suas lembranças e a compreensão da memória individual e da memória coletiva. Elegemos a nostalgia como ferramenta analítica para compreender os processos plurais que nos levam a formação de sentimentos sobre um lugar, um objeto, uma pessoa, um momento. Como metodologia, tomamos como base a Cartografia dos Afetos e propomos uma Cartografia das Recordações, com o intuito de viabilizar a passagem dos afetos e, a partir da análise das narrativas, criar uma nova linguagem para falar dessa experimentação afetiva. A partir da cartografia proposta criamos dois mapas nostálgicos: A Permanência e O Atravessar, que nos permitiram maior compreensão da relação do homem com o tempo, das diferentes formas de se falar do passado e, principalmente, entender o jornal como elemento de transformação e resistência.Item Memorial da Resistência de São Paulo : o tecer narrativo entre temporalidades.(2018) Emery, Wanalyse Angélica Pontes; Maia, Marta Regina; Maia, Marta Regina; Leal, Paulo Roberto Figueira; Coelho, Priscilla ArigoniA presente pesquisa tem como objetivo compreender a potencialidade do processo de construção de sentidos apreendido no Memorial da Resistência de São Paulo, através do campo conceitual da narrativa. Um processo possuidor de lógica própria devido às especificidades museológicas da instituição. Sob tais aspectos, a pesquisa pretende criar, em meio a um estudo transdisciplinar entre os campos da Comunicação e da Museologia, uma análise hermenêutica e pragmática, estabelecendo as articulações entre os diversos fragmentos da memória e os sentidos construídos no cotidiano. Uma análise transversal que incide sobre o fenômeno comunicacional promovido através dos principais dispositivos interacionais do museu, respectivamente nas suas ações expositivas (exposição de longa duração), educativas (visitas mediadas) e culturais (Sábados Resistentes). Metodologicamente, a pesquisa se fez a partir do trabalho de campo, em meio à observação e coleta de fontes primárias – nove relatórios anuais, nove livros de visita, e duas entrevistas. Fontes que permitiram possibilidades interpretativas sobre os sujeitos agenciados e a constituição dos diferentes dispositivos interacionais, evidenciando a capacidade tentativa de comunicação do Memorial da Resistência com seu público. Condições que geraram uma pesquisa qualitativa relacionada aos sujeitos presentes no museu, em suas consonâncias e dissonâncias, tal como, ao próprio processo evolutivo da instituição, que vem se deslocando novamente de sentido. Um processo capaz de mostrar o amadurecimento do museu em sua capacidade de construir sentidos por meio de processos de interação, tentativos e adaptáveis. Um fenômeno comunicacional capaz de construir a memória, estabelecendo um conjunto de representações que possibilitam à construção de valores que atravessam temporalidades.Item O sensível, o poético e o político em Steven Universe : uma proposta de análise do desenho animado.(2018) Lemos, Pedro Antun Lavigne de; Coração, Cláudio Rodrigues; Coração, Cláudio Rodrigues; Serelle, Márcio; Tavares, Frederico de Mello BrandãoNesta pesquisa buscamos identificar como o poder, entendido enquanto disputas pelos sentidos no cotidiano, se manifesta no desenho animado Steven Universe. Propomos refletir sobre o desenho em três dimensões inter-relacionadas, com o objetivo de compreender tanto os sentidos construídos na narrativa quanto o modo como esses sentidos se entrelaçam às relações que se formam no viver-juntos. Percebemos, ao longo da análise e da contribuição dos diversos autores que expandem nosso horizonte de discussão, que a forma como esse desenho trabalha determinadas controvérsias da vida cotidiana pode apontar para um modo de subjetivação política que esteja alicerçado num exercício de Alteridade, efetivamente inserindo o desenho num espectro de disputa pelos sentidos que são necessários à organização da vida social. Para explorar as possibilidades de entendimento da presença dos desenhos animados no cotidiano, propomos uma análise estruturada a partir de três dimensões inter-relacionadas: a dimensão sensível, que busca explorar a forma estética inerente ao dispositivo midiático; a dimensão poética, para refletir sobre o nível discursivo e temporal que se manifesta na produção de sentido; e a dimensão política, para pensar na relação do desenho animado com as formas de sustentação e transformação do poder que perpassam o viver-juntos e definem laços comunitários.Item As personagens LGBTQ+ no universo das telenovelas de Aguinaldo Silva : autoria e representação em três décadas de TV.(2018) Gonçalves, Mariana Barbosa; Tavares, Frederico de Mello Brandão; Tavares, Frederico de Mello Brandão; Sacramento, Igor Pinto; Silva, Karina Gomes Barbosa daA telenovela brasileira está presente em nosso cotidiano desde a inauguração do sinal televisivo no país, na década de 1950. Nossa principal narrativa ficcional seriada apresenta, como viés, para além da matriz melodramática, a busca pela ―representação da realidade‖, influenciando também na formação do imaginário social a respeito de diferentes identidades. Partindo dessas premissas, pensamos, neste trabalho, na trajetória autoral de Aguinaldo Silva através da representação de personagens LGBTQ+. Nosso trabalho propõe a análise da autoria, entendendo o papel de criação e tomada de decisão na produção das telenovelas no Brasil, atribuída ao roteirista titular. Com essa proposta, de analisar quais as marcas autorais de Aguinaldo Silva diante da temática LGBTQ+, atravessadas e tensionadas pelo tempo e pelo contexto social, partimos da perspectiva de que existe uma retroalimentação entre a telenovela e a sociedade brasileira. O corpus da pesquisa é composto de oito telenovelas: Tieta (1989), Pedra sobre Pedra (1992), A Indomada (1997), Suave Veneno (2001), Senhora do Destino (2004), Duas Caras (2007), Fina Estampa (2011) e Império (2014), tendo como critério a análise das telenovelas em que Silva foi o autor principal. O percusso metodológico de acompanhamento das tramas e coleta de dados foi realizado de modo próximo do método etnográfico, associado a ferramentas de análise da Comunicação, como os discursos, narrativas e o contexto, levando em consideração dois eixos de análise: 1) As identidades representadas e 2) As tramas sociais inseridas. Nesta análise, é possível compreender, a partir das tramas, que o autor traz grande contribuição para a representação LGBTQ+, abordando uma multiplicidade de identidades e sexualidades (embora estas não esgotem as possibilidades da diversidade de gênero). Destacamos, como marcas de Silva a respeito da comunidade LGBTQ+ suas singularidades de tratar a temática dentro da indústria televisiva, sendo a própria inserção dos personagens como elemento componencial de sua narrativa, os modos de condução da trama a partir do humor, a abordagem de vivências, utilizando a base melodramática. Assim, Silva colabora para a visibilidade e também ao questionamento das representações a partir de estereótipos de gênero.Item Sinfonia de afetos em Cafe Müller : corpo, estética da comunicação e presença na dança-teatro de Pina Bausch.(2018) Rios, Saulo Pedrosa da Fonseca; Coração, Cláudio Rodrigues; Coração, Cláudio Rodrigues; Rangel, Marcelo de Mello; Rodrigues, Hila Bernadete SilvaA presente pesquisa procura promover estudo sobre a obra da coreógrafa e bailarina alemã Pina Bausch, apreendendo sua dança-teatro como ponto de partida para complexificarmos nosso estar no mundo. Nesse sentido, toma como pressuposto o conceito de estética da comunicação e produção de presença, com o intuito de reaver a dimensão do sensível na modernidade, readmitindo os afetos como fenômenos que intervêm na experiência cotidiana, trespassada por uma cultura midiática, onde o corpo desponta como órgão de sentido e conhecimento. Como objeto, realiza leitura sobre espetáculo Cafe Müller, evidenciando o percurso teórico apresentado no decorrer do trabalho.